10 rooftops para beber, comer, curtir, ver (e ser visto) em São Paulo

Não é de hoje que os "telhados" ganharam protagonismo nos bares e restaurantes da cidade. A seguir, uma seleção de endereços para diferentes estilos, mas que uma coisa eles têm em comum: uma vista - de cima - da capital paulista

Ambiente externo do Skye, no Rooftop do badalado Hotel Unique
Ambiente externo do Skye, no Rooftop do badalado Hotel Unique Tuca Reinés

Tina Binido Viagem & Gastronomia São Paulo, SP

Podem falar que São Paulo é uma selva de pedra, não tem como negar que é mesmo. Mas a cidade tem seu charme e visto de cima ganha ainda mais destaque.

Separamos 10 rooftops (ou telhado mesmo, no bom e velho português) de diferentes estilos. Tem restaurante com ótima comida, bar com bons drinques, balada e mix de tudo isso. Escolha o que faz o seu estilo e aproveite São Paulo, de cima!

10 rooftops para conhecer em São Paulo:

Vista Balcão

Área externa do Vista Balcão / Divulgação

Localizado na cobertura do MAC-SP, o Vista é um convite para contemplar a paisagem para o Parque Ibirapuera, acompanhado da boa gastronomia brasileira e com os coquetéis do mixologista Jairo Gama. Amplo, moderno e arejado, o balcão de 12 metros ganha protagonismo e é um convite para uma conversa “tête-à-tête”.

Área interna do Vista Balcão / Divulgação

Vista: Cobertura do MAC USP – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301,  8º andar – São Paulo / Tel.: (11) 2658-3188 | (11) 97382-7261/ Horários: terça a sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h, e domingo, das 12h às 17h. 

Esther Rooftop

Ambiente do Esther Rooftop que tem vista para a Praça da República / Divulgação

O Esther Rooftop, restaurante dos franceses Benoit Mathurin e Olivier Anquier, foi criado em 2016, no prédio onde já foi a casa do chef Olivier.

O bistrô contemporâneo está no 11º andar do edifício Esther, o primeiro prédio modernista de São Paulo e patrimônio histórico, localizado em frente a Praça da República. É nesse espaço que o chef Benoit, responsável pela cozinha do restaurante, desenvolve e cria diferentes pratos e sobremesas, como mariscos, risoto de azeitonas pretas, pato e outras delícias. A carta de vinhos também merece destaque.

Esther Rooftop: Rua Basílio da Gama, 29, República, São Paulo / Tel.: (11) 3256-1009 / Horário: segunda a quinta, das 12h às 15h e das 18h às 23h, sexta-feira, das 12h às 15h e das 18h à 00h, sábado, das 12h às 00h, e domingo, das 12h às 17h. 

Abaru Bar e Restaurante no Espaço Priceless

Mirante do Espaço Priceless / Wesley Diego Emes

O Espaço Priceless é um ambiente gastronômico e cultural da Mastercard que contempla o Notiê Restaurante e o Abaru Bar e Restaurante, assinados pelo chef Onildo Rocha. Localizado no terraço do edifício do Shopping Light, no centro histórico de São Paulo, o Notiê Restaurante apresenta menu degustação de 5 e 10 tempos. Já o Abaru Bar e Restaurante funciona todos os dias a partir do meio-dia, oferecendo ao público almoço, café da tarde e um bar para happy hour com drinques e cervejas exclusivas.

Abaru Bar e Restaurante do Espaço Priceless: R. Formosa, 157 – Centro, São Paulo – Rooftop do Shopping Light (acesso pelo elevador no estacionamento e andar térreo do shopping) / Tel.: (11) 2853-0373 / Horário de funcionamento: terça a quinta, das 12h às 23h, sexta e sábado, das 12h às 00h, e domingo, das 12h às 17h. 

Cora

Ambiente do Cora que oferece vista para o Minhocão, no centro da cidade / Eduardo Magalhães

No topo de um prédio revitalizado com vista para o Minhocão, o Cora já se consagra como um dos endereços mais badalados da cidade. Com a proposta de conectar vivências do campo em uma experiência urbana, o chef Pablo Inca, conhecido por explorar sabores e texturas a partir de composições frescas e coloridas, elabora pratos pensados para se compartilhar. Lugar bacana para um date ou curtir boas risadas com os amigos com ótimos pratos.

Cora: Rua Amaral Gurgel, 344, 6o andar – Vila Buarque / Tel.: (11) 3231-4561/ Horário de funcionamento: terça, das 19h às 23h; quarta a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 23h; sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h; e domingo, das 12h às 17h (brunch todo primeiro domingo do mês). 

Baleia Rooftop

Ambiente do Baleia Rooftop / Neuton Araujo

Comandado por Flávio Miyamura, o Baleia Rooftop tem vista para a enorme baleia (dai o nome) que fica bem na entrada do complexo B32, endereço icônico na Av. Brigadeiro Faria Lima. As mesas ao ar livre e o salão com um pé direito altíssimo ficam lotados de grupos animados de amigos que compartilham itens do menu mediterrâneo acompanhado de drinques ou de uma boa taça de vinho da adega que contempla mais de 200 rótulos.

Baleia Rooftop: Rua Licio Nogueira, 92 – 4º andar / Tel.: (11) 5464-8222 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 23h30 e domingo das 12h às 22h.

Skye Restaurante & Bar (Hotel Unique)

Ambiente externo do Skye, rooftop do Hotel Unique / Nelson Kon

Com supervisão é do chef francês Emmanuel Bassoleil, responsável por toda a gastronomia do Hotel Unique, o Skye fica localizado no topo do badalado hotel e tem uma vista lindona, tanto que recentemente a tão privilegiada vista foi premiada como a melhor de São Paulo pelo site europeu The Most Perfect View.

Além disso, a piscina que fica na parte externa do restaurante entrou na lista das 15 mais bonitas do mundo pela CNN americana. O menu é um belo mix, assim como São Paulo, que tem pizza, sushi, massas, carnes e saladas. Normalmente, após às 19h, um DJ anima a casa.

Skye Restaurante & Bar: Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 4700 – Jardim Paulista / Tel.: 11 3055- 4702 / Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 15h30 e das 18h às 00h30; sábado, das 13h às 15h30 e das 18h às 00h30; domingos e feriados, das 13h às 15h30 e das 18h às 23h30. Os clientes externos são acomodados por ordem de chegada, apenas hóspedes do hotel podem fazer reservas para o jantar. 

Balsa

Um ambiente sem frescuras, com decoração vintage e programação cultural agitada. O Balsa fica no centro da cidade, descolado e com vista para o Viaduto do Chá, vale ficar de olho no site da casa para conferir a agenda e garantir seu ingresso dos eventos disputados do local (vira é mexe é possível comprar na porta também, mas sempre é mais caro do que antecipadamente).

Balsa: Rua Capitão Salomão, 26 – 4º andar / Tel.: (11) 94177-7477

Fábrica de Dengo – Restaurante Cabruca

Rooftop da Fábrica de Dengo, na Av. Brigadeiro Faria Lima / Fabio Nunes

Desde 2020, São Paulo tem um destino turístico incrível que engloba gastronomia, cultura e entretenimento – a loja conceito da Dengo. Com quatro pavimentos e 1500 m2 de área construída, em plena Avenida Faria Lima, fica a Fábrica de Dengo, que no seu topo ganhou o restaurante Cabruca, comandado pela chef e confeiteira Sanae Mattos, com bar especializado em drinques de ingredientes brasileiros, com varanda e mesas ao ar livre com vista para o Instituto Tomie Ohtake. Ótimo ambiente para curtir um dia de sol ao lado da família.

Fábrica de Dengo: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 196, Pinheiros / Horário de funcionamento do Restaurante Cabruca no rooftop: terça e quarta, das 12h às 20h; quinta, sexta e sábado, das 12h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 19h.

Sky Hall Terrace Bar

Ambiente do Sky Hall Terrace Bar / Divulgação

Comandado pelo chef Martin Casilli, o Sky Hall Terrace Bar fica no mezanino de um edifício comercial, na esquina entre as avenidas Faria Lima e Juscelino Kubitschek. O espaço que acaba de passar por um retrofit é especializado na realização de eventos para as mais diversas marcas e públicos, o rooftop – open air, conta com visual único.

É perfeito para curtir entre amigos na happy hour ou em noites de verão. O gastrobar também faz sucesso com apresentação de artistas, além dos eventos Drag Brunch, Pet Brunch, e agora, Roda de Samba aos sábados – vale acompanhar a agenda nas redes sociais da casa.

Sky Hall Terrace Bar: Av. Juscelino Kubitschek, 1327, Sobreloja – Vila Nova Conceição / WhatsApp: (11) 94552-5370 / Horário de funcionamento: terça e quarta, das 12h às 15h e das 17h às 00h; quintas e sextas, das 12h às 15h e das 17h às 2h; sábados, das 12h às 2h; e domingos, das 12h às 0h.

Seen

Ambiente do Seen, no Tivoli Mofarrej / Fran Parente

Inaugurado em 2017, o Seen São Paulo traz um conceito minuciosamente criado pelo chef franco-português Olivier da Costa. Com conceito e gastronomia da marca “by Olivier”, o restaurante e bar ocupa o 23º andar do hotel Tivoli Mofarrej São Paulo, conferindo a ele uma vista impressionante da capital.

A gastronomia é uma fusão das receitas mais emblemáticas de Olivier com pratos interpretados pela chef Gizely Rocha, em um menu variado. Completando a equipe do restaurante, o chef Fernando Sant’anna lidera o sushi bar com cardápio de toques contemporâneos, e na coquetelaria, o renomado barman Heitor Marin apresenta suas criações únicas.

Seen São Paulo: Al. Santos, 1437 – 23° andar / Tel.: (11) 3146-5922 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 19h à 1h.