1º Encontro de Produtores de Queijos e Charcutaria Paulista acontece em SP

Mercado de Pinheiros será palco desse encontro com mais de 50 produtores artesanais no fim do mês

Mercado de Pinheiros recebe 1º Encontro de Produtores de Queijos e Charcutaria Paulista
Mercado de Pinheiros recebe 1º Encontro de Produtores de Queijos e Charcutaria Paulista Tatiana Pormann

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo, SP

Nos dias 24 e 25 de maio acontecerá o 1° Encontro de Produtores de Queijos e Charcutaria Paulista. Com mais de 50 produtores artesanais de queijo e charcutaria do estado de São Paulo, o evento irá proporcionar uma experiência de degustação, além de venda de produtos autorais.

O local escolhido para o evento, o Mercado Municipal de Pinheiros, é uma memória viva da alimentação paulista da Zona Oeste. Em 1910, era conhecido como o “mercado dos caipiras”, já que muitos produtores do interior do estado o escolhiam como local para vendas, atraindo compradores de toda cidade.

Sempre atento às demandas do seu tempo, o Mercado se transformou e abraçou um novo endereço nos anos 70, onde está até hoje.

É neste contexto histórico de tradição que os produtores de queijo e charcutaria se inspiraram para realizar o evento, uma realização do Mercado Municipal de Pinheiros junto da Associação Paulista do Queijo Artesanal (APQA) e do Polo Charcuteiro.

Entre os queijeiros participantes estão: a Lano-Alto, de Catuçaba, e a Leiteria Santa Paula, da cidade de São João da Boa Vista. Outros nomes confirmados são Brivido Produtos Artesanais, Cabanha Mulekinha, Capril Caprioles, Capril Salto do Panema, Christophe e Zeide, Estância do Queijo, Fazenda Santa Luzia – Queijo com Arte, Goldy Alimentos, Laticínio Família Rossato, Laticínio Montezuma, Laticínio Artesanal Guidu, Mavit Feito a Mão e Queijaria Bonani.

De charcutaria, têm presença garantida Prelúdio Charcutaria, Aguilera, Cassas, Lê Cochon, Amarus Salumeria e Salumeria Mayer.

Além de comprar queijos e embutidos artesanais direto do produtor, o visitante poderá participar de aulas show de harmonização e degustação, além de palestras, mediante inscrição antecipada. Ainda será possível experimentar pratos especiais criados pelos chefes do mercado para a ocasião.

1° Encontro de Produtores de Queijos e Charcutaria Paulista

Mercado de Pinheiros: Rua Pedro Cristi, 89- Pinheiros – São Paulo – SP / Horário: sexta (24) e sábado (25), das 11h às 18h / Entrada gratuita.