3 pizzarias artesanais do Brasil estão entre as melhores do mundo

Bráz Pizzaria, 1900 Pizzeria e La Braciera estão no top 20 da premiação 50 Top World Artisan Pizza Chains 2025

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Pizza da Bráz Pizzaria
Pizza "50 Top" da Bráz Pizzaria, que aparece no top 5 da premiação e levou prêmio de Pizza do Ano  • Gui Galembeck
Compartilhar matéria

Três redes brasileiras de pizzas artesanais estão entre as 50 melhores do mundo em 2025. É o que aponta o 50 Top World Artisan Pizza Chains 2025, ranking italiano divulgado nesta quinta-feira (27) que avalia e ranqueia as melhores redes de pizzarias artesanais do mundo.

Com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Bráz Pizzaria foi eleita a 4ª melhor rede de pizzaria artesanal do ranking, repetindo o feito dos últimos dois anos. A 1900 Pizzeria, com unidades espalhadas pela capital paulista, figurou na 14ª posição, e a La Braciera, também com casas em São Paulo, ficou no 19º lugar.

A seleção avalia apenas pizzarias com, no mínimo, quatro unidades. São levados em conta o preparo artesanal e o padrão da pizza em todos os endereços. O ranking tem curadoria do 50 Top Pizza, guia anual que elege as melhores pizzarias do mundo.

As pizzarias brasileiras da seleção

A pizzaria brasileira mais bem colocada do ranking, a Bráz Pizzaria, tem oito unidades em São Paulo, uma em Campinas e outra no Rio de Janeiro. É a única rede nacional no top 5, levando ainda o prêmio Pizza of The Year 2025, que diz respeito à melhor pizza do ano.

O sabor premiado é a "50 Top", que leva cinco queijos brasileiros renomados. São eles: fior di latte Bonfiore, Catupiry, Cuesta Azul Pardinho, ricota Búfala Almeida Prado, Tulha Fazenda Atalaia e manjericão.

A premiação atribui elogios à rede brasileira. "A abordagem foca tanto em ingredientes italianos quanto locais e no preparo cuidadoso da massa, que é saborosa, personalizada, bem fermentada, assada com precisão e possui uma estrutura equilibrada. O resultado é uma pizza excelente", avalia o 50 Top Pizza.

Além da Bráz Pizzaria, o grupo mantém entre seus empreendimentos unidades da Bráz Trattoria e da Bráz Elettrica no estado de São Paulo.

Na sequência, a 1900 Pizzeria foi fundada em 1983 em um casarão do início do século XX na Vila Mariana. A marca ganhou fôlego e hoje opera com nove restaurantes na capital paulista.

Segundo a premiação, a massa é uma das marcas mais características do grupo: "Elástica, aromática, com uma crosta limpa e bem formada, capaz de realçar tanto coberturas clássicas quanto as mais modernas", descreve a equipe.

Já a La Braciera foi criada em 2021 e foca em pizzas napolitanas com ingredientes da Itália, a exemplo da farinha. As massas têm fermentação longa, de 72 horas. São seis unidades espalhadas por São Paulo, nos bairros de Higienópolis, Tatuapé, Santana, Jardins, Morumbi e Moema, assim como uma unidade em Campinas.

Neste ano, a La Braciera ganhou o prêmio especial Made in Italy 2025, que reconhece o compromisso da marca com a qualidade e a autenticidade dos produtos e da tradição culinária italiana.

As 10 melhores pizzas artesanais do mundo

Quem encabeça a lista de 2025 é a Da Michele, da Itália, referência em pizzas napolitanas, nascida em Nápoles no fim do século XIX. Completam o pódio a Big Mamma Group, da França, e a Grosso Napoletano, da Espanha.

Confira o ranking em 2025:

  1. Da Michele (Itália)
  2. Big Mamma Group (França)
  3. Grosso Napoletano (Espanha)
  4. Bráz Pizzaria (Brasil) 
  5. Luigia (Suíça e Emirados Árabes Unidos)
  6. Pizza Pilgrims (Reino Unido)
  7. Berberè (Itália e Reino Unido)
  8. 400 Gradi (Austrália)
  9. Errico Porzio (Itália)
  10. Gruppo Peppe (França)

O ranking completo pode ser conferido no site.

Pizzaria de excelência

Outra pizzaria brasileira aparece entre os destaques da premiação. É a 430 Gradi, nascida em Jundiaí (SP), reconhecida pelo 50 Top World Artisan Pizza Chains 2025 na categoria de “Redes de Pizzarias Excelentes”, que reconhece as redes que mantêm um alto padrão de qualidade.

Esta seleção não possui um ranking numerado, mas funciona como um selo de reconhecimento para redes de pizzarias artesanais que seguem rigorosos critérios de excelência. Especializada em pizzas napolitanas, a marca se expandiu para Piracicaba, Itu, Bauru e Anápolis (GO).

Como o ranking é feito?

A lista do 50 Top World Artisan Pizza Chains é dedicada a negócios com pelo menos quatro endereços no país de origem ou fora dele. O ranking é montado de acordo com as avaliações de mais de 100 juízes anônimos, que visitam restaurantes ao redor do mundo em dupla, pagam a própria conta e seguem uma série de critérios para atribuir pontos.

Vale lembrar que a escolha das 50 melhores redes de pizzarias artesanais é diferente da lista das melhores pizzarias do mundo do 50 Top Pizza, ranking que elenca pizzarias da Itália e do mundo sem preferência de estilo.

 

Acompanhe Gastronomia nas Redes Sociais