A Casa do Porco fica entre os 5 melhores restaurantes da América Latina; confira ranking
Restaurante Central, em Lima, no Peru, conquistou primeiro lugar entre as 50 melhores casas de 2022; celebração ocorreu nesta terça-feira (15) no México
O Brasil tem 10 restaurantes entre os 50 melhores da América Latina em 2022.
É o que revelou o ranking da décima edição do Latin America’s 50 Best Restaurants, relação anual que ocorre desde 2013 e elege as melhores casas latino-americanas.
O restaurante mais bem colocado do país é o paulistano A Casa do Porco, de Jefferson e Janaína Rueda. Localizado na República, no centro de São Paulo, o restaurante figura no 4º lugar e é considerado o melhor do Brasil neste ano, segundo a premiação.
Em seguida vem o Oteque, liderado por Alberto Landgraf, que aparece neste ano no 12º lugar.
O restaurante fica no Rio de Janeiro e foca em vegetais, frutos do mar e peixes, em que o chef trabalha com técnicas modernas – os ingredientes do menu-degustação podem mudar diariamente.
Ambos os restaurantes, inclusive, foram os únicos brasileiros a também constar na lista dos 50 melhores do mundo, divulgada em julho deste ano. Na lista global, A Casa do Porco aparece na 7ª posição e o Oteque figura na 47ª.
Sob a batuta de Luiz Filipe Souza, o Evvai, na capital paulista, destaca-se na 14ª posição entre os 50 melhores da América Latina. Já o Lasai, casa do chef Rafa Costa e Silva no Rio, surge no 20º lugar.
Em sequência vem o paulistano Maní, da chef Helena Rizzo, colado em 21º lugar.
-
1 de 10
Junto de Virgilio Martinez e Pía Leon, equipe do peruano Central aceita prêmio como melhor restaurante da América Latina em 2022 • Tina Bini
-
2 de 10
Em segundo lugar vem o Don Julio, casa de parrilla em Buenos Aires que tem Pablo Rivero como restaurateur e sommelier • Tina Bini
-
3 de 10
Dos chefs Jefferson e Janaína Rueda, A Casa do Porco apresenta celebrado menu inventivo com a carne suína como protagonista • Mauro Holanda
-
-
4 de 10
D.O.M, de Alex Atala, apresenta uma alta cozinha brasileira e é um dos restaurantes nacionais mais bem conceituados a nível mundial • Divulgação
-
5 de 10
Charco, em São Paulo, é liderado por Tuca Mezzomo e Nathalia Gonçalves; casa tem o fogo e a brasa como protagonistas do menu autoral • Rogério Voltan
-
6 de 10
Chef Luiz Filipe Souza está a frente das criações do Evvai; restaurante abriu as portas em 2017 e trabalha com a cozinha “oriundi”, de base italiana, mas integrada à cultura e aos produtores brasileiros
• Tadeu Brunelli
-
-
7 de 10
Chef Rafael Costa e Silva em ação no Lasai; casa carioca fica no Largo dos Leões, em Humaitá, e apresenta uma cozinha moderna com menu-degustação sazonal • Fabio Wright
-
8 de 10
Na capital paulista, Metzi é restaurante mexicano que trabalha com ingredientes brasileiros; local está sob a batuta de Eduardo Ortiz e Luana Sabino • Estudio Cumaru
-
9 de 10
No Rio, Oteque é comandado por Alberto Landgraf, que foca em vegetais, frutos do mar e peixes em menu-degustação com ingredientes que podem mudar diariamente • Rubens Kato
-
-
10 de 10
Nelita é casa italiana de Tássia Magalhães, jovem chef que vem se destacando na cena gastronômica brasileira e internacional • Amanda Francelino
Os destaques também se voltam para as novas entradas na lista, todos de São Paulo: o mexicano Metzi, do casal Eduardo Ortiz e Luana Sabino conseguiu a 27ª posição; o Charco, que apresenta menu autoral de Tuca Mezzomo veio na 35ª posição; e o italiano Nelita, da jovem chef Tássia Magalhães, figurou na 39ª posição.
Já o emblemático D.O.M, de Alex Atala, está no 33º lugar da lista.
Por último, o curitibano Manu, liderado pela chef Manu Buffara, aparece neste ano no 46º lugar.
Ao todo, restaurantes de 11 países foram agraciados na edição atual dos 50 melhores da América Latina. Para se ter uma ideia, 11 restaurantes são do México, 10 do Brasil, nove do Peru e oito da Argentina, por exemplo.
O prêmio deste ano ocorreu em evento presencial na noite desta terça-feira (15) em Mérida, capital e maior cidade do estado mexicano de Yucatán, com presença em peso dos representantes dos restaurantes brasileiros da lista.
Peruano na liderança
Pela quinta vez desde a primeira edição da premiação, o peruano Central, em Lima, encabeça os 50 melhores restaurantes da América Latina. Além deste ano e de 2021, a casa tocada pelos chefs Virgilio Martínez e Pía León ficou em primeiro lugar por três vezes consecutivas entre 2014 e 2016.
Com um trabalho de mais de uma década, que também vem de uma extensa pesquisa de ingredientes locais, o restaurante é creditado pela entidade como uma mola propulsora da gastronomia e da biodiversidade do Peru a nível global.
Segundo a organização do 50 Best, o Central é como um “santuário dos insumos peruanos. Combinando uma hospitalidade impecável, um vasto conhecimento dos produtos latino-americanos e uma criatividade sem igual na cozinha, esta ode gastronômica ao Peru é o campeão merecedor do título de Melhor Restaurante na América Latina em 2022”.
Deixando o Maido, também de Lima, em terceiro lugar, o argentino Don Julio conquistou a vice-liderança.
A churrascaria de Buenos Aires é considerada um antro para uma boa parrilla na capital argentina e, como destaca o 50 Best, tem um compromisso com a pecuária regenerativa, possui uma das adegas mais completas do país e também se dedica à agricultura orgânica.
Confira abaixo o top 10 do Latin America’s 50 Best Restaurants de 2022:
|
Brasileiros também entre os 100 melhores
Outros sete restaurantes brasileiros já haviam se destacado na lista prévia do prêmio, a qual elenca casas do 51º ao 100º lugar.
Divulgada no início do mês, a relação trouxe o soteropolitano Origem, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, na 52ª posição. A casa foi a primeira a servir apenas menu-degustação na cidade de Salvador.
Em seguida veio o Glouton, em Belo Horizonte, no 64º lugar. O Kotori, em São Paulo; o Fame Osteria, em São Paulo; o Oro, no Rio de Janeiro; o Fasano e o Corrutela, ambos em São Paulo, vieram nas 65ª, 83ª, 92ª, 94ª e 95ª posições respectivamente.
Anteriormente, em setembro, a brasileira Manu Buffara havia sido eleita a melhor chef mulher da América Latina em 2022. Ela comanda o restaurante curitibano Manu, o qual já foi descrito pela premiação como “uma ode a cornucópia de sabores brasileiros”.
A distinção faz parte dos reconhecimentos paralelos à lista dos melhores restaurantes. Na noite desta terça-feira (15), a chef subiu nos palcos no México para receber o prêmio em mãos.
“O Manu não é só feito de comida. É uma experiência da minha cidade, da terra e do amor que eu tenho pelo mar e pelo campo”, disse a profissional no vídeo de agradecimento e de apresentação de seu restaurante.
Reconhecimentos paralelos
Além da brasileira, outros profissionais da América Latina foram homenageados.
Pía Salazar, do Nuema, no Equador, recebeu o prêmio de Melhor Chef Confeiteira – vale lembrar que ela esteve no Brasil em outubro para participar de uma mesa redonda sobre culinária latino-americana junto de outras prestigiadas profissionais.
Já o novo prêmio de Melhor Sommelier foi entregue para Pablo Rivero, que é restauranteur e sommelier do Don Julio, segundo restaurante mais bem colocado do Latin America’s 50 Best Restaurants deste ano.
O empreendedor Rafael Rincón foi agraciado com o Icon Award pelo seu trabalho na gastronomia social com a Fundación Gastronomía Social, de Santiago, no Chile.
O restaurante Ancestral recebeu o prêmio de One to Watch, ou seja, que tem se destacado no cenário da América Latina e merece atenção. A casa fica em La Paz, na Bolívia e é comandada pelos chefs Mauricio López e Sebastián Giménez.
Da Cidade da Guatemala, o Diacá levou o prêmio de Restaurante Sustentável.
Confira a lista completa com os 50 melhores restaurantes da América Latina em 2022 aqui.