Onde os chefs comem? Com Victoria Teles, em Búzios

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais são seus restaurantes prediletos

Chef Victoria Teles é vice-campeã da 4ª temporada do Top Chef Brasil e lidera cozinha do aGaleria, em Búzios
Chef Victoria Teles é vice-campeã da 4ª temporada do Top Chef Brasil e lidera cozinha do aGaleria, em Búzios Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Com mais de uma década de profissão, a chef carioca Victoria Teles acumula em seu currículo passagens em restaurantes renomados no Brasil, nos Estados Unidos e no Canadá. Os exemplos incluem experiências no Tangará Jean-Georges e no Evvai, em São Paulo, assim como no Park Restaurant, em Montreal.

Em 2023, Victoria foi eleita vice-campeã do reality show Top Chef Brasil, que tem nomes de peso como jurados, como Janaína Torres, Felipe Bronze e Emmanuel Bassoleil. Após a conquista, a profissional passou uma temporada na Itália imersa na gastronomia.

De volta ao Brasil, aceitou o convite para comandar a cozinha do aGaleria, restaurante do Insólito Boutique Hotel, em Búzios, onde já havia trabalhado anteriormente. Ali, a chef prepara refeições com afeto e imprime toques criativos e contemporâneos em pratos de bases clássicas.

Fora da cozinha do hotel, Victoria também experimenta outras garfadas pela charmosa cidade do litoral do Rio de Janeiro e compartilha a seguir seus endereços prediletos para comer bem em Búzios:

  • NAMI Gastrobar

Situado no centrinho gastronômico e comercial Porto da Barra, o NAMI é um lugar perfeito para chegar no pôr do sol e ficar até o anoitecer. A casa trabalha sob o conceito nikkei, que mistura elementos japoneses e peruanos.

Aqui gosto de pedir várias entradinhas e compartilhar com amigos. Dentre os itens do cardápio, os ceviches e os baos são os meus favoritos. Todos os pratos são sempre muito frescos e bem temperados.

NAMI Gastrobar: Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 2900 – loja 44 – Porto da Barra, Búzios – RJ / Tel.: (22) 99860-4145 / Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 16h às 23h; quinta-feira a sábado, das 13h às 23h; domingo, das 13h às 22h30.

  • Místico Restaurant


O Místico, dentro da pousada Abracadabra, tem o melhor menu degustação da cidade. A cozinha é liderada por Felix Sanchez, que trabalha uma cozinha contemporânea. Os frutos do mar são um caso à parte, sempre muito gostosos. As sobremesas, de tiramisù a mousse de banana, fecham com chave de ouro.

Isso tudo sem deixar de lado a vista do deque que, junto com a piscina, é imperdível, já que o local enquadra paisagens da baía da Armação de Búzios.

Místico Restaurant: na pousada Abracadabra, Rua Morro do Humaitá, 13, Armação dos Búzios – RJ / Tel.: (22) 2623-1217 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 13h às 23h (por ordem de chegada). 

  • Forneria Belli

A Forneria Belli serve pizzas que me lembram a Itália. A massa é deliciosa, no estilo napolitano, e os recheios são incríveis, indo das mais tradicionais, como marguerita e muçarela, até as com cogumelos, prosciutto e pistache.

Quando quero uma boa pizza, este é o lugar que escolho. Além disso, ele também fica no Porto da Barra, que é superbonito e agradável.

Forneria Belli: Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 2900 – loja 32 – Porto da Barra, Búzios – RJ / Tel.: (22) 2633-2588 / Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 17h à 1h. 

  • Rocka Búzios

Pratos do Rocka, restaurante em Búzios
Rocka serve cozinha mediterrânea moderna na Praia Brava / Divulgação

Na Praia Brava, o Rocka tem uma atmosfera maravilhosa e nos serve comidas surpreendentes. Gosto de provar um pouco de tudo do cardápio. A cozinha mediterrânea moderna é comandada pelo chef Gustavo Rinkevic.

Do menu, nunca deixo de pedir as “patatas bravas” com espuma de aioli com molho picante e o ovo cozido a baixa temperatura com cogumelos. É um lugar que vale demais a visita.

Rock Búzios: 13 Praia Brava, Rua da Praia, Búzios – RJ / Tel.: (22) 2623-6159 / Horário de funcionamento: domingo, segunda, quarta e quinta-feira, das 11h às 17h; sexta-feira e sábado, das 11h às 17h30. Fechado às terças-feiras. 

  • TAWA Beach


O TAWA é um clube de praia pé na areia muito gostoso, embalado por músicas boas e pratos caprichados. A cozinha foca em ingredientes brasileiros sazonais e serve crudos, petiscos, lanches, pratos principais e sobremesas.

Minha dica é o camarão com abóbora e espuma de catupiry: é divino. O local é ideal para passar o dia com amigos comendo e bebendo clericot.

TAWA Beach: Rua Ana Horta s/n, Praia da Ferradura – Armação dos Búzios – RJ / Tel.: (22) 99785-1991  / Horário de funcionamento: quarta a segunda-feira, das 11h às 19h; cozinha das 12h às 18h.