Courchevel tem deliciosas novidades gastronômicas para a temporada
Esquiar abre o apetite! Confira as novidades gastronômicas que merecem estar no roteiro de quem visitar Courchevel nesta temporada



Onde comer em Courchevel? Um dos destinos de neve mais prestigiados do mundo vai além das pistas de esqui bem cuidadas e das paisagens alpinas deslumbrantes – isso sem contar o luxo de seus hotéis e lojas.
Isso porque novidades gastronômicas não param de pipocar nas montanhas. A cada temporada, o destino nos Alpes Franceses transforma-se em um verdadeiro paraíso para quem, assim com eu, ama juntar a boa mesa com o esqui e dias divertidos em família.
Para a temporada 2024/2025, Courchevel dá as boas-vindas a requintados restaurantes temporários, além de casas de inspiração italiana e asiática. E não se preocupe: o agito do après-ski está garantido! A seguir, confira uma seleção das novidades gastronômicas em Courchevel.
Confira as novidades de Courchevel:
Restaurante Loulou, no Hôtel Barrière Les Neiges
O badalado restaurante parisiense Loulou, com unidades ainda em Ramatuelle e Roquebrune-Cap-Martin, na Côte D’Azur, fez sua estreia nos Alpes dentro do Hôtel Barrière Les Neiges. Com decoração inspirada na Saboia, repleta de madeira e acolhimento, o local conta com dois andares e um amplo terraço, ideal para dias ensolarados e onde ocorrem almoços e après-ski animados.
É uma boa opção tanto para almoçar quanto para jantar, com vistas panorâmicas garantidas e noites que ganham agito extra com DJ. O cardápio, inspirado nos Alpes e na Itália, nos oferece a famosa pizza de trufas, saladas imperdíveis, como a de alcachofra crua com parmesão maturado, e carpaccio de atum. O entrecôte, que não está no cardápio de almoço, chega no ponto perfeito com batatinhas finas crocantes.
Loulou Courchevel: dentro do Hôtel Barrière Les Neiges / Funcionamento na temporada: aberto todos os dias, das 12h30 às 15h30 e das 19h às 23h; também com serviço de chá da tarde, das 15h às 18h / Reservas neste link.
Chic Nonna, no Le Grand Hôtel Courchevel
Nascido em Florença e com matriz hoje em Dubai, o Chic Nonna aterrissou em Courchevel no Le Grand Hôtel Courchevel trazendo clássicos italianos e pratos requintados da cozinha mediterrânea aos Alpes. A casa tem por trás o chef Vito Mollica, que comanda o Atto di Vito Mollica em Florença, com uma estrela Michelin.
O menu tem matérias-primas importadas da Itália, que resultam em pratos como a Calamarata Ai Frutti Di Mare, com frutos do mar mistos e limão de Amalfi; a burrata da Púglia; a cotoletta alla milanese e as pizzas gourmet, como de trufa negra e de salmão e caviar. À noite, bem ao estilo de Courchevel, o local se transforma em um espaço festivo, animado por um DJ, com música house e clássicos italianos.
Chic Nonna Courchevel: dentro do Le Grand Hôtel Courchevel / Funcionamento na temporada: todos os dias, das 19h à 1h / Mais informações pelo site e pelo telefone: +33 479 00 93 91.
Il Refugio, na área de Verdons
Na base do teleférico de Verdons, o Il Rifugio abriu as portas entre a temporada 2023/2024 e segue como um bar italiano de limonada e snacks, bom para uma recarregada nas energias.
O menu ainda oferece pizzas, antepastos, pratos principais italianos e drinques, em que aperol e vinhos estão entre as opções. O terraço é pedida certa para dias de sol, com vistas para os picos nevados do entorno.
Il Rifugio: chegada no teleférico Verdons, Courchevel, França 73120 / Funcionamento na temporada: aberto para almoços / Mais informações pelo telefone: +33 0 479 08 98 98.
La Grande Table Marocaine, nos Airelles Courchevel

Até 16 de janeiro, o restaurante La Grande Table Marocaine, do Royal Mansour Marrakech, eleito o melhor restaurante do Marrocos pelo 50 Best Restaurants da África e do Oriente Médio, traz a tradição marroquina às montanhas com uma experiência gastronômica pop-up.
A fusão dos pratos marroquinos com a sofisticação dos Alpes fica por conta da chef Helène Darroze e do chef Karim Benbaba, que servem tajine de frango com conserva de limão e azeitonas; cuscuz com bochecha de bois e vegetais; e arroz de lagosta e açafrão cozido em tajine, por exemplo. Os pratos são à la carte ou podem ser apreciados em um menu degustação de € 265 (cerca de R$ 1.600).
Experiência La Grande Table Marocaine: de 8 a 16 de janeiro, no hotel Airelles Courchevel / Funcionamento: a partir das 19h / Reservas neste link.
Panoramic, em Sommet de la Saulire
Após 4 anos, o Panoramic reabriu no topo do Saulire, acompanhado pelo retorno do maior teleférico da região. Como toda casa recém-inaugurada, ainda precisa de alguns ajustes, mas vale a visita, especialmente pela vista espetacular de Courchevel, a 3 mil metros de altitude. Indico provar a croque-monsieur, o tutano com trufas, as fritas sequinhas e crocantes, além das caprichadas saladas.
Panoramic: Sommet de la Saulire, Courchevel, Rhone-Alpes, França 73120 / Funcionamento: das 10h às 16h30 / Reservas neste link.
La Grange à Pizza Courchevel, em Courchevel 1850

Em Courchevel 1850, o La Grange à Pizza reabriu para a temporada e passou a ser administrado pelo Alessandro Courchevel, restaurante italiano na Place du Forum. Seja para uma refeição rápida após o esqui ou para uma noite familiar, o restaurante simples nos serve boas variedades de pizzas, entre clássicas à base de tomate e à base de creme de leite fresco, e ainda massas, como carbonara e cacio e pepe.
La Grange à Pizza Courchevel: Rue du Rocher, 73120 Courchevel 1850, França / Funcionamento na temporada: todos os dias, das 12h às 23h / Mais informações e reservas pelo site.
Asian Chalet, em Courchevel 1650
No vilarejo de Moriond, ou Courchevel 1650, o Le Chalet, de estrutura bem simples, foi remodelado como o Asian Chalet. Agora, o espaço, que se assemelha a um estande, tem decoração inspirada pelas ruas de Bangkok e serve pratos como pad thai, arroz frito, sopas, rolinhos primavera e sushis em uma mistura das culinárias tailandesa e japonesa.
Asian Chalet: 395 Rue Sainte-Blandine 73120, Courchevel, França / Funcionamento na temporada: todos os dias, das 9h às 21h45 / Informações no site.
Outras novidades a conferir:
- Para a temporada, o Hotel Annapurna, em Courchevel 1850, abriu o Rendez-Vous, onde o chef Jean-Rémi Caillon revisita clássicos franceses. A confeitaria não fica para trás, com itens como crêpe suzette e suflê chartreuse. À noite, o local ganha agito com música ao vivo;
- Com presença há mais de duas décadas na área, o chef Julien Moulinet inaugurou o restaurante Ava, que opera sob o olhar da bistronomia. Terrine de foie gras, sopa de abóbora, tartar de atum com romã, cordon bleu caseiro e uma variedade de queijos estão entre as opções do local em Courchevel 1850;
- Em Courchevel 1650, o Le Tigre foi aberto como uma nova lanchonete de pegada moderninha para oferecer aquela merecida pausa aos esquiadores no meio do dia. O local fica funciona diariamente até às 18h;
- O grupo Maison Tournier, por trás de vários restaurantes, incluindo o Le Cap Horn e o Le Mille Sabords, fez mudanças em algumas casas. A antiga La Cantine virou a La Cabane, cervejaria com bar e après-ski no centro de Courchevel 1850. Também no vilarejo, o La Kasbah substituiu o Bar l’Équipe e abriu com uma cozinha inspirada no Marrocos. Já no hotel Le Pilatus, ao lado do miniaeroporto, o La Maison du Coucou trouxe o ex-chef do Le Cap Horn para a cozinha.