Em Brasília, La Boulangerie muda de endereço e reabre bistrô

Padaria do francês Guillaume Petitgas dobra de tamanho e, em breve, passa a servir pratos do antigo bistrô do chef, que encerrou as atividades durante a pandemia

Chef Guillaume Petitgas em frente à nova casa do La Boulangerie na Asa Sul
Chef Guillaume Petitgas em frente à nova casa do La Boulangerie na Asa Sul Xavier Donat

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Brasília

A unidade da Asa Sul da La Boulangerie, tradicional padaria brasiliense inaugurada em 2007, mudou de endereço e praticamente dobrou de tamanho. A casa continua no mesmo logradouro, na CLS 306, mas agora opera no fim da rua, em um ambiente que atende até 85 clientes com direito a ampla área externa, lounge e brinquedoteca.

Aberta na última quarta-feira (17), a casa tem o chef boulanger Guillaume Petitgas à frente das fornadas, que agora se dedica também à volta do seu antigo bistrô. Fechado na pandemia, o La Boulangerie Bistrot, que ficava no Casa Park Shopping, reabre em breve no novo endereço da Asa Sul.

“Fazíamos pratos brasileiros com toques franceses. Havia molhos, pães e vários elementos que sempre lembravam a França. Agora vamos reabri-lo no novo endereço”, diz Guillaume.

Pratos e pães de fermentação natural

Segundo o chef, o picadinho, o risoto de cogumelos no caldo de frango ou de legumes e a tilápia com molho de camarão e arroz de castanha-do-brasil são pratos emblemáticos do antigo bistrô. Claro que os pães de fermentação natural que fizeram a fama da casa continuam como as estrelas do pedaço.

“Fazemos pão levain com três tipos de farinhas, sendo duas delas francesas e uma brasileira integral. Temos pão e baguete com cereais também, além da nossa baguete tradicional de fermentação natural com pontinhas crocantes. Além disso, temos pão com fermento que agregamos um pouco de levain para dar mais sabor”, explica Guillaume.

Baguete de parmesão e pão de azeitona também são sucessos da La Boulangerie que estão presentes na nova operação. Ainda entram na conta docinhos franceses, como tartelettes, éclair e macarons.

Fachada da La Boulangerie na Asa Sul em Brasília, na esquina da quadra 306 Sul
La Boulangerie passa a operar na esquina da quadra 306 Sul com direito a ampla área externa / Grande Circular

Serviço de brunch

De acordo com Guillaume, foram investidos pouco mais de R$ 1 milhão na empreitada, a única unidade da La Boulangerie que serve brunch. Para o futuro breve, a ideia é também abrir aos domingos.

“Muitas famílias tomam café na rua aos domingos, então queremos retomar essa pegada de ambiente familiar”, conta o chef.

O chef adianta que algumas tartines entrarão para o cardápio, todas feitas a partir de pães de fermentação natural, como as com gravlax de salmão com creme de cebolinha, rosbife com gorgonzola, rúcula e pera e a de parma com brie e damasco.

A nova casa funciona neste primeiro momento todos os dias das 7h às 20h. Vale lembrar que a La Boulangerie possui ainda outras três unidades em Brasília, espalhadas na Asa Norte, no Lago Sul e no Setor Sudoeste.

La Boulangerie – Asa Sul
CLS 306, Bloco A loja 03 – Asa Sul, Brasília – DF / Tel.: (61) 3244-1394 / Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 7h às 20h / Mais informações pelo Instagram