Guia turístico reúne 148 padarias de destaque no estado de São Paulo
Estabelecimentos pertencem a 30 municípios paulistas e foram mapeados por suas características singulares, como história, receitas, pratos, estrutura e reconhecimento popular
Um total de 148 padarias de 30 municípios paulistas compõem o Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo, publicação recém-lançada pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP).
Foram mapeados estabelecimentos que já integram roteiros turísticos ou que tenham características singulares quanto a sua história, receitas e pratos, assim como estrutura e reconhecimento popular.
Entre os nomes de destaque aparecem algumas curiosidades, como a padaria considerada a maior da América Latina, a Cepam, na Vila Prudente, em São Paulo, com 2,5 mil m². Há também a Padaria e Confeitaria Aurora, a mais antiga do estado e uma das mais antigas do país, datada de 1860 e situada em Santana de Parnaíba.
Outras padarias famosas da capital paulista também estão presentes no guia, a exemplo da Saint German Padaria Artesanal, no Itaim Bibi; a Padaria St. Chico, em Higienópolis; a Galeria dos Pães, no Jardim América; a Bella Paulista, em Cerqueira César; e a Basilicata Pão Empório e Restaurante, na Bela Vista.
O guia traz informações de todos os estabelecimentos listados, como endereço, telefone e redes sociais, assim como indica a origem gastronômica e a inspiração de nacionalidade de alguns deles, como padarias italianas, judaicas e francesas.
O material é uma parceria da Setur-SP com a Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de SP (Aipan) e com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo – Sampapão. Confira o guia oficial completo aqui.
Fomento à gastronomia do estado
Dados do governo mostram que São Paulo possui 12,7 mil padarias, quase o dobro do Rio de Janeiro, estado que vem em seguida.
Segundo o secretário de Turismo de Viagens de SP, Roberto de Lucena, as padarias são parte da história e do turismo do estado, em que o guia funciona como “o início do avanço de um trabalho grandioso de divulgação e fomento do turismo gastronômico”.
Vale dizer que a Setur-SP já havia lançado no início do mês um guia com queijarias artesanais abertas à visitação em São Paulo, incluindo propriedades premiadas internacionalmente.