Onde os bartenders bebem? Com Alex Mesquita, em Buenos Aires

Já se perguntou onde os bartenders mais badalados do mundo bebem quando estão fora do trabalho? Alex Mesquita, mixologista e diretor criativo do Elena, no Rio, compartilha seus endereços prediletos na capital da Argentina

Alex Mesquita é mixologista de renome nacional e internacional na área
Alex Mesquita é mixologista de renome nacional e internacional na área Tomás Rangel

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Buenos Aires, Argentina

Um dos nomes mais conhecidos do país quando o assunto é mixologia, Alex Mesquita quase foi um futebolista, mas acabou por enveredar para o campo dos coquetéis. Hoje com mais de duas décadas de carreira, ele teve passagem pelo Paris Bar e pelo Tan Tan, atualmente o bar brasileiro mais bem colocado entre os melhores do mundo.

Antes de alimentar o currículo na área, porém, trocou o Brasil pela Argentina para se formar pela Universidade do Coquetel em Buenos Aires. O resultado deu certo e, além das casas de prestígio que comandou, hoje Alex é consultor no ramo e diretor criativo do Elena, bar e restaurante no bairro do Horto, no Rio.

Apesar de atuar na ponte aérea, o profissional experimenta outros goles não somente em território nacional, mas também em terras estrangeiras, a exemplo da Buenos Aires que o acolheu durante os estudos. Assim, a seguir, Alex Mesquita compartilha seus locais prediletos para beber bem na capital argentina:

  • Tres Monos

O Tres Monos fica em uma esquina de Palermo e pode ser resumido como um bar de coquetéis que reúne excelente opções de gastrobar e uma atmosfera descolada. Os coquetéis mudam de acordo com temporadas – mas os drinques clássicos são sempre garantidos.

Repleto de luzes neon, funcionários jovens e até drinques em apresentações divertidas, vale dizer que atualmente o bar é o melhor da Argentina de acordo com a lista do The World’s 50 Best Bars, em que figura na 11ª posição geral.

Tres Monos: Guatemala 4899 – Palermo, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 9 11 2896-9457 / Horário de funcionamento: todos os dias, a partir das 14h / Reservas via site.

  • CoChinChina Bar

CoChinChina tem cardápio e carta de influências francesas e vietnamitas / CNN Viagem & Gastronomia

O CoChiChina também serve ótimos drinques e comidas muito boas, além de estar entre os 50 melhores bares do mundo. O endereço badalado tem mesas cheias do lado de dentro e de fora, em que o ambiente é preenchido com música descolada.

O bar é o projeto solo de estreia de Inés de Los Santos, uma das mais importantes mixologistas argentinas, que criou aqui um ambiente descontraído com menu de drinques autorais e comidinhas de influência vietnamita e francesa.

CoChinChina Bar: Armenia 1540 – Palermo, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 9 11 2247-6452 / Horário de funcionamento:  terça a domingo, das 19h às 3h / Reservas via site.

  • Kōnā Corner

Em Belgrano, o Kōnā conta com um excelente omakase de coquetéis asiáticos. Os drinques são servidos em sete tempos (em doses menores) e oferecem uma viagem pela cultura japonesa que inspira a casa.

Quem está por trás da empreitada é a chef Narda Lepes; já a idealizadora do bar no andar de cima, que conta com DJ todos os dias e uma sala de karaokê, foi Inés de los Santos.  No quesito comida, a casa foca em pratos japoneses tradicionais com toques modernos.

Kōnā Corner: Castañeda 1899 – Belgrano, Buenos Aires – Argentina / Sem telefone / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 19h à 0h; sexta e sábado, das 19h à 1h / Reservas via site

  • Nicky Harrison

 

Difícil não resgatar a era da Lei Seca neste bar, pois aqui se bebe muito bem e o ambiente é totalmente inspirado nesta época antiga com ajuda de luzes baixas, sofás e móveis.

Situado em Palermo, o local completou uma década no ano passado e hoje apresenta carta de vinhos com os principais rótulos de vinícolas argentinas de renome e cardápio com inspiração japonesa que serve ceviches, tiraditos, sashimi e rolls.

Nicky Harrison: Malabia 1764 – Palermo, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 11 4831-0519 / Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, a partir das 20h / Reservas via site

  • El Limón

O El Limón é um bar pequeno com ambiente underground e descolado. O local possui uma carta enxuta com ótimos coquetéis e trabalha a partir de uma coquetelaria autoral.

Um balcão faz a divisa entre a calçada e o interior do bar, que é tocado por Lucas Dávalos. A casa ainda serve pequenos pratos para acompanhar os goles e o atendimento é por ordem de chegada.

El Limón: Castillo 590 – Villa Crespo, Buenos Aires – Argentina / Horário de funcionamento: domingo e segunda, das 18h à 1h; terça, das 19h às 2h; quarta a sábado, das 19h às 3h.