Onde os bartenders bebem? Com Carlos Franco, do Iscondido Bar, em São Paulo
Quer saber onde os bartenders mais famosos do Brasil bebem? Carlos Franco, head bartender do Iscondido Bar, abre o jogo!


Como o próprio Carlos Franco gosta de brincar, sua profissão já veio de berço: o pai era bartender e o primeiro trabalho na área foi aos 17 anos, no extinto 00 São Paulo. Após passar por várias casas, entrou para a equipe do Sala Especial e foi se apaixonando cada vez mais pela arte da mixologia.
Foi lá, inclusive, que conheceu o trabalho de Marcelo Vasconcellos e de Thiago Pereira, este último do Koya88, bar no centro da capital paulista, inaugurado em meio à pandemia.
Franco acompanhou Thiago no saudoso restaurante japonês Tessen e depois seguiu para o Guilhotina, um dos mais badalados bares da cidade e onde recebeu a mentoria do prestigiado bartender Márcio Silva, o que, como ele mesmo diz, mudou sua trajetória profissional.
Atualmente, atua como head bartender do Iscondido Bar, um dos bares secretos de São Paulo. “Gosto que meus coquetéis falem por si, por sabor e aroma, não uma apresentação exagerada”, resume sobre seus mais de 20 drinques autorais disponíveis no menu da casa e que brincam com maestria com ingredientes inusitados e texturas.
Fora do balcão secreto, Carlos prestigia colegas e experimenta novos sabores por São Paulo. A seguir, ele compartilha seus points favoritos na cidade para um bom drink:
Koya88

Sou fã do trabalho do Thiago Pereira e do Thiago Maeda. Então, sempre que possível, vou ao Koya88, casa que fica na Vila Buarque, no centro da cidade. É quase uma obrigação beber um Natsu, drink que leva whisky Dewars 12 anos, pera, creme de framboesa, néctar de maçã verde e calda de maracujá.
Rua Jesuíno Pascoal, 21 – Vila Buarque, São Paulo – SP / Telefone: (11) 94066-8846 / Delivery via WhatsApp.
SubAstor
Gosto muito do SubAstor, bar no subsolo do Astor, que fica na boêmia Vila Madalena. Ao mesmo tempo que tem uma coquetelaria clássica, a casa tenta incorporar uma brasilidade nos coquetéis, utilizando ingredientes característicos dos seis biomas brasileiros. Sou apaixonado pelo Bijoux Caju da casa, que representa a Caatinga e que leva gin, lúpulo, falernum e limão tahiti.
Rua Delfina, 163 – Vila Madalena, São Paulo – SP /Telefone: (11) 5555-2351
O Picco

Sempre que possível vou no O Picco, que, além de drinks autorais e clássicos, serve boas pizzas individuais e maiores, de 30 centímetros. Entre meus pedidos prediletos, está o Lennon, drink autoral frutado e levemente amargo que leva rum, morango, vermute tinto, folha de kaffir, cynar 70 e vinagre de jerez.
Rua Lisboa, 294 – Pinheiros, São Paulo – SP / Telefone: (11) 3081-0066 ou WhatsApp: (11) 99307-7651 / Delivery via iFood e Rappi.