Onde os chefs comem? Com Fabiana Agostini, do Kaspia Brasil e Mia Crudo e Pasta, em SP

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Chef Fabiana Agostini indica os restaurantes que mais gosta de frequentar em São Paulo
Chef Fabiana Agostini indica os restaurantes que mais gosta de frequentar em São Paulo Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo, SP

A chef Fabiana Agostini, descendente de família italiana, teve seu primeiro envolvimento com a gastronomia durante os almoços de domingo em família. Iniciando sua trajetória profissional aos 16 anos, ela ingressou no extinto restaurante Le Tan Tan, onde atuou sob a mentoria de Fred Frank, um experiente chef especializado em culinária francesa.

Após concluir seu estágio, Fabiana trabalhou em renomadas cozinhas do Brasil, França e Espanha. Após seu regresso ao Brasil, a chef atuou em diferentes restaurantes como Pellegrino, Santo Grão, Café Med, Charlo, Café Antique, Le Vin, Le Tan Tan e Makoto. Em 2021 foi convidada a assumir a posição de chef executiva na primeira filial do grupo Caviar Kaspia na América Latina com a missão de tropicalizar o menu da casa no Brasil e incluir outras iguarias além do caviar e também assumiu a cozinha do Mia Crudo e Pasta, o primeiro restaurante italiano do grupo Makoto que abriu recentemente.

Confira a seguir onde a chef gosta de comer em São Paulo:

  • Restaurante Han Kang

“Gosto muito da culinária coreana. Meus filhos e eu costumamos ir com frequência ao bairro Bom Retiro, onde encontramos um restaurante chamado Han Kang, conhecido por sua tradição e sabores picantes. Um prato que amo é o de lulas picantes com gotjang e nira. Além disso, o ambiente é único, com os próprios donos atendendo em coreano e preparando os pratos pessoalmente. Eles produzem seu próprio molho gotjang!”

Restaurante Han Kang: Rua Prates, 379 – Bom Retiro, São Paulo – SP / Funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 22h.  

  • Nit Bar de Tapas
Balcão do Nit Bar de Tapas
Balcão do Nit Bar de Tapas / Divulgação

“O Nit, criado pelo meu amigo e chef Oscar Bosch, é uma verdadeira delícia! Adoro ir com minhas amigas para desfrutar dos tapas que me fazem lembrar da minha estadia na Espanha. Os pratos são deliciosos, e os drinques não ficam atrás. Recomendo as batatas bravas, o bun de pancetta e, para acompanhar, o Mr. Nice Guy, um drinque refrescante e cítrico feito com rum, maracujá e yuzu.”

Nit bar de tapas: R. Oscar Freire, 153 – Jardim Paulista, São Paulo – SP / Funcionamento: terça a sexta, das 17h à 00h; sábado, das 12h à 00h; e domingo, das 12h às 22h. 

  • Makoto
Bolo tres leches do Makoto
Bolo tres leches do Makoto / Divulgação

“Sou fã do Makoto desde a sua abertura. Os pratos quentes são incríveis, como a couve de Bruxelas com molho de kimchee, a deliciosa Makoto Salad com molho de miso e as crocantes tempura flakes. O couve-flor com molho feta é simplesmente imbatível! E para a sobremesa, não deixe de experimentar o delicioso bolo Tres Leches, um bolo macio mergulhado em uma calda de rapadura, abacaxi e merengue. É uma verdadeira paixão!”

Makoto: Av. Magalhães de Castro, 12000 – Morumbi (Shopping Cidade Jardins) e Rua Haddock Lobo, 1626, 4o andar, Cerqueira César,  São Paulo – SP /  Funcionamento: segunda-feira, das 12h às 15h30 e 18h30 às 22h30; terça a quinta, das 12h às 15h30 e das 18h30 às 23h; sexta-feira, das 12h às 16h30 e 18h30 às 23h30; sábado, das 12h às 23h30; e domingo, das 12h às 22h30. 

  • Picchi
Spaghetti frio com camarão carabineiro, uma das etapas do menu degustação do Picchi
Spaghetti frio com camarão carabineiro, uma das etapas do menu degustação do Picchi / Crudo e Gilberto Bronko

“Sob o comando do chef Pier Paolo, o restaurante Picchi resgata minhas memórias afetivas, mas sempre traz um toque inovador. Os pratos são deliciosos, e a sensação de frescor é incrível. Pier Paolo sabe como agradar, por isso sempre peço o menu degustação para me surpreender. Tudo o que já provei lá estava incrível! É um ótimo lugar para um jantar romântico, um almoço de negócios ou para ir com a família. Eu simplesmente adoro!”

Picchi: R. Oscar Freire, 533 – Jardins, São Paulo – SP / Funcionamento: terça a sábado, das 12h às 15h e 19h às 23h, e domingo, das 12h às 16h. Não abre às segundas-feiras.