Onde os chefs comem? Com Fellipe Zanuto, d’A Pizza da Mooca, em Milão

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna, eles abrem o jogo e contam quais são seus restaurantes prediletos

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Nascido e crescido na Mooca, tradicional bairro da Zona Leste de São Paulo, Fellipe Zanuto se formou em gastronomia e acumula no currículo passagens por restaurantes como D.O.M e o antigo KAÁ. Com formação também fora do país, Fellipe apostou em sua primeira empreitada em 2011: a abertura d’A Pizza da Mooca, focada nas redondas napolitanas.

Era o início de uma trajetória marcada por reconhecimentos e prêmios internacionais. Proprietário e chef de cozinha, Fellipe hoje está à frente das duas unidades da pizzaria, uma na Mooca, claro, e outra em Pinheiros.

Por falar em prêmios, A Pizza da Mooca acabou de conquistar mais um lugar entre as 100 melhores pizzarias do mundo: ela figura na 53ª posição do ranking 50 Top Pizza World 2024. Já entre as melhores pizzarias da América Latina, a marca aparece no 4º lugar, dividindo espaço com outras 25 pizzarias brasileiras.

Além da pizzaria, Fellipe é o nome por trás da Hospedaria, restaurante de cozinha de imigrantes, também na Mooca, e do Da Mooca Pizza Shop, primeira pizzaria de estilo romano na capital paulista.

Como bom amante da cultura e da gastronomia da Itália, Fellipe acumula indicações de onde comer bem em Milão, capital da Lombardia, e compartilha a seguir seus endereços prediletos:

Onde comer em Milão, segundo chef Fellipe Zanuto:

Antica Trattoria Della Pesa

É um restaurante com receitas tradicionais, onde são servidos pratos típicos de Milão e da região da Lombardia. A casa soma quase 150 anos de história e, para mim, é o melhor lugar da cidade para comer os clássicos.

Entre as opções, indico o ossobuco com risotto milanese: não tem igual em Milão e é um dos carros-chefe da casa. O famoso bife à milanesa também encontra mesa aqui.

Antica Trattoria Della Pesa: Viale Pasubio, 10 – 20154 Milão – Itália / Tel.: +39 02 655 5741 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h30 às 14h30 e das 19h30 às 23h; fechado aos domingos. 

Ratanà

É um restaurante relativamente novo, do chef milanês Cesare Battisti. Gosto do local pois o chef faz uma releitura da cozinha clássica milanesa, mas de um jeito sutil, sem muito invencionismo.

O destaque do menu vai para qualquer prato que tenha polpettas. Não tem como errar com um pedido desses. Mas há ainda vitello tonnato, risotos e costoletta (que deve ser pedida com dois dias de antecedência). Além da comida, o ambiente também é muito bom e a carta de vinhos é excelente.

Ratanà: Via Gaetano de Castillia, 28 – 20124, Milão – Itália / Tel.: +39 02 8712 8855 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 14h30 e das 19h às 23h.

DaZero

Para mim, a DaZero é uma das melhores pizzarias da Itália, com unidades espalhadas por Milão, bem como presença em cidades como Turim, Bolonha e em Florença.

As entradas são excelentes e as combinações das pizzas são muito boas, com pedidas clássicas, como marinara e margherita, e outras especiais, como com creme de abobrinha, fior di latte, chips de abobrinha e pancetta artesanal ou ainda com anchovas, stracciatella e tomates-cereja.

DaZero: consulte endereços, telefones e horários de todas as unidades aqui

Luini Panzerotti

É uma instituição de Milão. O local funciona desde 1888 e fica nos arredores do Duomo. Ali, a equipe faz os Panzerotti (espécie de pizza frita) em uma portinha minúscula. É ideal para uma paradinha apetitosa entre um passeio e outro, mas atenção: as filas são grandes a qualquer hora do dia.

Também fique de olho no calendário, pois a casa costuma fechar por um período no verão, geralmente entre julho e agosto.

Panzerotti Luini: Via Santa Radegonda, 16, 20121 / Tel.: +39 02 8646 1917 / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 20h.

Osteria Conchetta


A casa serve especialidades da culinária milanesa. A equipe faz o bife à milanesa tradicional, que eles chamam de orecchia d’elefante, que é um bife gigantesco e muito bom. É uma costeleta de porco de 500 gramas com osso que é empanada e frita.

Costeleta de vitelo e ossobuco à milanesa também estão entre as opções do cardápio.

Osteria Conchetta: Via Conchetta, 8 – 20136 Milão, Itália / Tel.: +39 02 837 2917 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 19h às 23h; sábado e domingo, das 12h30 às 14h30 e das 19h30 às 23h.

Restaurante Cepa sai do Tatuapé e abre as portas em Pinheiros

Tópicos