Onde os chefs comem? Com Fernanda Pamplona, da Albero dei Gelati, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes predileto

Fernanda Pamplona trouxe para o Brasil a sorveteria italiana Albero dei Gelati
Fernanda Pamplona trouxe para o Brasil a sorveteria italiana Albero dei Gelati Bruno Geraldi

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Fernanda Pamplona está à frente da Albero dei Gelati e tem um lema bem especial: “tudo que é bom pode virar gelato”.

Esse olhar carinhoso sobre os ingredientes, ela carrega há muitos anos, desde que trabalhou na prefeitura de São Paulo e operou alguns projetos em Parelheiros, conhecendo a comunidade e os pequenos produtores da região.

Quando foi morar na Itália com a família, conheceu a matriz da Albero dei Gelati, em Milão, e descobriu nas paredes da gelateria a conexão das suas paixões: a pequena produção, a sustentabilidade e o gelato.

No dia a dia da gelateria, além de ser a responsável pela criação dos sabores, Fernanda também toca toda a parte operacional e mantém uma relação bastante estreita com os produtores.

“As indicações têm como base lugares que priorizam o uso de ingredientes frescos. Assim como busco trazer na Albero dei Gelati, gosto de conhecer e frequentar endereços onde sei que existe a preocupação com a sazonalidade e respeito aos insumos na hora de entregar as receitas com ingredientes de qualidade”, comenta Fernanda.

Confira a seguir os locais prediletos da chef em São Paulo.

Motique Restaurante

Salada de couve-flor com queijo coalha do Motique / Estudio Cumaru

Um restaurante em Pinheiros com a cozinha comandada por Victor Magri. A beleza e simpatia da Charlotte no atendimento complementam o charme de um espaço lindo e aconchegante.

Foi o melhor Bao que comi nos últimos tempos, feito com camarão tempurá. A salada de couve-flor e o queijo coalho também é imperdível.

Motique Restaurante: Rua Simão Álvares, 985, Pinheiros – São Paulo – SP / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 12h   às 15h e das 18h às 23h; sábado, das 12h às 23h; e domingo, das 12h às 16h. Não abre às segundas-feiras. 

Cepa 

Socarrat picante de lula e aioli do Cepa / Giuliana Nogueira

Um restaurante no Tatuapé comandado pelo chef Lucas Dante e a sommeliere Gabrielli Fleming. Achei as entradas do cardápio nota 10.

A maminha ao ponto da casa é imperdível e recomendo muito um bate-papo com a Gabrielli para indicar um delicioso vinho para harmonizar com a comida que servem. Nota-se a preocupação com os ingredientes selecionados em preparos que respeitam a sazonalidade. Acho o endereço imperdível!

Cepa: Rua Antônio Camardo, 895, Tatuapé – São Paulo – SP / Tel.: (11) 2096-0687 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 12h às 15h; sábado, das 12h às 16h e das 19h30 às 23h; e domingo, das 12h às 16h. Não abre às segundas-feiras. 

Carlos Pizza 

Carlos Pizza / Lucas Terribili

Quando o desejo é pizza, logo me vem a Carlos Pizza na cabeça. Eles servem uma redonda sempre perfeita com a massa fina e crocante, o que para mim é fantástico, pois gosto de comer sem talheres. Os insumos utilizados nos preparos são sempre de qualidade e o recheio é colocado na medida certa.

Carlos Pizza: Al. Tietê, 658 – Jardins / Tel.: (11) 3088-0666 e Rua da Harmonia, 501 – Vila Madalena – São Paulo – SP / Tel.: (11) 3813-2017 / Horário de funcionamento: domingo a quinta, das 18h às 23h30, e sexta e sábado até às 24h.

Mila SP 

Pasta seca com fonduta de queijo Chouchou e guanciale / Lais Acsa

Não posso deixar de indicar um restaurante italiano nesta lida. Logo, um lugar que tenho gostado muito é o Mila SP, na rua Bandeira Paulista.

Lá eles oferecem um espaço gostoso onde sentamos e não gostaríamos de levantar, atendimento sempre muito atencioso e uma cozinha aberta onde podemos acompanhar o charme do chef Pedro Pineda a orquestrar a cozinha.

Dentre as pedidas no cardápio, gosto muito do pappardelle com ragù branco e o polvo grelhado.

Mila SP: Rua Bandeira Paulista, 1.096, Itaim – São Paulo – SP / WhatsApp: (11) 2925-8442 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 23h; sábado, das 13h às 18h e das 19h às 23h; e domingo, das 13h às 17h30. Não abre às segundas-feiras. 

Vivianne Wakuda 

choux cream vivianne wakuda
Choux com creme de baunilha da Vivi Wakuda / Daniela Filomeno

Se você busca por uma sobremesa servida com perfeição desde a sua apresentação até o sabor, pode buscar a chef patissier Vivi Wakuda.

Tudo que é preparado por lá tem muita delicadeza só de olhar. No cardápio, a choux com creme de baunilha não pode deixar de pedir. E tiro o chapéu para o bolo de limão e pistache com um equilíbrio surreal.

Vivianne Wakuda: Al. Nhambiquaras, 1.410, Moema – São Paulo – SP / Horário de funcionamento: terça a sábado das 9h30 às 18h.

La guapa

Reprodução Instagram La Guapa

Uma dica boa para um lanche rápido é o La Guapa Empanadas da Paola Carosella. Amo os sabores que ela serve o quitute, sempre bem recheadas e saborosas, além de estarem no mesmo padrão e um fator que considero muito importante: ingredientes frescos.

La Guapa: Diversos endereços, clique aqui para conferir.

Geiko-San 

Geiko-San é comandado pelo chef Fabrizio Matsumoto/ Reprodução/Instagram

Gosto de sentar no balcão e admirar o lindo trabalho do chef Fabrizio Matsumoto. Ali não tem como errar no pedido, pode pedir qualquer item do menu e tenho certeza que não irá se decepcionar.

Eles servem uma culinária japonesa onde conciliam o tradicional com contemporâneo e sempre que estou com vontade de comida japonesa, o endereço é uma das primeiras opções.

Geiko-San: Rua Haddock Lobo, 1.416, Cerqueira Cesar / Tel.: (11) 3061-0150 / 99135-5321 / Horário de funcionamento: segunda a quarta, das 19h às 24h; quinta e sexta, das 19h às 00h30; e sábado, das 12h30 às 16h e das 19h30 às 00h30. Não abre aos domingos.


Mais Recentes da CNN