Onde os chefs comem? Com Fih Fernandes, do Fôrno e Holy Burger, em SP

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Filipe Fernandos, o Fih, chef por trás do Fôrno e do Holy Burger
Filipe Fernandos, o Fih, chef por trás do Fôrno e do Holy Burger Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo, SP

Apaixonado confesso pela cozinha, Filipe Fernandes, o “Fih”, é um cozinheiro autodidata. A carreira junto aos fogões e panelas começou há cerca de 10 anos.

Foi neste período, em 2013, que iniciou sua jornada profissional no Holy Burger, hamburgueria na Vila Buarque, no centro de São Paulo, que serve hambúrgueres fartos acompanhados de batatinhas crocantes e que dispõe de algumas mesas na calçada.

A poucos passos da hamburgueria fica o Fôrno, restaurante de cozinha casual de espaço moderninho com artes e grafites nas paredes. Ali, Fih também comanda a cozinha há quase seis anos, em que chegam à mesa massas e sanduíches, incluindo o carro-chefe: o sanduíche de pastrami.

Fã da brasa, sua cozinha tem uma clara influência americana e casual. Mas além das casas que comanda, o chef também sai pela capital paulista em busca de outras experiências e sabores.

A seguir, confira os endereços prediletos do chef Filipe “Fih” Fernandes em São Paulo:

  • Imakay

Tataki de atum do Imakay
Tataki de atum do Imakay / Obake Fotografia

Adoro ir no Imakay para sentar no balcão e provar os peixes frescos que a casa nos oferece. Dentre eles, destaco o atum gordo ou o brasileiro.

Também sou fã dos peixes curados: aprecio muito a técnica e o restaurante tem opções interessantes no cardápio.

Imakay: Rua Urussuí, 330 – Itaim Bibi, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3078-7786 / Horário de funcionamento: almoço de segunda a sexta, das 12h às 15h, e sábado, das 12h30 às 16h; jantar de segunda e terça, das 19h às 23h, e quarta a sábado, das 23h à 0h.

  • LosDos Taqueria

LosDos serve diversas versões de taco na região de Pinheiros / Marcela Oliveira

A LosDos, dos chefs Caio Alciati e João Gertel, tem uma vibe de comida de rua. É um bom lugar para sentar na calçada com uma cervejinha na mão e comer um taco bem raiz.

Na casa na região do Largo da Batata, as iguarias mexicanas são feitas com tortilhas de milho com muita técnica e qualidade, em que as versões vão desde as feitas com porco, cordeiro desfiado, couve-flor e abóbora, por exemplo. Tudo é muito gostoso.

LosDos Taqueria: Rua Guaicui, 26 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3539-4539 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 12h às 15h e das 18h às 23h30; sábado, das 13h às 23h30, e domingo, das 13h às 20h.

  • Moela

moela bar
Moela serve bem feitos clássicos de bar, como bolinhos, croquetes, porções e batidas alcóolicas / Reprodução/Instagram

O Moela oferece uma comida de rua com qualidade e ingredientes muito bacanas. Acho as releituras do chef Rômulo Morente muito legais.

As duas unidades do bar, em Pinheiros e na Santa Cecília, servem batidas, croquetes e bolinhos já clássicos, como por exemplo o de milho com gorgonzola e o de arroz de beterraba com queijo de cabra.

Moela Pinheiros: Rua Cardeal Arcoverde, 2320 – Pinheiros,, São Paulo – SP / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 16h às 23h; sexta, das 16h à 0h; sábado, das 12h à 0h, e domingo, das 12h às 18h.
Moela Santa Cecília: Rua Canuto do Val, 136 – Santa Cecília, São Paulo – SP / Horário de funcionamento: segunda-feira, das 16h às 23h; terça a quinta, das 14h às 23h; sexta, das 14h à 0h; sábado, das 12h à 0h, e domingo, das 12h à 0h.

  • Izakaya Matsu

Eu adoro sentar com meus amigos nas mesas do andar superior do Izakaya Matsu para comer pratos fartos de karê enquanto tomamos cerveja.

As opções com karê podem ser com milanesa de copa lombo suíno, frango frito no estilo japonês, berinjela frita e camarão a milanesa, para citar alguns.

O balcão também é concorrido e a casa tem ótimos preços.

Izakaya Matsu: Avenida Pedroso de Morais, 403 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3812-9439 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 18h às 23h (último pedido às 22h30).

  • Borgo Mooca

Para mim, tudo o que o chef Matheus Zanchini faz é porrada! Suas receitas são cheias de frescor. Eu sou muito fã dos crudos do Borgo e amo o fato do restaurante trabalhar com um cardápio semanal.

Vale lembrar que de quarta a sexta-feira a casa também serve almoço executivo por R$ 88 com direito à entrada, prato principal e sobremesa.

Borgo Mooca: Rua Barão de Tatuí, 302 – Santa Cecília, São Paulo – SP / Tel.: (11) 97574-3213 / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 12h às 15h30 e das 19h às 23h; domingo, das 12h às 17h.