Onde os chefs comem? Com Jess Hulme, do Pitanga Restaurante, em Niterói

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

A chef Jess Hulme, nome à frente do Pitanga Restaurante, em Niterói
A chef Jess Hulme, nome à frente do Pitanga Restaurante, em Niterói Luiza Chataignier

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Rio de Janeiro, RJ

A chef Jess Hulme acumula uma extensa bagagem internacional em seu currículo: trabalhou em restaurantes em Lisboa, cursou gestão em gastronomia na Le Cordon Bleu de Londres e atuou ainda na região da Sicília, na Itália, onde aprendeu sobre a gastronomia local.

Hoje ela pilota os fogões do Pitanga ao ar livre, restaurante na praia de Itacoatiara, em Niterói. Jess chefia a casa ao lado do marido, Marcelo Weiler, em que serve menu-degustação e pratos à la carte com insumos sazonais e da horta do próprio jardim.

Além de suas viagens, muitas das inspirações vêm dos livros de receitas de suas avós, uma brasileira e cozinheira de frutos do mar, outra criada na Alemanha e que lhe deu a melhor receita de torta de maçã. Até o pai não escapa: também é chef de cozinha e ensinou-lhe a trabalhar com peixes.

Fora da cozinha do Pitanga, Jess experimenta outros sabores pelo estado e compartilha abaixo seus endereços prediletos para onde comer bem no Rio, em Niterói e em Búzios:

Rio de Janeiro

  • Lilia

Ambiente interno do Lilia, restaurante no Rio de Janeiro
Ambiente interno do Lilia, que fica na Lapa, no centro do Rio / Reprodução/Instagram

“Casa do chef Lúcio Vieira, o Lilia apresenta uma cozinha original, moderna, bem trabalhada, refinada e com preços justos.

É um dos meus restaurantes preferidos no Rio, já que os menus são criativos e os pratos muito bem elaborados, daqueles que a gente come primeiro com olhos e depois com a boca, com satisfação do início ao fim.

O custo-benefício é ótimo e saímos de lá com vontade de voltar no dia seguinte. E o melhor de tudo é que abre às segundas-feiras, dia oficial de folga para cozinheiros e restaurateurs.”

Lilia: Rua do Senado, 45, Lapa – Rio de Janeiro- RJ / Tel: (21) 98777-5660 / Horário de funcionamento: almoço de segunda a sexta, das 11h30 às 15h; sábado e domingo, das 12h às 16h; jantar de terça a sábado, das 19h30 às 23h.

  • Trégua Cozinha

“Comandado pelo casal de chefs Victor Lima e Ana Paula Souza, o restaurante é um achado em Laranjeiras, na Zona Sul, já que faz combinações ousadas e nos oferece técnicas de alta gastronomia – tudo isso em um ambiente em que cabem sentadas apenas 13 pessoas.

Para mim o Trégua tem o melhor custo-benefício do Rio, em que entrega muita qualidade em um menu enxuto e criativo.”

Trégua Cozinha: Rua das Laranjeiras, 371, C – Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ / Tel: (21) 3149-2633 /  Horário de funcionamento: quarta-feira a sábado, das 12h às 15h30 e das 19h30 às 22h.

  • Haru Sushi

Haru Sushi trabalha com omakase, ou seja, refeições com base nas escolhas do chef / Fabio Wright

“O Haru hoje é meu restaurante japonês favorito no Rio. Quem passa na frente daquela calçada de Copacabana e sobe as escadas passa por um verdadeiro “portal mágico” dos hashis.

Os peixes frescos ganham destaque junto dos ingredientes de qualidade e muito bem trabalhados pela casa. É para não se arrepender!”

Haru: Rua Raimundo Corrêa, 10, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ / Tel: (21) 2547-6867 / Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 12h às 23h30; salão superior até às 16h para almoço e após 18h para jantar; fechado no primeiro domingo do mês. 

Niterói

  • Amana Restaurante

“Localizado na região oceânica de Niterói, o Amana é um restaurante intimista por natureza e oferece uma gastronomia sazonal, sustentável e local.

O chef Leo Guida proporcionou uma alegria imensurável aos niteroienses: um excelente restaurante para jantar nessa cidade escassa de boas opções. O local é uma ótima pedida para um jantar romântico, com menus-degustação sazonais maravilhosos. Ele ainda harmoniza com bons drinques e vinhos nacionais.”

Amana Restaurante: Avenida do Canal, 145, Itaipu – Niterói – Rio de Janeiro – RJ. Tel: (21) 96512-4667. Horário de funcionamento: sexta e sábado, das 20h à 0h30; e domingos, das 14h às 18h.

  • Taberna do Darwin

“A Taberna é um restaurante de família e não é porque meu pai é o chef, mas porque é desses restaurantes que você se sente em casa e come bem. O sabor é o que vem em primeiro lugar, sendo a principal preocupação do chef Sabino. De brinde os clientes têm a Serra da Tiririca rodeando o restaurante e entregando um clima de montanha delicioso.”

Taberna do Darwin: Rua Pau Brasil, 14, quadra 15 – Engenho do Mato, Niterói – RJ / Tel: (21) 97068-7788 / Horário de funcionamento: sábado e domingo, das 12h às 17h. 

Búzios

  • Rocka Restaurant & Beach Lounge

“Comandada pelo chef argentino Gustavo Rinkevich, a casa tem uma culinária moderna que aproveita produtos e insumos da região, imprimindo sabores brasileiros e toque praiano. O Rocka é meu estilo de restaurante e às vezes tenho vontade de viajar só para comer lá.

O ambiente delicioso fica em frente à Praia Brava, mas o melhor é mesmo a comida. Os pratos são muito ricos em detalhes e sabor. Lá come-se bem desde a lula de Arraial do Cabo até um ravioli de leitão. Um primor.”

Rocka Restaurant & Beach Lounge: Rua Praia Brava, 13, Brava, Armação dos Búzios – RJ / Tel: (22) 2623-6159 / Horário de funcionamento: domingo e segunda-feira, das 11h às 17h; quarta e quinta-feira, das 11h às 17h; sexta e sábado, das 11h às 17h30; fechado às terças-feiras.