Onde os chefs comem? Com Rodrigo Einsfeld, do Handz, em São Paulo
Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos
Natural de Petrópolis (RJ), o chef Rodrigo Einsfeld não começou a carreira na cozinha. Na verdade, mudou-se ainda jovem para a capital paulista para perseguir as profissões de ator e modelo. A comida, no entanto, falou mais alto, já que se apaixonou pela gastronomia e buscou se profissionalizar.
Se formou na Anhembi Morumbi e se especializou em cursos como o da chef Morena Leite e o de artes culinárias no Kendall College, em Chicago. Passou por algumas casas em São Paulo e no Rio até abrir o gastrobar Barê e participar da primeira edição do MasterChef Profissionais.
Ficou ainda uma temporada ao lado da chef Dominique Crenn em São Francisco, a única mulher a pilotar um restaurante três estrelas Michelin nos Estados Unidos, e foi durante dois anos chef executivo da Tartuferia San Paolo.
Hoje, Rodrigo é o nome por trás das três unidades do Handz, restaurante de pegada casual com duas casas em São Paulo e uma no Rio. Além de cuidar do menu dos endereços, o chef experimenta outros sabores e divide a seguir seus endereços prediletos para comer bem na capital paulista:
Casa Garabed
Fundada em 1951, a Casa Garabed é o lugar perfeito para esfihas especiais. É um dos restaurantes onde me sinto acolhido, verdadeiramente em casa com o melhor da culinária árabe em São Paulo.
Um detalhe que chama a atenção é o forno a lenha onde são assados quibes, kaftas, esfihas e muito mais. Delícias como kafta com homus, bastrmá com ovos e belewa de nozes também estão no menu.
Casa Garabed: Rua José Margarido, 216 – Santana, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2976-2750 e (11) 2979-3943 / Funcionamento: de quarta a domingo, das 12h às 21h.
Z Deli
Presente na capital paulista desde 1981, a Z Deli me conquistou porque possui uma gastronomia que conforta. Com seus snacks, burgers, sanduíches e cachorros-quentes únicos, é um local que frequento há muito tempo, pois a culinária descomplicada me fascina.
A marca já é figurinha carimbada entre as melhores hamburguerias de São Paulo e a unidade do centro serve também café da manhã e brunch.
Z Deli: confira endereços, contatos e horários de funcionamento neste link.
Sushi Hiroshi
Localizado em Santana, fora do eixo gastronômico da capital paulista, o Sushi Hiroshi me encanta pela excelência e pela qualidade da entrega.
A casa já possui 27 anos de tradição e tem um extenso cardápio de entradas, sushis e sashimis, assim como combinados, tempurás, yakisobas, donburimono e pratos na chapa, entre outros. De segunda a sexta também há cardápio de executivos.
Sushi Hiroshi: Rua Capitão Manuel Novaes, 189 – Santana, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2979-6677 / Funcionamento: segunda, terça, quinta e sexta, das 11h30 às 14h30 e das 18h30 às 22h30; sábado e domingo, das 12h às 15h e das 18h30 às 22h30; fechado às quartas-feiras.
Mocotó
O Mocotó representa a culinária brasileira e leva todo o tempero da comida sertaneja para a Zona Norte de São Paulo. Os dadinhos de tapioca são ícones do menu, mas há ainda joelho de porco, baião de dois, favada, rabada com xerém de milho e caipirinha com cachaça.
Adoro ir na unidade da Vila Medeiros, local bastante aconchegante, que foi fundado em 1973 por José de Almeida como uma casa do norte e que hoje é comandada por seu filho, meu xará, Rodrigo Oliveira. No ano passado, o restaurante completou 50 anos de trajetória.
Mocotó: Av. Nossa Sra. do Loreto, 1100 – Vila Medeiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2951-3056 / Funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 23h; sábado, das 11h30 às 23h e aos domingo, das 11h30 às 17h / Unidades também na Vila Leopoldina e no Shopping D.
Ráscal
Com dez unidades espalhadas por São Paulo, o Ráscal é um dos meus lugares preferidos na cidade por conta da interação da cozinha com o público. As cozinhas dos endereços são todas no centro do salão e a comida tem viés mediterrâneo, com bufê e opções à la carte.
A combinação do ambiente informal, caloroso e da gastronomia muito saborosa é perfeita para mim. Vale destacar que o Ráscal completou três décadas de trajetória neste ano, já que a primeira casa, na varanda do Shopping Iguatemi, abriu em 1994.
Ráscal: confira endereços, contatos e horários de funcionamento neste link.
Restaurantes de NY, Chicago e Washington recebem estrelas Michelin