Uma dose de cachaça e um petisco, por favor!
Branquinha, pinga, água que passarinho não bebe, malvada… não importa como você chama. Considerado produto cultural do país, a cachaça é celebrada no dia 13 de setembro. Com isso, selecionamos seis lugares em São Paulo para apreciar a bebida em grande estilo
Inspirado nos botequins paulistas dos anos 60, o Bar do Arnesto oferece carta de cachaça com mais de 500 rótulos e cervejas de garrafa sempre geladíssimas. Para acompanhar, petiscos tradicionais como a especialidade da casa (carne desfiada puxada no azeite com hortelã) e as famosas coxinhas Bechamel, além de filés e picanha no réchaud.
R. Min. Jesuíno Cardoso, 207 – Vila Nova Conceição
Localizada ao lado do restaurante original, na Vila Medeiros, a casa foi criada para complementar os serviços do Mocotó e apresentar os pratos inspirados na culinária sertaneja de um modo autoral. O restaurante conta com uma excelente carta de drinques à base de cachaça e rótulos nacionais, que harmonizam perfeitamente com os pratos mais descontraídos da casa, caso do Porcaria, tábua com linguiça da casa, embutidos Cinque e presunto Salamanca, porco confitado, croqueta de porco e conservas.
Av. Nossa Sra. do Lorêto, 1108 – Vila Medeiros
A casa, que fica localizada no boêmio bairro da Vila Madalena, dispõe de mais de 50 rótulo de cachaça, incluindo drinques à base da bebida e mais de 150 de cervejas especiais. O cardápio de comidinhas é cheio de opções deliciosas, com destaque para o hambúrguer artesanal, o sanduíche de pão de queijo com pernil desfiado e o bolinho de mexidinho recheado com queijo canastra.
Rua Aspicuelta, 271 – Vila Madalena
No centro de São Paulo, no bairro de Santa Cecília, a casa conta com imbatíveis 1.100 rótulos de cachaça. No menu, delícias da culinária baiana, como o acarajé, abará e o baião de dois. E com a confiança de um especialista, a casa oferece degustações e cursos para quem quer se aprofundar no mundo da bebida.
R. Martim Francisco, 529 – Santa Cecilia
Um dos mais prestigiados mixologistas da atualizada, Jean Ponce, exercita sua mágica por trás do balcão do Bar Guarita, em Pinheiros. Há opções para todos os gostos, inclusive drinques à base de cachaça, que além de serem deliciosos, valorizam o sabor e preservam sua identidade. De quebra, dá para saborear um bolovo dos deuses ou uma deliciosa pizza feito no forno a lenha.
R. Simão Álvares, 952 – Pinheiros
Se não curtir apreciar a cachaça pura, no Veloso vale experimentar a bebida nos diversos sabores de caipirinhas da casa, entre as mais pedidas, a de jabuticaba ou de carambola com manjericão. É a combinação perfeita para degustar com as famosas coxinhas com catupiry.
R. Conceição Veloso, 54 – Vila Mariana
Fotos: divulgação/facebook