Hotel Fasano Salvador: onde luxo e tradição se encontram em prédio de 1930

De frente para a Baía de Todos os Santos e instalado em edifício tombado que foi sede do jornal A Tarde, Fasano Salvador tem papel central na hotelaria de luxo da capital baiana

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Salvador, Bahia

Aberto em 2018, o Fasano Salvador desde então ocupava um lugar cativo em minha lista de hotéis para conhecer no Brasil. A personalidade forte e a excelência da marca se instalaram no que foi por 45 anos a sede do jornal A Tarde, em um edifício tombado como Bem Cultural da Bahia de frente para a Praça Castro Alves e com vistas panorâmicas para a Baía de Todos os Santos.

Somente esta descrição já era responsável por toda a minha excitação em reservar um quarto neste hotel, o qual passou a ter papel central na hotelaria de luxo na capital baiana, elevando os padrões de serviço e hospitalidade na região.

Uma vez aqui, percebemos que os detalhes vão além e fazem toda a diferença na estadia, começando pela exímia preservação do prédio histórico, em que foram mantidas características originais ao mesmo tempo que se imprimiu o toque Fasano, até a gastronomia apurada que é marca registrada do grupo.

Lobby e acomodações luxuosas

Situado a apenas dez minutos de ícones da cidade, como o Elevador Lacerda, as igrejas centenárias e o Pelourinho, o hotel mantém os letreiros que formam o título do jornal preservados junto das letras garrafais do “Fasano”, que nos dão as boas-vindas ao passarmos pela porta do lobby. Ele se abre para uma atmosfera que equilibra traços art déco da década de 1930 e toques contemporâneos em madeiras escuras.

Uma mistura de tecidos e texturas logo se fazem presentes pelo ambiente, com cores que vão de tons de azul com uso de linhos e rendas – mármore carrara e granito verde alpi também dão as caras por aqui como revestimentos originais das paredes e do piso.

Por falar em originalidade, foram mantidos ainda o desenho original das portas dos quartos e das janelas superiores das portas, as quais foram transformadas em luminárias. Para nosso maior conforto, um tratamento acústico foi aplicado nas janelas e portas.

São ao todo 11 andares e 70 quartos, os quais variam de 26 m² a 73 m² e vão da categoria Superior até a Suíte Deluxe Frente Mar. Um dos destaques é o quarto de nº 106, que foi a antiga sala da presidência do jornal A Tarde e onde hoje brilham o piso de taco e os painéis de jacarandá originais.

Os banheiros são todos em mármore e todos os quartos, indistintamente, são equipados com as linhas elegantes, as madeiras escuras e os seletos móveis nobres em meio a uma decoração nada exagerada tão fiel ao Fasano.

Rooftop para Baía de Todos os Santos

No último andar do hotel fica o rooftop, o qual reúne algumas das áreas comuns e comodidades, como deque com piscina revestida por granito, bar, spa e academia. Como é de se esperar, a piscina possui vistas fenomenais para o mar em frente.

Junto de uma boa e tradicional porção de acarajé com uma caipirinha em mãos (ou água de coco, claro), sentar em uma das espreguiçadeiras e curtir o calor na sombra prova que o Fasano é também ponto de descanso e desconexão.

Tais atributos se estendem ao spa, também aberto a não hóspedes, que oferece terapias focadas em corpo e mente. No menu há até uma exclusiva, batizada de Ritual Baía de Todos os Santos, inspirada na capital baiana.

Ela inclui uma lista para lá de relaxante de procedimentos, como escalda pés de arruda, sal grosso, sálvia e lavanda; esfoliação com sal grosso, bicarbonato e envoltura de ervas e, por fim, massagem energizante com óleo de mirra.

Restaurante Fasano Salvador

Levando toda a expertise italiana que tanto faz a fama do grupo até Salvador, o Fasano não fica de fora da seleção dos melhores restaurantes da cidade.

Dividido em dois ambientes, com um bar central e pé direito alto, a estética da década de 1930 foi preservada. As paredes têm revestimento em palha de bananeira e os lustres são feitos com antigas peças de fabricação de açúcar.

Acessada por uma escada metálica em caracol também original do edifício, a adega climatizada provê rótulos escolhidos a dedo, em que o ambiente também pode ser palco de jantares e eventos privativos para grupos de até seis pessoas.

No cardápio, encontramos clássicos da gastronomia da marca, mas também criações adaptadas para o gosto e a culinária local. Um delicioso carpaccio de polvo pode ser boa entrada, seguido por grelhado de frutos do mar com saboroso molho à base de camarão, peixe, mostarda e limão.

Antepastos, massas, carnes, risotos e uma “seleção baiana” com direito a bobó, moqueca e cocada completam os itens. Os carros-chefes também encontram mesa, como o Ossobuco de Vitela, o Spaghetti alla Carbonara e o já clássico Tiramisù do Fasano, um must-have em qualquer hotel do grupo.

Hotel Fasano Salvador
Praça Castro Alves, 05 – Salvador, Bahia
Tel: (71) 2201 -6300
E-mail: ssa@fasano.com.br / Reservas via site.