Itália proíbe entrada de grandes cruzeiros nos canais de Veneza

Impedimento entra em vigor a partir de 1º de agosto e vai barrar navios com mais de 25 mil toneladas

Most beautiful and visited view from Accademia Bridge on Grand Canal in Venice, Venice is the major tourist destination in Italy, always crowded with tourist and visitors. Image taken at sunset with my Canon 6D on Jun 2016.  • Getty Images
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Foto: Getty Images

Por Angelo Amante, Giuseppe Fonte e Gavin Jones, da Reuters

A Itália proibiu na terça-feira (13) que grandes navios cruzem o canal turístico de Veneza. O objetivo é defender ecossistema e patrimônio do destino, colocando as demandas dos residentes e entidades culturais na frente das da indústria turística.

O governo decidiu agir depois que a Organização das Nações Unidas para a Cultura, UNESCO, ameaçou colocar o país em uma "lista negra" por não proibir transatlânticos no Patrimônio Mundial, disseram fontes do gabinete.

A proibição entra em vigor a partir de 1º de agosto, barrando navios com mais de 25 mil toneladas no Canal Giudecca, que passa pela Praça de São Marcos, o marco mais famoso da cidade. "Estou orgulhoso deste compromisso que foi honrado", disse o ministro da Cultura, Dario Franceschini, em um tweet anunciando a aprovação do decreto pelo gabinete, confirmando o relatório anterior da Reuters.

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A legislação, que provavelmente afetará os negócios de empresas de cruzeiros como a Carnival Cruises, prevê uma compensação para as empresas e trabalhadores envolvidos, disse um comunicado do Ministério da Cultura. Os cruzeiros carnavalescos não estavam disponíveis para comentar.

Os residentes de Veneza e a comunidade internacional vêm pedindo aos governos há anos que proíbam os navios de grande porte de passar pelo canal, poluindo e ameaçando a estabilidade de seus edifícios e do frágil ecossistema. Tais preocupações vão de encontro aos interesses de autoridades portuárias e operadoras de turismo, que afirmam que a cidade precisa dos negócios oferecidos pela indústria de cruzeiros.

O limite de 25.000 toneladas significa que apenas pequenas balsas de passageiros e navios de carga podem usar o Giudecca, excluindo todos os navios de cruzeiro que normalmente pesam, pelo menos, quatro vezes mais e podem chegar a mais de 200.000 toneladas.

Francesco Galietti, diretor italiano da Associação Comercial internacional da indústria de cruzeiros CLIA, disse que o grupo deu as boas-vindas a uma rota alternativa para os navios de cruzeiro e chamou o último movimento do governo de "um grande passo".

Sem locais para atracar.
No passado, Roma já aprovou inúmeras leis para limitar o acesso de navios a um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, mas um ponto de atracação alternativo ainda não está pronto. Os residentes protestaram em junho, quando a MSC Orchestra, de 92.000 toneladas, navegou pelo canal a caminho da Croácia e da Grécia, atraindo a atenção da mídia internacional.

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Em abril, o governo do primeiro-ministro Mario Draghi aprovou um decreto para construir um terminal fora da lagoa, onde navios de passageiros com mais de 40.000 toneladas e de contêineres possam atracar. A licitação foi publicada em 29 de junho.

Nesse ínterim, grandes barcos foram instruídos a atracar no porto industrial de Marghera, mas essa solução intermediária ainda não está pronta porque Marghera carece de um ponto de atracação adequado para navios.

O decreto do governo nomeia um comissário especial para acelerar a operação da estação de ancoragem em Marghera. Alessandro Santi, que chefia a Federagenti, um lobby nacional de navegação, disse que o governo não está levando em consideração o setor com uma abordagem "lamentável e que cria ressentimento".

Ele acusou Roma de ouvir a UNESCO e os lobistas da cultura internacional, enquanto ignorava "cidadãos e empresários" locais. "Limitar a passagem de navios não resolverá as dificuldades de Veneza como cidade", disse ele.