Córsega, a Ilha da Beleza, na França
A chegada à Córsega pelo mar presenteia com vistas de suas falésias verticais, por isso é conhecida como Montanha no Meio do Mar. Terra de Napoleão, os franceses a chamam de Ilha da Beleza, enquanto os gregos, Ilha Sublime, tamanho o esplendor desta ilha que fica ao sul da França

A Córsega conta com uma natureza exuberante, com um mix de montanhas, falésias, praias com água azul-turquesa, calanques avermelhados e uma história riquíssima.
Por sua privilegiada localização, foi muito disputada na rota do comércio, passou por inúmeras guerras do Mediterrâneo e teve ocupação de diversos povos, como os toscanos, pisanos, espanhóis, mouros, genoveses e, claro, franceses.
Na ilha, atrações e atividades que agradam a todos, desde esportistas, com mergulho nas águas translúcidas, em Santa Giulia ou Palombaggia; os amantes de trilhas que podem explorar as diversas paisagens emblemáticas do sul da Córsega, como os picos de Bavella ou a floresta de Ospedale. Os apreciadores de história podem visitar Ajaccio, cidade natal de Napoleão, ou ainda Bonifácio, com sua história-lenda sobre a Escadaria do Rei de Aragão, onde todos os caminhos da cidade levam à vertiginosa escada de 187 degraus.
Escolha um bom hotel em uma cidade-base, como Bonifácio, Porto-Vecchio ou Ajaccio, alugue um carro e saia desbravando as inúmeras cidadezinhas e locais inesquecíveis dessa grande ilha.
5 Atrações imperdíveis na Córsega
Bonifácio: uma gigantesca falésia abriga a cidade mais antiga da Córsega, cercada por mar azul-turquesa e casas cor areia. Na parte baixa, onde fica a marina com iates gigantescos ancorados, restaurantes, bares e lojinhas dividem a atenção dos turistas. No topo da falésia, história, ruas estreitas e um pôr do sol absolutamente imperdível.

Ilhas Lavezzi: o arquipélago é uma reserva natural para algumas espécies de peixes e de aves marinhas. O lugar é desabitado e a fiscalização, sempre presente, mantém os pescadores longe do santuário. Com inúmeras lindas praias, o mar tem um mix de tons de azul e verde hipnotizantes em uma natureza rústica. As praias não possuem estruturas para turistas, ou seja, vá preparado. Curiosidade: foi nas Ilhas Lavezzi que aconteceu o pior naufrágio da história do Mediterrâneo, com a morte de mais de 700 marinheiros em 1855.

Piana: na pequena cidadezinha é onde ficam as Calanches de Piana, também chamadas de Fiordes do Mediterrâneo. Os paredões foram esculpidos ao longo de milhões de anos pelo vento e pela chuva e formam cenários arrebatadores. A estrada que serpenteia as formações rochosas é estreita, mas lotada de locais para estacionar e apreciar o cenário. Vale a pena.

Ajaccio: a capital da Córsega e a terra de Napoleão Bonaparte é enorme se comparada com qualquer outra cidade da região. Porém, se o intuito não for entrar em todos os seus museus, apenas uma tarde na cidade é suficiente. No centro histórico está a Maison Bonaparte, onde Napoleão nasceu, e o Palais Fesch, antiga residência do tio de Napoleão e hoje um Museu de Belas Artes. Lá também fica a Catedral de Ajaccio, muitas praças com monumentos em homenagem a Napoleão, e o Place César-Campinchi, um mercadinho lotado de produtos locais. Na Place d’Austerlitz, uma famosa estátua de Napoleão no alto de uma pirâmide.

Porto-Vecchio: dividida em parte alta, histórica e parte baixa, onde fica o porto, Porto-Vecchio é cheia de charme. Além de se perder pelo centro histórico, inclua no roteiro a Zona Arqueológica de Cucuruzzu, com vistas lindas da região, e uma rápida visita ao farol Punta Chiappa.

3 hotéis na Córsega
Hotel La Plage Casadelmar: considerado um dos melhores hotéis da Europa, são apenas 19 elegantes quartos, cheios de luz natural e que priorizam o ambiente e a vista com uma decoração clean e discreta. Rodeado por lindos jardins, fica próximo de Porto-Vecchio.
Hotel Casa del Mar: o luxuoso hotel fica a apenas 6 km do centro de Porto-Vecchio. Todos os quartos têm vista deslumbrante para o mar, além de oferecerem um barco exclusivo para os hóspedes conhecerem a região. Na gastronomia, se surpreenda com o restaurante de cozinha mediterrânea Le Casadelmar’s, detentor de duas estrelas Michelin.
Les Bergeries de Palombaggia: situado em Porto-Vecchio, são apenas 21 quartos decorados de maneira clean e elegante dando destaque ao ambiente a que estão inseridos. Aproveite a piscina de borda infinita e o atendimento impecável de um hotel com a bandeira Relais & Châteaux.