3º Mundial do Queijo do Brasil chega a SP com feira de produtores e concursos

Edição de 2024 ocorre em abril na capital paulista com direito a eleição dos melhores queijistas, queijeiros e fondue do Brasil, além dos melhores queijos a nível mundial

Mais de 2 mil itens, entre queijos, iogurtes e coalhadas, são esperados neste ano no Concurso de Queijos da 3ª edição do evento
Mais de 2 mil itens, entre queijos, iogurtes e coalhadas, são esperados neste ano no Concurso de Queijos da 3ª edição do evento Guillermo White/SerTãoBras

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo

A cidade de São Paulo foi escolhida novamente como a sede do Mundial do Queijo do Brasil, que ocorre a cada dois anos e que chega à sua terceira edição em 2024. O evento acontece entre os dias 11 e 14 de abril no Teatro B32, na Faria Lima.

O Mundial tem uma programação voltada tanto para profissionais do setor quanto para consumidores finais. Neste ano, a agenda conta com três concursos nacionais: Melhor Queijeiro do Brasil, Melhor Queijista do Brasil e Melhor Fondue do Brasil.

O concurso de Melhor Fondue ocorre já na abertura, no dia 11. Já os títulos de Melhor Queijeiro e de Melhor Queijista vão ser revelados no dia 13.

Por fim, há ainda uma premiação internacional, o Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, que espera receber neste ano dois mil itens participantes, entre queijos, iogurtes, doces de leite e coalhadas. Os ganhadores vão ser revelados na noite do dia 12.

Julgamento do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos do 2º Mundial do Queijo do Brasil, em 2022
Julgamento do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos do 2º Mundial do Queijo do Brasil, em 2022 / Guillermo White/SerTãoBras

Feira e palestras

Para o público geral, uma feira de queijos, bebidas e alimentos artesanais promete atrair cerca de 50 mil pessoas nos quatro dias de evento. São esperados mais de 100 produtores, que devem vender produtos diretamente da fazenda em frente ao teatro, com acesso gratuito.

Em vista da crescente entrada de queijos brasileiros em prêmios ao redor do mundo, a agenda do 3º Mundial do Queijo do Brasil ainda conta com atividades mais técnicas, dentro de um programa batizado de Via Láctea. São conferências, palestras, degustações comentadas, salão profissional de fornecedores da cadeia do queijo e minicurso.

Confira a programação completa do 3º Mundial do Queijo do Brasil no site.

O Mundial do Queijo do Brasil

O evento é promovido pela SerTãoBras, associação de produtores de queijos artesanais criada há 16 anos que reúne mais de 250 associados ao redor do Brasil. O Mundial é realizado em parceria com a Guilde Internationale des Fromagers, uma das maiores associações de queijeiros do mundo.

O 1º Mundial de Queijos do Brasil aconteceu em 2019 em Araxá (MG) e coroou o queijo paulista Mandala, da Fazenda Pardinho Artesanal, como o melhor do concurso. Também foram distribuídas 239 medalhas para queijos nacionais e internacionais nas categorias bronze, prata, ouro e super ouro.

Já o 2º Mundial de Queijos do Brasil ocorreu em 2022 e foi sediado em São Paulo, no Teatro B32. O Concurso de Queijos e Produtos Lácteos julgou o Dolce Bosco – Queijo Azul de Cabra, da marca Capril do Bosque, como vice-campeão. O primeiro lugar havia ficado com o queijo suíço Gruyère Reserve, da Mifroma. Ao todo, outros 484 produtos ganharam medalhas na competição.