5 cidades brasileiras que combinam com o inverno

Verdadeiros refúgios invernais, estes destinos ficam ainda mais charmosos nessa época do ano

The Valley of the Vineyards in Bento Gonçalves. Typical landscape from Vale dos Vinhedos region, southern Brazil. Vineyard - Parreiral  • Getty Images
Compartilhar matéria
Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, é um ótimo destino para os dias frios (Foto: Getty Images)

O inverno chegou e as baixas temperaturas pedem programas especiais: lareira, fondue e chocolate quente fazem parte do pacote, assim como curtir paisagens incríveis e cidades que ficam ainda mais charmosas nessa época do ano. Confira cinco destinos no Brasil que são deliciosos refúgios invernais!

Bento Gonçalvez e a região do Vale dos Vinhedos (RS)

Frio combina com vinho, certo? Então aproveite para conhecer a maior e mais importante região vinícola do Brasil. Vá para Bento Gonçalvez e desfrute da região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Com lindos cenários (alguns chamam essa região de Toscana brasileira) a sugestão é conhecer desde grandes vinícolas, como a Casa Valduga e a Miolo, até as menores, onde é possível ter contato direto com os produtores e conhecer mais de perto como é o dia a dia dessas famílias. Faça um roteiro de degustações de ótimos rótulos nacionais e aproveite a culinária local com forte influência italiana.

Teresópolis na região serrana fluminense (RJ)

Teresopolis na Serra fluminense (Foto: Getty Images)
Teresopolis na Serra fluminense (Foto: Getty Images)

São 95 km que separam a encantadora Teresópolis da capital fluminense. O nome da pequena cidade é em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa do Imperador Don Pedro II. Menos movimentada que as cidades vizinhas, como Petrópolis, carrega uma beleza natural de tirar o fôlego. As montanhas da região parecem ter sido esculpidas a mão, cobertas pelo brilho do sol que reflete no verde da superfície.

Inevitável não sentir a paz na atmosfera local. Para aproveitar o lugar da melhor forma possível, o ideal é fazer trilhas pela região, visitar os mirantes e passear pelo centrinho da cidade. No final do dia abra um vinho e curta o frio na frente de alguma lareira dos restaurantes ou pousadas.

Veja também:
8 cidades na região serrana do Rio de Janeiro
5 restaurantes incríveis na região de Petrópolis

Ouro Preto e as cidades históricas de Minas Gerais (MG)

Ouro Preto, Minas Gerais (Foto: Getty Images)
Ouro Preto, Minas Gerais (Foto: Getty Images)

Conhecer Ouro Preto é ter a sensação de voltar no tempo. A histórica cidade, famosa por ter o maior conjunto barroco do mundo, é ideal para ser conhecida a pé. Suas ladeiras lotadas de casinhas, lojinhas e restaurantes são um convite para um passeio sem hora para acabar. O bom de visitar a cidade no inverno é que é a época de seca, então as chances do seu passeio ser embaixo de chuva são mínimas.

Ouro Preto foi declarada Monumento Nacional em 1933 e tombada pelo Iphan em 1938 pelo seu conjunto arquitetônico e urbanístico. Em 1980, ela foi declarada pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, sendo o primeiro bem cultural brasileiro inscrito na Lista de Patrimônio Mundial. Ou seja, já deu para perceber que é destino obrigatório, né? Imperdível ver de perto a Igreja de São Francisco de Assis, considerada obra prima de Aleijadinho, responsável por grande parte das esculturas, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar (Matriz) e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Caso tenha tempo, vale muito a pena seguir viagem e conhecer as cidades históricas de Minas de carro. Algumas imperdíveis: Tiradentes, São João Del Rei, Congonhas e Diamantina.

Veja também:
Três cidades históricas em Minas Gerais
Conceição de Ibitipoca: um paraíso mineiro onde o tempo parece ter parado
Cinco motivos para conhecer Tiradentes em Minas Gerais 

Campos do Jordão na Serra da Mantiqueira (SP)

A Pedra do Baú, um dos cartões-postais de Campos do Jordão (Foto: Getty Images)
A Pedra do Baú, um dos cartões-postais de Campos do Jordão (Foto: Getty Images)

Quando pensamos em Campos do Jordão, o clima frio já vem à memória, certo? Com temperaturas baixas no inverno e amenas no verão, o município paulista, localizado na Serra da Mantiqueira, é um excelente destino o ano todo. Porém é no inverno que o clima romântico e acolhedor da montanha aflora ainda mais. Entre os passeios durante o dia dá para subir o Pico do Itapeva e admirar 15 cidades da região do Vale do Paraíba; passear pelo deslumbrante Parque Amantikir com seus mais de 20 jardins; conhecer o Horto Florestal; e ainda ouvir o melhor da música clássica no Festival de Inverno de Campos do Jordão, considerado o maior da América Latina. Para fechar o dia são inúmeros restaurantes que oferecem fondues e bons vinhos, além de muitas opções de hospedagens com direito a lareira.

A Serra da Mantiqueira tem outras charmosas cidades que valem a visita, como: Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier, Monte Verde, Gonçalvez, entre outras.

Veja também:
O que fazer em Campos do Jordão
Six Senses chega ao Brasil e assume Botanique, na Serra da Mantiqueira
Conheça três vinhos produzidos na Serra da Mantiqueira

Curitiba (PR)

Jardim Botânico de Curitiba (Foto: Getty Images)
Jardim Botânico de Curitiba (Foto: Getty Images)

Curitiba, a capital do Paraná, tinha que estar nessa relação. Cenário frequente para representar o inverno brasileiro e considerada a capital mais fria do país, a linda cidade é cheia de atrações turísticas como o Jardim Botânico, o Parque Tanguá, o Museu Oscar Niemeyer, o Paço da Liberdade, entre outros que são cheios de bossa mesmo durante o inverno. Quer ter uma visão 360 da cidade? Visite a Torre Panorâmica, vale a pena.