5 destinos no Brasil para casais que gostam de aventura

Trilha, escalada, montanhismo, mergulho... Se você quer uma dose de adrenalina em sua viagem a dois, destinos brasileiros reúnem atividades para os aventureiros

Entre as atividades guiadas de Bonito, no Mato Grosso do Sul, o mergulho desponta como uma das principais
Entre as atividades guiadas de Bonito, no Mato Grosso do Sul, o mergulho desponta como uma das principais Bruno Bezerra/Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Se você não dispensa uma adrenalina quando o quesito é uma viagem a dois, fique tranquilo: o Brasil está recheado de opções onde é possível unir o útil ao agradável, visitando os deslumbrantes cenários que a natureza nos contempla e explorando diferentes atividades que neles acontecem.

De cachoeiras na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a escalada da Pedra do Baú, no interior de São Paulo, passando por um mergulho em Bonito, no Mato Grosso do Sul, há muitos lugares espalhados pelo Brasil que harmonizam perfeitamente uma viagem romântica com atrações que te tiram da zona de conforto e fazem o coração bater mais forte.

Leia Mais:

 

Confira 5 destinos lotados de aventura para curtir com o seu par:

  • Chapada dos Veadeiros, Goiás 

Poço Encantado, na Chapada dos Veadeiros, é uma bela e grande cachoeira com uma praia formada ao redor de seu poço.
Poço Encantado, na Chapada dos Veadeiros, é uma bela e grande cachoeira com uma praia formada ao redor de seu poço / Diego Baravelli

A três horas de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é rodeada de montanhas, cachoeiras e trilhas no meio do cerrado. Localizada na região nordeste do estado de Goiás, é um verdadeiro paraíso para os fãs do ecoturismo e aventura.

A sua essência reside justamente no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco que tem mais de 240 mil hectares.

O parque abrange os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança e é dividido em pelo menos cinco trilhas com atrações naturais, assim como é lar de espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água.

Seja em fazendas, pousadas ou em glampings, a hospedagem na região é regida pela conexão direta com a natureza, com muita calmaria. Confira aqui um guia completo com sugestões de onde comer, onde se hospedar e o que fazer na Chapada dos Veadeiros.

  • Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas

visão aérea do Parque Nacional de Anavilhanas
Partes da vegetação e do rio a partir de uma visão aérea do Parque Nacional de Anavilhanas / Daniela Filomeno

Uma das maiores riquezas de Brasil e do mundo, a Amazônia é um local de inúmeras possibilidades. O que muita gente nem imagina é que o território ocupado pela floresta tropical corresponde a mais da metade do território de nosso país inteiro. Ela faz fronteira com nove estados brasileiros. E não é só o tamanho que impressiona: são as incontáveis experiências que você pode ter em contato direto com a natureza, experimentando a culinária local e desbravando toda a fauna e flora em passeios lindos, em trilhas, canoas, banhos em rios, entre outros. A maior biodiversidade do planeta vista pelos próprios olhos promete ser inesquecível para os casais aventureiros. A terceira temporada de CNN Viagem & Gastronomia desembarcou no Parque Nacional de Anavilhanas, no coração da Amazônia, e trouxe diversas informações e passeios que podem ser feitos por lá.

  • Bonito, Mato Grosso do Sul 

Mergulho Bonito
Entre as atividades guiadas de Bonito, no Mato Grosso do Sul, o mergulho desponta como uma das principais / Bruno Bezerra/Divulgação

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é considerada a capital brasileira do ecoturismo. Localizada a 300 km da capital, Campo Grande, chama a atenção por suas belezas naturais. Para os casais que curtem aventura, são mais de 40 atividades oferecidas por lá entre: visita a cachoeiras, mergulho e a famosa flutuação, passeios com snorkel em rios de correnteza suave, entre outras atrações.

Em Bonito, tudo gira em torno da água, do verde e dos animais. Situado no Planalto da Bodoquena, popularmente chamado de Serra da Bodoquena, a cidade está em uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, o que garante uma diversidade de fauna e flora. Os rios possuem origem calcária, são transparentes e lar de uma série de espécies de peixes. Nesta matéria, Daniela Filomeno indica programas imperdíveis para fazer no destino.

  • Brotas, São Paulo 

Rafting Brotas
Brotas, no interior de São Paulo, é conhecida pelo ecoturismo e procurada pelos amantes de esportes radicais / Scanes Fotografia

Destino ideal para quem deseja curtir a natureza, praticar esportes e também relaxar, Brotas, no interior de São Paulo, reserva diferentes atrações e é opção de refúgio para os casais aventureiros durante o ano inteiro. A cidade está localizada a aproximadamente 257 km da capital paulista.

Rafting, canionismo, escalada indoor, rapel, arvorismo, tirolesa, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, queda livre, kayak duplo e até voo de balão são algumas das atividades encontradas por lá.

Para quem busca mais sossego, trilhas, cachoeiras e opções de restaurantes estão à disposição na cidade, que também possui boas sugestões de hospedagem. Confira um miniguia do destino neste link.

  • Santo Antônio do Pinhal, São Paulo 

Pedra do Baú
Pedra do Baú é uma das atrações para quem visita a região que engloba Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal / getty images

Vizinha da super-romântica Campos do Jordão, a cidade de Santo Antônio do Pinhal está localizada a cerca de 172 km de São Paulo, no coração da Serra da Mantiqueira.

Para os casais que que curtem aventura, lá são encontradas trilhas com diversos graus de dificuldade, escalada e locais para voos de asa delta e parapente. A tradicional Pedra do Baú também é bem próxima da cidade e garante uma vista espetacular após uma boa caminhada e uma linda subida.

Outra cidade vizinha é São Bento do Sapucaí, com a mesma proposta no quesito clima e atrações. Os destinos têm estrutura e charmosas pousadas com a natureza embalando o pano de fundo, mas pela proximidade de Campos, uma das sugestões é unir o útil ao agradável, curtindo de dia as atividades radicais e voltando à noite para desfrutar da gastronomia na badalada cidade que dispensa apresentações.