Brasil tem dois pizzaiolos entre os 100 melhores do mundo em 2023
Matheus Ramos, da QT Pizza Bar, e Dani Branca, da Paestum Forneria, representam o país em ranking dominado por europeus
-
1 de 2
Pizza da QT Pizza Bar, em São Paulo: sócio Matheus Ramos aparece no 67º lugar no ranking The Best Pizza • Divulgação
-
2 de 2
Pizza margherita com ingredientes do Vale do Paraíba da Paestum Forneria, em Guaratinguetá: pizzaiolo Dani Branca aparece no 79º lugar no ranking do The Best Pizza • Reprodução/Instagram
Dois pizzaiolos do Brasil estão entre os 100 melhores do mundo em 2023. É o que afirma o ranking da primeira edição do prêmio The Best Pizza, divulgado no último domingo (24).
Matheus Ramos, da QT Pizza Bar, aparece no 67º lugar, enquanto Dani Branca, da Paestum Forneria Pizza e Pasta, figura na 79ª posição.
A QT Pizza Bar fica na cidade de São Paulo, na região de Cerqueira César, e já havia conquistado o 51º lugar entre as 100 melhores pizzarias do mundo neste ano. Já a Paestum Forneria fica em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.
“Não tem reconhecimento melhor do que estar entre os 100 melhores pizza chefs do mundo pelo trabalho que venho fazendo no dia a dia”, escreveu Dani Branca em agradecimento nas redes sociais.
O ranking
Dos 100 melhores pizzaiolos, 63 comandam casas na Europa. Destes, 46 ficam na Itália.
Junto aos brasileiros, os únicos representantes da América do Sul do ranking são da Argentina: Daniel Sebastian Levy, da Electrica Pizza, aparece no 58º lugar, e a dupla Victoria e Carola Santoro, da Ti Amo, está na 71ª posição. Ambas as pizzarias ficam em Buenos Aires.
Confira a seguir os cinco primeiros colocados na primeira edição do prêmio The Best Pizza:
- Franco Pepe (Pepe in Grani; Itália)
- Francesco Martucci (I Masanielli; Itália)
- Gabriele Bonci (Pizzarium; Itália)
- Simone Padoan (I Tigli; Itália)
- Jacopo Mercuro (180Grammi Pizzeria Romana; Itália)
A lista foi elaborada com base em votos de pizzaiolos e profissionais ligados ao ramo entre 2022 e 2023. A votação foi feita por meio de uma pesquisa online, onde cada membro votou em 10 pizza chefs em um sistema de pontos que variou de 10 a 100.