Casa Marambaia é refúgio na Serra Fluminense que capricha na hospitalidade

Junto do clima de montanha, hotel boutique rodeado pela natureza aposta na boa gastronomia e promove momentos de bem-estar acompanhados de muito aconchego

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia , Petrópolis, RJ

Coladinho à cidade imperial de Petrópolis, o distrito de Corrêas, na região serrana do Rio de Janeiro, abriga um dos melhores hotéis boutique do país. Aos pés do exuberante Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Casa Marambaia abre suas portas históricas para nos receber no aconchego de uma casa de fazenda.

Totalmente rodeado pelo verde, o hotel carrega o propósito no nome. Como em um verdadeiro lar, somos acolhidos e agradados na medida certa. Isso porque, de fato, o endereço já foi uma residência privada.

Construído nos anos 1940, o casarão dentro da Fazenda Marambaia, a 15 minutos do centro de Petrópolis, foi adaptado para receber uma estrutura hoteleira e reaberto em 2021. O que era uma história particular se transformou em uma trajetória compartilhada – e hoje temos a chance de usufruir deste prazer.

Refúgio na serra

Daniela Filomeno na Casa Marambaia, hotel boutique em Corrêas, distrito de Petrópolis, na Serra Fluminense
Daniela Filomeno na área do restaurante Odete, instalado em um ambiente rústico e aberto também a não hóspedes • CNN Viagem & Gastronomia

Recentemente, passei alguns dias na Serra Fluminense para gravações de episódios especiais do CNN Viagem & Gastronomia no Rio de Janeiro. Durante minha estadia na Casa Marambaia, notei que o passado tem lugar cativo na casa, seja nos quadros franceses do século 19 ou no mobiliário de época, mas toques contemporâneos se mesclam pelos cômodos.

Entram na conta o atendimento personalizado, a gastronomia, que é surpreendente e deliciosa, e as experiências de bem-estar, que abraçam a natureza de diferentes formas.

As oito suítes do casarão principal e as quatro villas embrenhadas na mata criam um clima de refúgio ideal para casais, famílias e grupos de amigos, ainda mais aos fins de semana, quando a escapada da cidade grande se torna preciosa. Como em uma casa aberta ao convívio, pets também são bem-vindos.

Suítes e villas

Detalhes da Suíte Marambaia, na Casa Marambaia, na serra do Rio de Janeiro
Detalhes da Suíte Marambaia, uma das mais especiais do hotel, com 55 m² • CNN Viagem & Gastronomia

O casarão fica bem em frente ao jardim projetado por ninguém menos que Roberto Burle Marx, ícone do paisagismo no Brasil. Podemos apreciar vistas livres para todo o verde em um pátio externo, onde é servido também o café da manhã e jantares.

Os janelões de ares coloniais do restaurante Odete, aberto a não hóspedes, comungam das mesmas vistas, o que se repete nos quartos, cujas varandas enquadram o cenário como uma tela viva. Por falar neles, fiquei hospedada na Suíte Marambaia, uma das mais especiais: são 55 m² com sacada, banheiro com hidromassagem, lareira e mesa de jantar.

Todas as suítes são diferentes entre si, mas cheias de um requinte rústico que harmoniza com o projeto arquitetônico. Há também a Suíte Grand Deluxe, com duas camas de casal, indicada para estadias com filhos, e a Suíte Classic, com 25 m².

Injetando uma dose de contemporaneidade, as villas também diferem entre si. A Villa 08, por exemplo, acomoda quatro pessoas e tem deque panorâmico com ofurô, além de sala de estar com cozinha.

Já a Villa 03 tem 60 m² e fica aos pés de um lago. Se uma viagem em grupo estiver na mira, a maior das villas tem 427 m² e abriga oito pessoas. Não importa a pedida: elegância e conforto estão inclusos.

Da horta à mesa

A mesma natureza que encanta o nosso olhar é trazida à mesa. No fim de 2023, o chef Douglas Franco fez uma renovação na gastronomia da casa e adicionou mais brasilidade à proposta franco-brasileira do pedaço.

A maioria dos legumes e verduras vêm da horta própria do hotel, e um trabalho de valorização de pequenos produtores é foco do chef. À mesa, as proteínas são coadjuvantes de tudo o que vem da terra.

Do café da manhã ao jantar, os preparos surpreendem. Logo cedo, a cestinha de pães vem acompanhada de um brioche que é de comer rezando. Avocado toast, torrada, frutas e sucos são servidos no ambiente colonial.

No almoço e no jantar, o menu tem preparos como carpaccio de pera cortada bem fininha com presunto cru, queijo de cabra e vinagrete de mel e também o ovo perfeito banhado por creme de aspargos.

Entre os principais, há rabada prensada com purê de berinjela defumada e agrião; galinha d’angola ao molho rôti com arroz meloso, quiabo grelhado e folhas tostadas e medalhão de filé-mignon com molho de rapadura e pimenta-rosa. Torta basca com calda de goiabada e brulée de milho coberto por pipoca caramelizada estão entre os doces.

O bacana é que o cardápio nomeia os produtores locais que fornecem certas matérias-primas, como a truta, que vem da vizinha Quinta das Nascentes, e o escargot, proveniente da Escargots Invernada, de Petrópolis também.

Para uma experiência diferenciada, vale checar a adega, que sedia jantares especiais. O ambiente é mais íntimo e um lustre feito de antigas garrafas de vinho chama a atenção.

Foco no bem-estar

Ao redor do jardim de Burle Marx, uma piscina cai bem nos dias mais ensolarados, mas ela não é a única. Para o clima de serra, condiz mais a piscina interna e aquecida do Amana Spa, equipado ainda com saunas e ducha cromoterápica. Terapias diversas são oferecidas e há pacotes de day spa.

Os cuidados com o bem-estar lembram que o assunto é sério aqui: no mês de outubro, o hotel se juntou ao spa gaúcho Kurotel para oferecer um programa focado no equilíbrio do corpo e da mente. Isso incluiu acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas para atividades como meditação, caminhada, hidroginástica e treinos funcionais, assim como o incentivo a desintoxicação física e digital.

Quadras de tênis, beach tennis, bikes, aulas de ioga e trilhas ao lado de guias são um convite ao movimento. Um centro hípico e até fazendinha promovem contato com animais, principalmente quando os baixinhos estiverem na viagem. Na volta, um piquenique pode ser agendado.

O fireplace no jardim, que dispõe de cadeirões de madeira ao redor de uma lareira, é ideal para encerrar o dia com taças de vinho em mãos. Enquanto as temperaturas vão ficando mais baixas, as estrelas vão se enfileirando no céu. Só resta brindar e olhar para cima.

Casa Marambaia
Rua Dr. Agostinho Goulão, 2098 – Corrêas, Petrópolis – RJ / Reservas hotel: (24) 99965-2115  / Reservas para restaurante via link / Mais informações no site e pelo Instagram.

Rio de Janeiro tem bairro entre os mais badalados do mundo em 2024

Tópicos