Conheça o povoado peruano que parou no tempo
Mais de 3,7 mil metros acima do mar, o complexo arqueológico de Chinchero é um povoado que ainda mantém vivo os costumes incas, inclusive falam o quéchua. Mulheres e crianças com trajes típicos dividem a atenção dos artesanatos vendidos por aqui. É um passeio para voltar no tempo no Peru.
Chinchero, Peru – Você vai querer se perder pelos mercados nas ruas de Chinchero. Andar pelas suas ruelas de pedra é como voltar no tempo. Mulheres com suas saias, jaquetas e chapéus típicos. Famílias inteiras caminham rumo a catedral datada de 1500, construída quando os espanhóis estiveram por aqui. E, lá, a missa é celebrada em quéchua, um local sagrado onde não é possível fotografar, mas a beleza de seus detalhes e mistura cultural Peru-Espanha impressionam.
Ao visitar a Catedral deste povoado, não deixe de observar a base de pedras, construção do tempo Inca impecável e que dá para ver perfeitamente a divisão com o estilo colonial. Ao lado da igreja, terraços incas com vista para o Vale Sagrado.
Aqui também mantém a tradição agrícola de plantar nos terraços e tecelagem dos ponchos. Aos domingos, acontece uma feira onde camponeses e comerciantes trocam seus produtos. E onde também é possível comprar uma série de produtos típicos, das mantas ou ponchos com processo de tecelagem e tingimento natural, com raízes, pedras e até fungos. Um mercado local em tendas também vende artesanatos, bem na entrada da cidade, onde aproveite para experimentar um choclo (milho peruano) cozinho.
Roteiro do que visitar no Peru
A comunidade de Cuper Bajo
Cuper Bajo, comunidade de tecelãs em uma exploração exclusiva do Explora Valle Sagrado, no distrito de Chinchero. Alem de ver o processo de fabricação e tingimento da lã de alpaca, também pode comparar ponchos, toalhas de mesa, cachecóis e outras pecas. Porém, não se empolgue, escolha o que realmente gostar, o valor no mercado de Chinchero é melhor.
Curiosidade
Em uma demonstração de poder, os espanhóis construíram em cima dos Waka (locais sagrados dos Incas) suas igrejas, como é o caso da Catedral de Chichero. É nítida a diferença de disposição de pedras quando se trata de um Waka, as pedras são dispostas simetricamente e se encaixam perfeitamente: não é possível colocar uma folha de papel entre elas. Chinchero significa onde nasce o arco-íris.
Uma vez no Peru conheça também as espetaculares Salinas de Maras:
https://viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br/exoticos/salinas-maras-salineras-peru/