CNN Séries Originais: viajar é olhar para nós mesmos em “Descobrindo Portugal”

O primeiro episódio da nova CNN Séries Originais "Descobrindo Portugal" vai ao ar neste sábado (9) com apresentação de Muriel Porfiro

Porto e Vila Nova de Gaia são cidades banhadas pelo Rio Douro que recebem viajantes por sua gastronomia e, claro, pela degustação de vinhos
Porto e Vila Nova de Gaia são cidades banhadas pelo Rio Douro que recebem viajantes por sua gastronomia e, claro, pela degustação de vinhos Muriel Porfiro/CNN Brasil

Muriel Porfiroda CNN

Viajar é um ótimo exercício. E não falo só da atividade física. Sei que quando conhecemos um novo lugar é normal andar horas e horas. Mas, falo, agora, do exercício de olhar para nós mesmos.

A distância traz uma perspectiva nova sobre o país em que vivemos, ao mesmo tempo em que oferece uma visão de um lugar diferente. E, nesse sentido, Portugal não é tão distinto assim. Porque o que nos une aos portugueses é muito maior do que os milhares de quilômetros e o oceano que separam os dois países.

Esse é o objetivo do CNN Séries Originais, Descobrindo Portugal, um projeto últimos cinco meses. E o primeiro episódio que vai ao ar neste sábado (9).

Fui desafiada a trazer meu ponto de vista ao visitar um país já muito explorado por turistas e queridinho dos brasileiros. Não tenho a pretensão ensinar ninguém como se bebe vinho, qual o melhor local para conhecer, nem nada disso. Saiba que eu não sei muita coisa. Eu vou descobrir, junto com você, as diferentes nuances desta Portugal que é tão antiga mas ao mesmo tempo extremamente atual.

Eu quis fugir dos tradicionais roteiros de viagem que você encontra na internet e traçar um desenho junto com você dos caminhos que nos levam até cada cantinho desse país apaixonante. E para te situar: nosso primeiro destino é o norte do país. Onde tudo começou. Não só onde Portugal nasceu como nação, mas também o local de onde os primeiros portugueses partiram para colonizar o Brasil.

A região do Minho foi o ponto de partida para os desbravadores que embarcaram nas caravelas a caminho das Índias. Acontece que eles descobriram um novo mundo. E agora somos nós que fazemos o caminho de volta para descobrir as igrejas e palácios do Minho, construídas e embelezadas com muito vindo do Brasil.

A diversidade dos vinhos produzidos na região do Minho é um dos temas do programa/ Muriel Porfiro/CNN Brasil

Essa mesma região minhota tem um tesouro nacional: o vinho verde. E minha primeira surpresa foi descobrir que o vinho verde, na verdade, não é verde. E pode até ser tinto! O nome tem relação com a região de onde ele nasce, em que a natureza é vibrante. O resultado é uma bebida conhecida pelo sabor e “refrescância”. Mas o clima e os campos do Minho não são perfeitos apenas para o cultivo das parreiras. Eles são o local ideal para quem pratica golfe. E, acreditem, eu me aventurei em uma partida. Só não esperem um desempenho memorável!

Ainda em busca de lugares que te surpreendam encontramos um hotel totalmente voltado à sustentabilidade. A estrutura dele é de pedra, tudo reaproveitado do que a região já fornece. E o que não falta por aqui é vinho, então, o hotel decidiu unir o útil ao agradável para desenvolver loções, cremes, baseados na vinoterapia. Chique, não é mesmo?

Para encerrar o episódio, eu visitei uma fazenda que produz um vinho 100% orgânico. É lá que o renomado chef Renato Cunha cozinha em uma panela de ferro, algo bem tradicional desses cantos de Portugal. Ficou curioso? Pois está feito o convite.

Essa é só uma parte do que você vai ver no primeiro episódio do CNN Séries Originais, Descobrindo Portugal. Feito com muito amor e alegria por uma equipe que trabalhou e se divertiu para caramba em busca dos detalhes de uma cultura que tem tudo a ver com o sentimento do que é ser brasileiro.

Te espero na estreia, dia 9 de março, às 22h45, na CNN.