Como é se hospedar no Anantara Veli, resort só para adultos nas Maldivas

Bem-vindo ao paraíso! Hotel fica localizado numa ilha próxima à capital Malé e oferece apenas 64 espaçosas vilas cercadas por uma lagoa intocada de água cristalina

Tina Binido Viagem & Gastronomia Maldivas

Chegar nas Maldivas, para quem mora no Brasil, não é a viagem mais simples e rápida. O trajeto dura quase 24 horas se contarmos o tempo de escala – que pode ser via Doha ou Dubai, por exemplo. Porém, vale frisar: o destino compensa cada segundo na poltrona do avião.

O pequeno e bagunçado aeroporto de Malé, capital das Maldivas, já dá o tom de qual é a principal atividade econômica do país: o turismo. São inúmeros estandes e funcionários uniformizados com os nomes das diversas redes hoteleiras que prestam serviço por lá.

O píer por onde todos os hóspedes chegam e são impactados pela água azul-turquesa / Tina Bini

No caso do Anantara, os visitantes são encaminhados para um lounge da marca e, a partir desse momento, acreditem, a única preocupação do felizardo turista será “devo ir para a praia ou para a piscina”?!

Para chegar ao Anantara Veli é necessário pegar um barco em frente ao aeroporto e, em cerca de 30 minutos, funcionários recepcionam os viajantes no melhor estilo “The White Lotus”, para quem não assistiu ao seriado isso significa com roupas claras, sorriso no rosto, água de coco na mão e toalhinhas umedecidas para refrescar do calor escaldante que faz nas Maldivas em qualquer época do ano.

O translado de barco é próprio do Anantara, pago à parte, e funciona inclusive de noite.

Com um atendimento incrivelmente ágil e funcional, o resort – apenas para maiores de 18 anos – fica localizado numa ilha no Atol do Malé do Sul, cercado por uma lagoa intocada. O que proporciona vistas emocionantes para as águas azul-turquesa de praticamente qualquer lugar do hotel.

E quando escrevemos “de emocionar” não estamos exagerando, basta reparar nas expressões de quem chega ao hotel que os olhos mareados serão os mesmos. É impossível não se impactar e emocionar.

O Anantara Veli passou por uma enorme reforma e reabriu em 2022, ou seja, tudo ainda tem “cara” de novo. Ao total são 67 vilas, e entre as grandes novidades está a maior vila do hotel, com direito a piscina privativa e chuveiro externo e é a única “pé na areia”, ou seja, abre a janela e já pisa nas areias brancas e fofinhas.

Vista banheira da Villa Overwater / Tina Bini

As outras opções são todas overwater. O que significa uma vila overwater? Sabe aquela imagem clássica das Maldivas de uma grande passarela de madeira e os quartos que parecem que “flutuam” em cima da água? Isso é uma “vila overwater”. Quando o quarto é construído numa estrutura fixa sobre a água.

Todas as vilas “em cima” da água têm uma escada que dá acesso direito a lagoa e um deck/ varanda com espreguiçadeiras; alguns têm piscina privativa, outros banheiras com vista deslumbrante e todos têm em comum vistas para o paraíso em tons de azul tão típico das Maldivas.

Caminho para as Vilas overwater do Anantara Veli / Tina Bini

A gastronomia do Anantara Veli

No total são sete opções gastronômicas, isso porque na ilha vizinha fica o irmão Anantara Dhigu – que aceita crianças – , e os hóspedes podem usufruir de ambas as estruturas (não apenas gastronômica, mas também as áreas comuns como piscina, academia etc). Para chegar ao Anantara Dhigu um barco faz o trajeto que dura menos de dois minutos inúmeras vezes ao dia.

O café da manhã, incluso em todas as opções de diárias, é à la carte, mas o hóspede pode pedir quantos itens quiser, de forma ilimitada. Logo ao sentar para o desjejum, o garçom já deixa nas mesas uma bonita travessa com croissants, docinhos e frutas e, entre o vasto menu disponível, tem itens como omelete com lagosta, ovos beneditinos, panquecas, shakshuka, wafer, entre outros.

São sete opções de restaurantes no Anantara Veli / Tina Bini

Os restaurantes do complexo hoteleiro são: Origami, especializado em comida japonesa e com opção de menu-degustação sentado em frente ao chef que dá um show preparando iguarias na grande chapa de ferro (Teppanyaki); o lindíssimo Baan Hura, um tailandês que fica localizado em volta de uma barreira de corais e onde todos os funcionários são da Tailândia, ou seja, uma experiência única aos sabores do país asiático; o Cumin, local onde é servido o café da manhã, beira-mar e com chão de areia, e onde no jantar as especiarias do Oceano Índico tomam conta da cozinha; o Dhoni Bar é o restaurante da piscina que fica aberto das 10h à 0h com um menu que vai de petiscos a saladas, hambúrguer e tapas, além de oferecer uma bela carta de drinques.

Já no Anantara Dhigu estão o Sea Fire Salt, especializado em frutos do mar e carnes preparados na grelha; o Aqua Bar, o restaurante da grande piscina do resort com sotaque italiano, com pizzas e massas, mas também tem opções para qualquer horário do dia; e o Fushi Café, que é um grande buffet com pratos internacionais para agradar a todos os paladares.

Também está disponível, com reserva prévia, o que eles chamam de Dining by Design. Nessa opção um lindo cenário é montado na praia – que fica “fechada” apenas para o casal – com tochas e velas e um personal chef prepara a refeição sob o céu estrelado, além de um garçom e sommelier à disposição exclusiva. Muito romântico!

Estrutura e atividades do Anantara Veli

A grande verdade é que a praia e a piscina são convidativas para curtir o sol e a calmaria das Maldivas. Porém, muitas atividades são oferecidas para quem tiver coragem de levantar da espreguiçadeira.

A lista de opções de lazer oferecidas pelo resort tem academia, quadra de beach tennis, aulas de gastronomia, mergulhos profissionais ou com snorkel, passeios de barco, caiaque, aula de surf, stand-up paddle, windsurf, piquenique em ilha desabitada próxima ao resort, vôlei de praia, badminton, esqui aquático, wakeboard, parasailing, aulas de yoga, entre outros.

Área da piscina com borda infinita / Tina Bini

O Balance Wellness by Anantara, spa localizado no centro da ilha com vista para vegetação, é decorado em estilo rústico e com tratamentos que acalmam o corpo e a mente: massagens com óleos quentes, esfoliações revigorantes e invólucros corporais restauradores.

Para quem procura um programa de saúde e bem-estar, oferecem tratamentos com duração de vários dias com supervisão de nutricionista e naturopata, gurus de fitness e yoga e chef especializados em cozinha saudável.

O Anantara Veli é um hotel onde o luxo está nos detalhes, no atendimento cuidadoso e na estrutura que pode ser ideal para quem busca atividades e programação o tempo inteiro ou apenas para quem deseja calmaria e contemplação bem acomodado em um dos cenários mais paradisíacos do mundo. Por aceitar apenas pessoas maiores de idade, é frequente ver casais em lua de mel ou em comemorações especiais.

Praia do Anantara Veli / Tina Bini

*A jornalista viajou a convite do Anantara Veli.