Conheça as 10 ruas “mais legais” do mundo em 2024, segundo a Time Out

A Time Out reuniu sua lista das "ruas mais legais do mundo", levando em consideração a gastronomia, bares, experiências culturais, vida noturna e senso geral de comunidade

Em primeiro lugar está a High Street de Melbourne, que está localizada no sudeste da cidade costeira australiana.
Em primeiro lugar está a High Street de Melbourne, que está localizada no sudeste da cidade costeira australiana. Josie Withers/ CNN Newsource

Francesca Streetda CNN

O que torna uma rua “legal”? É uma infinidade de restaurantes, bares e cafés onde você pode passar horas entrando e saindo? São lojas independentes que vendem produtos que você não encontra em nenhum outro lugar? Ou é apenas uma vibração, um calor amigável difícil de definir, mas que você reconhece quando o sente?

Para produzir o ranking de 2024, a rede de editores e redatores do guia de listagens globais contribuiu para defender suas ruas favoritas em suas respectivas cidades.

O primeiro lugar é ocupado pela movimentada High Street em Melbourne, com a editora local da Time Out Melbourne, Leah Glynn, elogiando os “restaurantes épicos, bares escondidos, locais de música ao vivo e boutiques” do lugar e o que Glynn chamou de “caloroso senso de espírito comunitário que significa que todos se sentem bem-vindos.”

Não é a primeira vez que uma rua com sede em Melbourne aparece na lista da Time Out, com Gertrude Street e Smith Street aparecendo em edições anteriores das classificações da Time Out. A onipresença de Melbourne levou Glynn a sugerir que “os habitantes de Melbourne têm muitas opções quando se trata de vias bem frequentadas que oferecem comida, cultura e diversão”.

High Street, Melbourne: onde as pessoas se sentem bem

A High Street de Melbourne está localizada no sudeste da cidade costeira australiana e atravessa os subúrbios de Northcote, Thornbury e Preston. A Time Out elogia os “comércios locais únicos e com algo para todos” da rua, desde a Casa Nata, que vende deliciosos pastéis de nata portugueses, até ao 1800 Lasagne – um restaurante nascido da pandemia que é agora um próspero local de massas com mesas ao ar livre.

High Street também é ótima para passear pelos bares, sugere a Time Out, destacando o bar “íntimo e exclusivo” na cobertura Gigi Rooftop e a movimentada balada Francesca’s Bar.

Marco Finanzio, fundador e diretor administrativo da Gigi Rooftop, disse à CNN Travel que abriu uma loja na High Street pela primeira vez há 14 anos e, naquela época, “sonhava que a área se tornasse um destino icônico”. Finanzio disse que ele e sua equipe “amam profundamente nossa rua e comunidade”. “Este reconhecimento é uma conquista maravilhosa para tantas empresas locais que trabalharam incansavelmente para servir os habitantes locais, enfrentar uma pandemia e lutar contra o aumento dos custos para criar uma rua vibrante que se destacou no mundo”, acrescentou.

Ben Mathieson, do Francesca’s Bar, disse que é realmente “especial que todos agora saibam o quão legal é a nossa rua”. “Meus vizinhos são todos empresas independentes de propriedade local, você não encontrará grandes marcas corporativas, uma grande mistura de hospitalidade, música ao vivo, varejo, saúde e bem-estar e todos os comerciantes se apoiam”, disse Matheison à CNN Travel. Mathieson também agradeçe os melburnianos que “tornam a rua tão legal quanto nós”. “Não existimos sem os incríveis habitantes locais”, disse ele.

A segunda rua mais descolada está em Hong Kong

Em segundo lugar na lista de 2024 da Time Out está Hollywood Road, em Hong Kong, lar de restaurantes incríveis, incluindo o Tate Dining Room, com estrela Michelin, bem como o local cultural Man Mo Temple e Mid-Levels Escalators, o sistema de escadas rolantes urbano mais longo do mundo.

Enquanto isso, o terceiro lugar é reivindicado por East Eleventh em Austin, Texas – elogiado pela Time Out por acumular muito em um curto espaço. Na East Eleventh, a Vintage Bookstore & Wine Bar é considerada o local ideal para tomar uma bebida e mergulhar em uma nova leitura, enquanto o Kenny Dorham’s Backyard é o lugar perfeito para ver música ao vivo em “um local improvisado que parece uma festa permanente”, de acordo com a Time Out.

A mudança das ruas da cidade

A Time Out também observa como algumas das ruas mais movimentadas do mundo mudaram para melhor nos últimos anos – com muitas delas se tornando “lugares mais agradáveis e fáceis de percorrer para passar o tempo”.

“Beber e jantar ao ar livre, que já foi uma medida temporária, tornou-se um elemento básico em muitas das ruas da nossa lista de prioridades”, disse a Time Out, acrescentando que esta facilidade de locomoção foi “reforçada por iniciativas verdes, como a arquitetura pensada para o pedestre e avenidas de baixo tráfego”.

A Consell de Cent em Barcelona, Espanha, que ocupa o décimo lugar na lista da Time Out, proibiu carros em 2023. A Rua da Boavista em Lisboa, Portugal, é o número sete na lista da Time Out.

Para cada rua da sua lista, a Time Out recomendou uma série de coisas divertidas para fazer – desde ioga no Ardha Bikram Yoga na Rua Guatemala em Buenos Aires (número quatro) e beber vinhos naturais no hole-in-the -wall bar Small Shifting Space em Jalan Petaling em Kuala Lumpur (número seis) para desfrutar de refrigerantes cremosos no Guuutara Coffee em Chazawa-dori em Tóquio (número nove).

A Time Out diz que o objetivo da lista é celebrar “as avenidas, vias públicas, ruelas e bulevares onde a vida local realmente prospera”. O top 30 completo pode ser visto no site da Time Out.

As 10 ruas mais legais da Time Out

  • 1. High Street, Melbourne
  • 2. Hollywood Road, Hong Kong
  • 3. Leste Onze, Austin, Texas
  • 4. Rua Guatemala, Buenos Aires, Argentina
  • 5. Commercial Drive, Vancouver, Canadá
  • 6. Jalan Petaling, Kuala Lumpur, Malásia
  • 7. Rua da Boavista, Lisboa, Portugal
  • 8. Arnaldo Quintela, Rio de Janeiro, Brasil
  • 9. Chazawa-dori, Tóquio, Japão
  • 10. Consell de Cent, Barcelona, Espanha

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original