Conheça as ‘melhores’ aldeias do mundo para o turismo rural
As aldeias foram escolhidas pela forma como estão aumentando o número de visitantes sem arruinar o clima original de tranquilidade
As viagens mudaram de várias maneiras desde o início da pandemia, mas uma mudança para melhor é o novo impulso para o turismo rural. Onde antes tínhamos a intenção de fazer apenas uma pausa na cidade, no confinamento começamos a sonhar com o ar livre – e isso ainda não mudou.
Então, aqui estão 32 novos pontos rurais para adicionar à sua lista. A Organização Mundial do Turismo (OMT) elaborou a sua segunda lista anual das “melhores” aldeias rurais do mundo.
É um afastamento das listas usuais de lugares instagramáveis em destinos turísticos de pico. A UNWTO é uma agência das Nações Unidas com foco no turismo responsável – então essas aldeias foram escolhidas pela forma como estão aumentando o número de visitantes sem arruinar o clima original de tranquilidade.
Em um comunicado, a OMT disse: “O prêmio reconhece os destinos rurais que estão adotando o turismo como um motor de desenvolvimento e novas oportunidades de trabalho e renda, preservando e promovendo valores e produtos de base comunitária. A iniciativa também reconhece as aldeias por seu compromisso com a inovação e sustentabilidade em todos os seus aspectos — econômico, social e ambiental — e foco no desenvolvimento do turismo de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Foram escolhidas 32 aldeias em todo o mundo das 136 apresentadas por 57 estados membros da UNTWO. Não há classificação – os destinos são listados em ordem alfabética por país.
Cada país foi autorizado a enviar até três aldeias para consideração – e apenas a Espanha conseguiu qualificar todas as três aldeias. Rupit, Alquézar e Guadalupe fizeram parte da lista. Seu vizinho, Portugal qualificou apenas uma – Castelo Novo, uma das 12 aldeias históricas cercadas pela cordilheira da Serra da Gardunha.
A Áustria começa a lista com Zell am See. Uma pequena cidade, em vez de uma vila, fica às margens do pacífico Lago Zell, à sombra dos Alpes Kitzbühel. Seu irmão, Wagrain, é uma pequena estação de esqui perto de Salzburgo.
O próximo é o Chile, e sua entrada Puqueldón – a maior das nove aldeias na ilha Lemuy, no arquipélago chileno de Chiloé. A China sobreviveu com duas aldeias: Dazhai, na província de Guangxi, no norte, e Jingzhu, em Chongqing, no sudoeste da China.
Uma adição particularmente interessante à lista é Choke Mountain Village, uma vila de ecoturismo na Choke Mountain, cerca de 200 milhas a noroeste da capital da Etiópia, Addis Abeba. A comunidade agrícola usa energia solar, biogás e gerenciamento de resíduos ecológicos, opera o gerenciamento sustentável da terra e introduziu o turismo de comércio justo, onde os visitantes podem comprar mel local, café, ervas medicinais e cerveja como lembrança de sua estadia.
Chamado de iniciativa “Melhores Aldeias Turísticas”, o programa visa combater o despovoamento rural, promover a igualdade de gênero, inovação, infraestrutura e investimento e reduzir a renda regional e a desigualdade de desenvolvimento – ao mesmo tempo em que promove o turismo sustentável e reduz as emissões e o desperdício. As aldeias da lista têm um “compromisso claro com a inovação e a sustentabilidade em todos os seus aspectos — econômico, social e ambiental”, afirmou a OMT em comunicado.
Um “Programa de atualização” simultâneo apóia as aldeias que não atenderam aos critérios da lista completa para melhorar suas chances de sobreviver nos próximos anos.
A lista completa, em ordem alfabética, é a seguinte:
- Zell am See, Áustria
- Wagrain, Áustria
- Puqueldón, Chile
- Dazhai, China
- Jingzhu, China
- Choachí, Colômbia
- Aguarico, Equador
- Angochagua, Equador
- Ecovila Choke Mountains, Etiópia
- Mestia, Geórgia
- Kfar Kama, Israel
- Sauris Zahre, Itália
- Isola del Giglio, Itália
- Umm Qais, Jordânia
- Creel, México
- El Fuerte, México
- Ksar Elkhorbat, Marrocos
- Moulay Bouzerktoune, Marrocos
- Lamas, Peru
- Raqchi, Peru
- Castelo Novo, Portugal
- Pyeongsa-ri, República da Coreia
- Rasinari, Romênia
- AlUla Old Town, Arábia Saudita
- Bohinj, Eslovênia
- Rupit, Espanha
- Alquézar, Espanha
- Guadalupe, Espanha
- Murten, Suíça
- Andermatt, Suíça
- Birgi, Türkiye
- Thái Hải, Vietnã