Conheça o processo de fabricação do avião A350, o maior e mais moderno avião hoje em produção da Airbus

Fomos conhecer a fábrica da Airbus em Toulouse, na França, e contamos como é o processo de construção de um A350

Theresa Gallianda CNN

Antigamente, voar no Brasil ou no exterior significava mais do que ir de um lugar a outro: era um evento luxuoso, sinônimo de requinte e glamour. Os tempos mudaram e hoje, em um dia normal, mais de 200 mil voos decolam e pousam em todo o mundo.

Mas você já parou para pensar como é construído os gigantes que nos levam em algumas horas para o outro lado do mundo? Fomos convidados para um tour exclusivo para jornalistas pela fábrica da Airbus, em Toulouse, na França, e conferimos de perto como funciona a montagem de um A350. 

A experiência de ver de perto uma aeronave ganhando forma, além de todo investimento feito em tecnologia, design e materiais para produzir aviões cada vez mais eficientes é incrível, ainda mais na fábrica da Airbus, que tem a família de aviões comerciais mais vendidos da história. Para se ter uma ideias, só do modelo A320 são mais de 10.500 aviões em operação.

O grupo pretende atingir até 2035 a fabricação de aeronaves com emissão neutra de carbono, com processos sustentáveis e 100% compensados e, já em 2050, deseja ter aeronaves com zero emissões de carbono, com motores a hidrogênio.

A construção de um A350

As partes dos aviões chegam de vários países pelo enorme Beluga / Divulgação

O A350 tem três grandes seções: a traseira, o meio e o nariz do avião. Todas as seções são montadas em estações diferentes, e as partes são transportadas pelo Beluga, o avião de transporte da Airbus. As asas vêm do Reino Unido, o centro e o nariz da França e a parte central da Espanha. Além disso, alguns estabilizadores e outras seções vêm da Alemanha. 

Assim que a carcaça chega, é direcionada para a estação 59, e como ainda está aberta, é feita primeiro a montagem interna, como a parte elétrica e a cabine do piloto. Depois de pronta, a carcaça é transportada para a estação 50, onde é instalado o nariz e o meio do avião. É depois disso que as asas são acopladas, na estação 40, assim como a finalização da parte interna da fiação, o isolamento e elementos estruturais. Ainda nesta estação, são colocados os estabilizadores verticais e horizontais e o trem de pouso principal. 

Carcaça do A350 / Divulgação

Agora que a aeronave está montada, é hora de instalar os assentos. Na Airbus são instaladas apenas três classes: executiva, econômica premium e econômica. Caso a companhia aérea que encomendou deseje instalar a primeira classe, ela deve colocar por conta própria no seu respectivo hangar. 

Com a parte interna e externa completas, a pintura é feita de acordo com as escolhas do contratante. Lembrando que tanto as partes de dentro quanto de fora são completamente personalizáveis, desde os assentos até a cor das luzes do corredor. E depois da pintura, começa a instalação dos motores. 

Depois disso, é colocado o combustível e são feitos alguns voos de teste, e se tudo correr bem, o avião está pronto para ser entregue. 

A fábrica do Airbus A350 / Divulgação

Alguns detalhes são feitos na própria companhia aérea, como a parte de entretenimento e ar condicionado. Se o avião possuir adesivagem interna, também é de responsabilidade da empresa que contratou. 

O Airbus A350 possui capacidade para 334 passageiros, sendo 33 na classe executiva e 301 na econômica. Os assentos estão dispostos em fileiras de 3-3-3, ou seja, três assentos nas laterais e mais três no centro, entre os corredores. Na executiva, a disposição é a 1-2-1.  

O projeto deste modelo começou como uma versão melhorada do A330, dessa vez com economia de combustível e consideravelmente mais silencioso. Cerca de 60% da estrutura do A350 é construída com materiais mais leves, como plásticos reforçados com fibras de carbono e ligas de alumínio-lítio.

 

*A repórter viajou a convite da Azul Linhas Aéreas. 


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