Conheça os 10 melhores aeroportos do mundo em 2021
Premiação global destaca países asiáticos e cuidados contra a Covid-19; Brasil não aparece na lista
Terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Qatar, considerado o melhor do mundo em 2021 (Foto: divulgação/Doha Hamad Airport)
A lista dos melhores aeroportos do mundo de 2021 foi divulgada na última quinta-feira (5) pela Skytrax World Airport Awards, uma das mais importantes premiações globais do setor aeroportuário. A Ásia lidera o ranking com os cinco primeiros aeroportos mais bem colocados.
No topo da lista encontra-se o Aeroporto de Hamad, em Doha, no Qatar, considerado o melhor aeroporto da atualidade. O local, que presenciou uma movimentação de mais de 38 milhões de passageiros em 2019, foi inaugurado em 2014 e é base das operações da companhia aérea Qatar Airways. O aeroporto também será a principal porta de entrada da Copa do Mundo de 2022, que será sediada no país do Oriente Médio.
O segundo lugar no pódio ficou com o Aeroporto de Haneda, em Tóquio, no Japão, e o terceiro coroado foi o Aeroporto de Changi, em Singapura. Inclusive, esta é a primeira vez em quase uma década que o local em Singapura não aparece em primeiro lugar na premiação.
Leia mais
Vai viajar? Saiba como tirar o Certificado Nacional de Vacinação
Tempos de Covid-19: o que você precisa saber antes de viajar
Como a letra X está mudando a vida dos viajantes – e o que isso pode significar
Os passaportes mais poderosos do mundo em 2021
O Aeroporto Internacional de Incheon, que serve Seul, na Coréia do Sul, ficou em quarto lugar e o Aeroporto Internacional de Narita, que também serve Tóquio e região, foi considerado o quinto melhor do mundo.
Nenhum aeroporto brasileiro aparece entre os 100 melhores na premiação. Da América do Sul, apenas quatro deles fazem parte da lista: Quito, no Equador (40º lugar); Bogotá, na Colômbia (43º lugar); Lima, no Peru (62º lugar) e Guaiaquil, também no Equador (90º lugar).
Confira os 10 melhores aeroportos do mundo em 2021:
- Aeroporto Internacional de Hamad (Qatar)
- Aeroporto de Haneda (Japão)
- Aeroporto de Changi (Singapura)
- Aeroporto de Incheon (Coréia do Sul)
- Aeroporto de Narita (Japão)
- Aeroporto de Munique (Alemanha)
- Aeroporto de Zurique (Suíça)
- Aeroporto de Londres Heathrow (Inglaterra)
- Aeroporto Internacional de Kansai (Japão)
- Aeroporto Internacional de Hong Kong (Hong Kong)
De acordo com a CNN Travel, a ascensão de Doha para o primeiro lugar é reflexo dos investimentos pesados do governo do Qatar na companhia aérea nacional e na infraestrutura do aeroporto. Aqueles que viajam com a Qatar Airways e fazem conexão no aeroporto de Hamad podem desfrutar de passeios gratuitos pela cidade, acomodação e ainda alimentação – de acordo com a duração da parada – e ainda um serviço de traslado VIP.
Os resultados da lista são baseados numa pesquisa com passageiros do mundo inteiro feita entre agosto de 2020 e julho de 2021, em que, de acordo com a organização, muitos deles votaram com base em experiências pré-pandêmicas, enquanto outros votaram após viagens no período pandêmico.
A premiação ocorre desde 1999 e é considerada referência para a indústria aeroportuária, em que o serviço ao cliente, instalações, condições sanitárias e eficiência das facilidades são aspectos levados em consideração.
Leia mais
As 20 melhores companhias aéreas do mundo para viajar em 2021
O difícil ano de 2020 nos aeroportos mais movimentados do mundo
Caviar, pratos de porcelana, drinks: como era viajar de avião no passado
Como é a quarentena obrigatória em um quarto de hotel de aeroporto? Vic Ceridono conta experiência em Londres
Cuidados sanitários com a Covid-19
A pandemia de coronavírus impactou profundamente a movimentação de pessoas nos aeroportos do mundo inteiro, alterando normas de higiene e criando novas regulações na circulação de indivíduos. Tendo em vista o esforço dos aeroportos no combate à Covid-19, a premiação deste ano criou uma lista que reconhece os locais que fizeram um bom trabalho na implementação e melhoria dos novos protocolos de saúde, higiene e segurança.
Ao todo, 39 aeroportos ao redor do mundo foram reconhecidos com excelência nas novas práticas, que, ao invés de serem ranqueados, foram colocados em ordem alfabética. Entre eles estão o Aeroporto de Internacional de Roma – o primeiro do mundo a receber certificação máxima anti-Covid-19 -, o Aeroporto de Londres Heathrow, o Aeroporto de Dubai e o Aeroporto de Madrid-Barajas.
Confira a lista completa das categorias e dos ganhadores de 2021 no site oficial da Skytrax World Airport Awards.