Dia da Padroeira: conheça 8 curiosidades sobre o Santuário de Aparecida
Maior santuário mariano do mundo recebe milhões de visitantes por ano e guarda desde uma relíquia atribuída à Cruz de Cristo até milhares de objetos deixados como agradecimento por graças alcançadas

No dia 12 de outubro, os olhos de milhões de fiéis se voltam para a cidade de Aparecida, localizada no interior de São Paulo, a cerca de 170 km da capital. É nesta data, feriado nacional, que se celebra Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.
O Santuário Nacional de Aparecida é considerado o maior santuário mariano do mundo, e suas dimensões ajudam a traduzir a importância do destino. O tamanho acompanha o fluxo de peregrinos. Além da importância religiosa, ele guarda números, histórias e detalhes que muitas vezes passam despercebidos por quem percorre o complexo.
Há uma relíquia a mais de 100 metros de altura, dezenas de milhares de fotografias cobrindo o teto de uma sala dedicada a promessas e pedras vindas de diferentes partes do mundo, formando os mosaicos de suas fachadas.
Ficou curioso para mais?
Confira 8 curiosidades sobre o Santuário Nacional de Aparecida:
1) É o maior santuário mariano do mundo

A escala do Santuário pode ser percebida antes mesmo de entrar na Basílica. O complexo possui mais de 1,3 milhão de m² e quase 143 mil m² de área construída. A área específica da Basílica chega a quase 72 mil m² e inclui, além dos pavimentos inferior e térreo, a Cúpula Central, a Torre Brasília e as Capelas da Ressurreição e do Batismo.
No pavimento térreo, com aproximadamente 25 mil m², as celebrações podem reunir até 30 mil pessoas ao redor do Altar Central. Já nas celebrações realizadas em áreas externas, a capacidade pode chegar a 300 mil pessoas.
2) Milhões de visitantes por ano e milhares por dia

Em 2025, 10.486.118 pessoas passaram pelo Santuário, 15% a mais do que no ano anterior. O maior movimento foi justamente em 12 de outubro, quando 152.161 pessoas estiveram no local. Somados aos 342.528 visitantes registrados durante a Novena, entre 3 e 11 de outubro, foram 494.689 fiéis somente durante o período de celebrações da Padroeira no ano passado.
3) Santuário tem uma sala dedicada às promessas dos devotos (e os números impressionam)

No subsolo da Basílica fica um dos espaços mais curiosos e visitados do Santuário Nacional. Com 1.300 m², a Sala das Promessas, também conhecida como Sala dos Milagres, é dedicada aos testemunhos de fiéis que atribuem graças alcançadas à intercessão de Nossa Senhora Aparecida. É ali que são deixados os chamados ex-votos: objetos, fotografias, cartas e outros itens oferecidos como forma de agradecimento.
O volume de objetos recebidos impressiona: são aproximadamente 19 mil recebidos por mês. Em outubro, mês de Nossa Senhora Aparecida, o número chega a cerca de 30 mil.
Entre os itens mais comuns estão peças de cera, geralmente deixadas em agradecimento pela cura de alguma doença. Basta olhar para cima para perceber outra dimensão desse acervo. Mais de 70 mil fotografias cobrem todo o teto da Sala das Promessas. São retratos entregues por peregrinos como registros de pedidos e agradecimentos.
Há ainda áreas destinadas a tipos específicos de ex-votos. Uma delas reúne objetos relacionados ao esporte brasileiro, como camisas de futebol, bolas, skates, pranchas de surfe e capacetes.
Outra vitrine é dedicada a itens entregues por cantores e bandas da música brasileira, com violões e CDs. Alguns objetos de personalidades conhecidas também chamam a atenção. Entre eles estão um capacete de Ayrton Senna, uma mochila com a imagem de Nossa Senhora Aparecida usada por Renato Aragão durante uma peregrinação e um figurino da Xuxa.
Além deles, há espaços também dedicados a pedidos relacionados a casamento; doenças curadas; sucesso profissional, entre outros. Horários de funcionamento e mais detalhes podem ser encontrados no site oficial.
4) Há uma relíquia atribuída à Cruz de Cristo no alto da Torre Brasília
A mais de 100 metros do chão está guardado um dos objetos menos conhecidos do Santuário. Em 1963, quando a cruz foi instalada no topo da Torre Brasília, uma cápsula recebeu um fragmento do chamado Santo Lenho, relíquia que, segundo a tradição católica, pertence à cruz na qual Jesus Cristo foi crucificado. O fragmento foi levado de Roma por Dom Antônio Ferreira de Macedo acompanhado de certificado de autenticidade. A própria Torre Brasília rende outros números curiosos. São 109 metros de estrutura e 16 andares. No último andar fica o Mirante, de onde se tem uma visão panorâmica de 360 graus do complexo.
5) A imagem original já foi quebrada em mais de 200 pedaços e restaurada

A pequena imagem encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em 1717, também passou por um dos episódios mais marcantes de sua história. Em 16 de maio de 1978, enquanto ainda permanecia na Basílica Histórica, a imagem original sofreu um atentado. Um jovem que estava no local conseguiu retirá-la de onde estava protegida e, durante a fuga, a peça caiu e se fragmentou em mais de 200 pedaços.
Os fragmentos foram levados a São Paulo e entregues à artista plástica Maria Helena Chartuni, então chefe do Departamento de Restauração do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Após o trabalho de reconstrução, a imagem retornou a Aparecida em agosto daquele ano. Desde então, sua proteção foi reforçada. Atualmente, a imagem original pode ser vista pelos visitantes em um nicho protegido por vidro blindado.
6) A Passarela da Fé tem quase 400 metros

Um dos cartões-postais de Aparecida liga o Santuário Nacional à Basílica Histórica. A Passarela da Fé possui 392,2 metros de comprimento e, em seu ponto mais alto, fica a 35,52 metros do chão. Vista de cima, a estrutura apresenta o formato de um "S", uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida.
A primeira procissão com a imagem de Nossa Senhora sobre a estrutura ocorreu em 1º de janeiro de 1972. Além de servir como ligação entre os dois espaços, a passarela tornou-se ela própria um espaço de devoção. É comum encontrar peregrinos que percorrem parte ou todo o trajeto de joelhos como forma de agradecimento por graças alcançadas.
7) A Basílica está se transformando em uma "Bíblia a céu aberto"

As fachadas da basílica são um capítulo à parte. A denominada Jornada Bíblica nasceu com a proposta de transformar o exterior da Basílica por meio de cenas das Escrituras representadas em mosaicos. A Fachada Norte foi a primeira a ficar pronta, seguida pelas fachadas Sul e Leste. A Oeste representa a quarta e última etapa do projeto.
Cada lado trabalha uma parte diferente da narrativa cristã. A Norte tem como eixo principal o Êxodo; a Sul apresenta a vida de Cristo; a Leste aborda a Criação; e a Oeste encerra o percurso artístico.
A Fachada Norte foi a primeira das quatro a receber o revestimento. Ela tem mais de 50 metros de altura e é formada por milhares de pequenas peças que compõem cenas bíblicas (são quase 4 mil m² de mosaicos). As pedras vieram de diferentes partes do mundo e foram envolvidos mais de 20 mosaicistas de diferentes nacionalidades. As principais cenas chegaram pré-montadas de Roma. Antes da aplicação, os desenhos eram marcados nas paredes com carvão para orientar a instalação dos mosaicos.
8) Três papas já estiveram no Santuário
A ligação entre o Vaticano e a devoção a Nossa Senhora Aparecida atravessa séculos, mas três pontífices chegaram a visitar pessoalmente o Santuário Nacional: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.
O primeiro foi João Paulo II, em 4 de julho de 1980. Na ocasião, o pontífice celebrou uma missa acompanhada por cerca de 300 mil pessoas, consagrou o Altar Central da nova Basílica e concedeu ao templo o título de Basílica Menor.
A segunda visita papal aconteceu em 2007, com Bento XVI. O pontífice permaneceu em Aparecida entre 11 e 13 de maio para a abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (CELAM). Durante a passagem pelo Santuário, Bento XVI presenteou Nossa Senhora Aparecida com uma Rosa de Ouro, tradição pontifícia utilizada para homenagear importantes santuários e imagens marianas.
Já o Papa Francisco esteve no Santuário em 24 de julho de 2013, durante sua viagem ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. Aparecida teve um significado especial naquela primeira viagem apostólica internacional de seu pontificado: foi no Santuário que Francisco celebrou sua primeira missa como papa fora do território italiano.
12 de outubro de 2026: programação no Santuário de Aparecida
Em 2026, o Dia de Nossa Senhora Aparecida cai em uma segunda-feira e encerra dez dias de celebrações iniciadas em 3 de outubro (confira a programação completa). No dia 12, as atividades começam a partir das 00h, com a Vigília Mariana. O primeiro toque dos sinos está marcado para as 4h45, seguido pela primeira missa às 5h. Ao longo do dia, estão previstas missas às 5h, 7h, 9h, 12h, 14h, 16h e 18h.
A celebração das 9h será a Missa Solene, enquanto a do meio-dia será dedicada às crianças. Às 15h ocorre a Consagração Solene na Basílica Histórica. A programação religiosa termina à noite, com a Missa de Encerramento às 18h e a Procissão Solene, seguida de show pirotécnico, às 19h30. A entrada é gratuita.


