Dicas para uma pele perfeita no verão by Dra. Giovana Moraes
Não pode faltar de jeito nenhum um filtro solar com FPS 30 (no mínimo) para o rosto e um para o corpo; um protetor labial; um protetor térmico para os fios (haste) do cabelo; um hidratante facial e um hidratante corporal; vitamina C para o rosto; água thermal e uma máscara capilar nutritiva. Um bom filtro solar oral antioxidante também é excelente.



Quais produtos não podem falar na necessaire de verão?
Não pode faltar de jeito nenhum um filtro solar com FPS 30 (no mínimo) para o rosto e um para o corpo; um protetor labial; um protetor térmico para os fios (haste) do cabelo; um hidratante facial e um hidratante corporal; vitamina C para o rosto; água thermal e uma máscara capilar nutritiva. Um bom filtro solar oral antioxidante também é excelente.
Quais as melhoras marcas e texturas de protetores solares?
Para o verão amo e indico o Water Fusion FPS 50 da Isdin sem cor ou com cor e o Uv Oil defense FPS 80 da Skinceuticals com cor ou sem.
Alguma dica bacana para manter o bronzeado por mais tempo?
Sim. Recomendo iniciar um mês antes da viagem e manter até um mês após os dias de exposição ao sol os nutracêuticos orais à base de betacaroteno e outros carotenoides – gosto de mandar manipular para os meus pacientes. Também indico aumentar nestes dias o consumo de verduras e frutas ricas em carotenoides, como: mamão, beterraba e laranja.
Quem tem melasma deve ter cuidados ainda mais especiais ao tomar sol?
Nessa época do ano e nos dias de praia cuidado redobrado para quem tem melasma. Importante e fundamental é reaplicar o filtro solar a cada 3 horas. Minha dica é por cima do filtro usar uma base pancake para aumentar o bloqueio físico contra os raios solares.
Recomendo também uma mini água thermal de bolsa (adoro as da Avene ou La Roche Posay) ou as águas da beleza (uma que indico muito é a da Caudalie) para refrescar e diminuir a temperatura do rosto durante o dia – borrifar várias vezes ao longo do dia.
Usar chapéus ou viseiras com abas largas e, de preferência, de cores e palhas mais escuras para não refletirem a luz que bate no chão para o rosto – cores escuras não refletem tanto como o branco. Usar um bom filtro solar oral também é um super complemento.
E os cabelos? Como protegê-los do sol?
Fundamental um protetor térmico e de raios UV nos dias de praia nos fios. Manipulo muito para os meus pacientes, mas se for comprar algum já pronto o em spray da L’oréal ( linha amarela profissional) é muito bom. Também é importante evitar ao máximo deixar a água do mar ou da piscina nos fios, além de usar chapéu que cubra a haste e o couro cabeludo.
Além disso, usar máscara nutritiva para a lavagem e um óleo reparador nas pontas também ajuda a repor os lipídios perdidos. Evite usar secador nessa época!
Devemos tomar alguma vitamina especial?
Sim. Eu recomendo e prescrevo para os meus pacientes um nutracêutico com ativos antioxidantes que ajudam a diminuir a ação dos raios UV na nossa pele (os filtros orais) ou um pronto da Haliocare, o Helioral. Prescrevo também fórmulas de probióticos com cepas para aumento da imunidade e carotenoides orais em fórmulas prontas ou manipuladas para manter o bronzeado por mais tempo. Um que amo pronto é o Photoderm Bronz oral da Bioderma ou Inneov solar ou o Oenobiol Autobronzeador oral.
E vamos aproveita o verão 2021!
Sobre a Dra. Giovana Moraes
Dra. Giovana Moraes é médica dermatologista sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro da Sociedade Europeia de Dermatologia e Venereologia e da Academia Americana de Dermatologia. Proprietária e Diretora Clínica da Clínica Giovana Moraes e Grupo Giovana Moraes, em São Paulo, Jardins. Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC); Membro da Sociedade Europeia de Pesquisa em Cabelo (EHRS); Fellow em Dermatologia Geral e Patologias do Cabelo pela Universidade de Miami (Flórida/EUA) – Miller School of Medicine; Curso de Imersão sobre Fios de Sustentação pelo Instituto Javier de Benito – Barcelona/Espanha; Residência em Dermatologia pelo SUS-SP Especialização em Clínica Médica pela Santa Casa da Misericórdia RJ; Fellow em Anatomia da Face pela Universidade de Stanford/ California /EUA; e Fellow em Laser & Aesthetic Program pela Harvard Medical School/ Boston.