Dicas rápidas para visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Feriado deste dia 12 é dedicado à Padroeira do Brasil para os católicos; Conheça um pouco a história do lugar e da devoção

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Os devotos de Nossa Senhora Aparecida contam os dias do ano para 12 de outubro chegar. Isso porque, nesta data, é comemorado o dia daquela que se tornou a Padroeira do Brasil para os católicos. Não só o 12, mas como todo o mês, é de celebração para aqueles que a tem como grande símbolo de proteção. Mas por que outubro?

História de Nossa Senhora Aparecida

Foi neste mês, em 1717, que pescadores tinham que pescar para um importante banquete que seria oferecido para o governador da Província de São Paulo e Minas Gerais à época, na cidade de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba paulista.

Sem sucesso após várias tentativas, tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, depois, rio abaixo, a cabeça. Em seguida, lançaram suas redes novamente e foram surpreendidos pela quantidade abundante da pescaria. Nasceu ali a devoção que se espalhou pela região e pelos católicos do Brasil e do mundo.

Leia Mais:

 

Os santuários

A primeira basílica dedicada à ela, chamada de Basília Histórica ou Basília Velha, foi reconhecida como sua primeira casa  em 1893. Em 12 de outubro de 1894, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) decretou oficialmente a Igreja de Nossa Senhora Aparecida como Santuário Nacional, cumprindo uma determinação do Código de Direito Canônico.

Basílica Histórica foi a primeira ‘casa’ de Nossa Senhora Aparecida / Daniela Caravaggi

Em 1955 começou a construção do Santuário Novo. Hoje, ele é considerado o maior santuário dedicado à Maria, mãe de Jesus Cristo pela crença católica. As aparições marianas aconteceram em diversos locais pelo mundo para diferentes pessoas. As construções dedicadas à Nossa Senhora Aparecida naturalmente estão localizadas na região em que ela apareceu, no Vale do Paraíba.

Santuário foi construído em um terreno de 1.352.765 metros / Reprodução Instagram Santuário Nacional/Thiago Leon

Curiosidade: três Papas já estiveram por lá – João Paulo 2º, no ano de 1980, Papa Bento 16, em 2007, e Papa Francisco, em 2013.

Como chegar?

A cidade hoje conhecida como Aparecida, que abriga tanto a Basílica Nova quanto a Velha, está no meio do caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro (aproximadamente 250km de cada). O jeito mais fácil de chegar até o local é descer em uma destas cidades e, de ônibus ou carro, chegar até lá.

Mas nem sempre os devotos estão em busca da maneira mais fácil. De carro, de ônibus, de bicicleta, a pé ou a cavalo: há peregrinos vindo de todas as partes do Brasil, de diversas maneiras.

Estrutura

Construído em um terreno de 1.352.765 metros de quadrados, o Santuário Nacional acolhe milhões de visitantes anualmente. Sua estrutura conta com restaurantes, lojas de artigos religiosos, capelas internas e salas especiais.

Uma delas é a Capela das Velas, em que centenas delas, de todos os tipos e tamanhos, são acesas pelos fiéis que utilizam o espaço para rezar, pedir e agradecer.

A Sala das Promessas, por sua vez, é emblemática. O espaço com histórias e objetos de todos os tipos, de famosos e anônimos, que relatam suas graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Uma vitrine dedicada apenas a história de casamentos tem centenas de convites, fotos, lembrancinhas da festa e até vestido de noiva. São narrativas de todas as formas, que prendem a atenção dos fiéis e emocionam.

A visita à imagem também é outra parte quase obrigatória aos devotos que vão a Aparecida. Dentro da basílica e de frente ao altar na parte superior, filas são formadas de forma organizada para avistá-la. Outro momento muito emocionante. É comum ver pessoas pagando promessas e fazendo o trajeto até chegar até ela de joelhos.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida pode ser visitada dentro do Santuário Nacional dedicado à ela / Reprodução Instagram/Thiago Leon

Vale destacar que um enorme estacionamento está á disposição de quem for visitar. São 2 mil vagas para ônibus e 3 mil para carros. Os valores dependem do tipo de automóvel – para carros de passeio a diária é de R$ 28 – e podem ser consultados neste link.

Programação para o feriado 

Este ano, sem restrições por conta da Covid-19, o Santuário voltará a celebrações especiais no mês de Nossa Senhora Aparecida. O local tem capacidade para receber 35 mil pessoas por celebração e a expectativa é que todas elas fiquem lotadas.  No dia 12 de outubro serão sete missas que serão celebradas em diferentes horários.

A visita à imagem no Santuário Nacional acontecerá das 5h às 18h. Já a Basílica Histórica poderá ser visitada das 6h às 19h. Já a Sala das Promessas estará aberta ao público das 5h às 18h.

Todas as missas e celebrações do dia 12 de outubro serão transmitidas ao vivo nas redes sociais do Santuário Nacional, no aplicativo Aparecida e no site da Basílica.

 


 

Tópicos