Exposição em miniaturas em SP mostra a diversidade das paisagens e da cultura japonesa

Japan House São Paulo traz a inédita “Japão em miniaturas - Tatsuya Tanaka”, que fica em cartaz até 8 de outubro

Cenas retratadas em miniaturas pelo fotógrafo japonês Tatsuya Tanaka estão em exibição na Japan House São Paulo
Cenas retratadas em miniaturas pelo fotógrafo japonês Tatsuya Tanaka estão em exibição na Japan House São Paulo Japan House São Paulo/Divulgação

CNN Viagem&Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo, SP

A floração das cerejeiras, a marcante presença do Monte Fuji, os restaurantes de sushi em esteiras, a prática de artes manuais e marciais, além das tradicionais festividades japonesas são apenas algumas das cenas retratadas em miniaturas – sob o conceito “mitate” – pelo fotógrafo japonês Tatsuya Tanaka, que estarão em exibição na Japan House São Paulo entre os dias 16 de maio e 8 de outubro de 2023, com entrada gratuita.

Em sua primeira vinda ao Brasil, especialmente para a montagem da exposição, Tanaka ainda dará uma palestra sobre o seu trabalho, carreira e inspirações, nesta terça-feira (16), às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da JHSP.

A mostra “Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka”

Ao todo são 37 obras criadas a partir de elementos como conchas, alimentos como macarrão e sushi, itens de maquiagem, canudos, pregadores, leques, entre outros objetos do dia a dia japonês, que estarão divididas em cinco grupos principais: estações do ano e seus eventos, cenas do Japão tradicional, cenas do Japão moderno, vida cotidiana e práticas tradicionais.

Na mostra inédita “Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka”, o público poderá reconhecer cerdas de escovas que se tornam plantações arroz, embalagens da soja fermentada japonesa, nattō, que remetem à arquitetura de um importante castelo japonês, sushis em esteiras que remetem à trens e carros em trânsito e até canudos verdes que podem ser confundidos com um bambuzal a partir da mudança de perspectiva e escala.

Mostra “Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka” / Marina Melchers

Internacionalmente conhecido pelo projeto “Miniature Calendar” realizado em suas mídias sociais, Tanaka ilustra o conceito “mitate” em todo seu trabalho, onde a arte em miniatura é fotografada com temática de bonecos de diorama e coisas do dia a dia. Acredita-se que o “mitate” esteja enraizado na cultura japonesa – que desde sempre conviveu em harmonia com a natureza – para compensar com a imaginação coisas faltantes ou vazios.

Tanaka também faz questão de inserir na mostra o elemento que o fez iniciar a produção de miniaturas e suas fotografias, o brócolis, criando uma pequena floresta desse vegetal na obra que recebe o visitante no espaço da Japan House São Paulo.

“O brócolis é o material que me inspirou a olhar os objetos e a pensar em outras possibilidades com eles. Quando digo que se parecem árvores, pessoas em todo o mundo podem se relacionar com essa ideia”, comenta.

Cenas retratadas em miniaturas pelo fotógrafo japonês Tatsuya Tanaka estão em exibição na Japan House São Paulo / Japan House São Paulo/Divulgação

A exposição ainda traz uma maquete inédita, elaborada a partir de conversas entre o artista e a JHSP, especialmente para esta mostra no Brasil. Os materiais principais escolhidos foram o arroz e o feijão. “Ao ouvir sobre a feijoada, prato que se come com arroz, assim como o karê, comecei a pensar na possibilidade de expressar a areia branca e o mar utilizando esse prato típico. Também soube que no Rio de Janeiro, à beira da praia, há calçadas com padrões de ondas feitas de pedras pretas e brancas. É isso que imagino quando penso no Brasil. O feijão preto e o arroz são alimentos familiares aos japoneses também, e penso que, apesar de estarem de lados opostos do mundo, Brasil e Japão possuem culturas com aspectos semelhantes”, avalia o fotógrafo.

Mostra “Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka” / Marina Melchers

A exposição “Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka” conta com recursos táteis, audiodescrição e de Libras por meio de QR Code presente no espaço expositivo.

Exposição “Japão em Miniaturas – Tatsuya Tanaka”

Período: 16 de maio a 8 de outubro de 2023
Local: Japan House São Paulo, térreo - Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h. Entrada gratuita.

Palestra Descobrindo o mundo das miniaturas de Tatsuya Tanaka

Quando: 16 de maio, às 19h
Onde: YouTube da JHSP
Duração: 60 min
Tradução simultânea português/japonês