Hotel brasileiro entra para lista dos 50 melhores do mundo, diz revista

Lista é feita anualmente pela Robb Report com base nos relatos de 21 pessoas escolhidas a dedo, chamadas de Travel Masters

Felipe de Souzacolaboração para o Viagem & Gastronomia Em São Paulo

Um levantamento feito por uma revista norte-americana colocou um hotel de Minas Gerais na lista dos 50 melhores espaços de hospedagem de luxo. O Ibiti, ao redor do Parque Estadual do Ibitipoca, é o primeiro brasileiro a constar na lista com diárias de mais de R$ 2.200.

A lista é elaborada anualmente pela “Robb Report” com base nos relatos de 21 pessoas escolhidas a dedo, chamadas de Travel Masters. Para constar na lista, todos os hotéis têm que ter, necessariamente, cinco estrelas.

O Ibiti, que fica no distrito de Conceição do Ibitipoca, na cidade de Lima Duarte (a 294 km de Belo Horizonte), não está posicionado em nenhum número específico, apenas consta na lista.

O empreendimento começou em 1984, após a compra da antiga Fazenda do Engenho. O espaço, que tem mais de 6.500 metros quadrados, está em processo de recuperação de fauna e flora nativas – e isso foi um dos destaques apontados pelos jurados da revista.

São várias modalidades de hospedagem. O Engenho Lodge, em um casarão no estilo do século 18, foi quem conquistou os votos dos jurados.

O espaço oferece luxo e um ar de modernidade em um local histórico. As oito suítes do estilo colonial compartilham espaço com banheiras de hidromassagem — algo impensável centenas de anos atrás. A revista escreve que o charme do “estilo safári” oferecido pela vista do parque estadual é “encantador”.

Rios, lagoa e cachoeiras com uma água em tom de ferrugem compõem a paisagem que cerca o hotel. Às margens, as “prainhas” mineiras são formadas por tapetes de quartzito — também encontradas em Capitólio.

Segundo informações do hotel, o local também é um dos pioneiros do turismo sustentável — o projeto de recuperação da fauna e flora é apenas um pilar.

Para a comunidade local, foi construída uma escola e espaço para arte e eventos. Muitos que trabalham nas dependências do estabelecimento moram ali perto. Até pelo impacto ambiental que um pasto causa, o restaurante não serve carne de vaca, como outro exemplo da sustentabilidade pregada pelo estabelecimento.

O levantamento

A lista da revista faz um levantamento dos melhores hotéis em vários pontos do mundo, como França, Marrocos, Indonésia e até Botsuana, na África. O primeiro colocado é o Claridge’s hotel em Londres, Reino Unido, inaugurado em 1812.