Lyon: quatro dicas imperdíveis do que fazer e onde comer na cidade francesa

Famosa por sua arquitetura, a terceira maior cidade da França conta com passeios ao ar livre e restaurantes estrelados pelo Guia Michelin; a influenciadora Carol Toledo entrega detalhes para melhor aproveitar a viagem em família

A sudeste de Paris, Lyon é a terceira maior cidade da França
A sudeste de Paris, Lyon é a terceira maior cidade da França Michael Muraz

CNN Viagem & Gastronomia Lyon, França

Um dos países mais famosos e visitados do mundo, a França conta com atrações turísticas que, muitas vezes, acabam se tornando clichês aos olhos dos turistas.

Mesmo muito almejada pelos visitantes, Lyon vai na contramão e nos surpreende com seus restaurantes, parques e praças, como conta a influenciadora de moda e lifestyle Carol Toledo, que passou uma curta temporada na cidade histórica.

Conhecida por sua arquitetura medieval e renascentista, a localidade conta com museus, restaurantes estrelados pelo Guia Michelin e igrejas históricas.

Assim, entre um endereço e outro, Carol Toledo compartilha quatro dicas de Lyon para tornar a viagem em família uma experiência ainda mais prazerosa. Às dicas:

Restaurante Pierre Orsi

Carol Toledo e a família no restaurante de Pierre Orsi em Lyon / Acervo pessoal

Luxuoso e de cozinha tipicamente francesa, o Restaurante Pierre Orsi está localizado no centro de Lyon e, acima de tudo, preza pelo conforto dos clientes.

A cada garfada é possível sentir a tradição francesa na gastronomia. Os pratos são os mais variados, dentre carnes, massas, foie gras e sobremesas esplêndidas, como o famoso e delicioso crêpe suzette.

Além de tudo, o restaurante conta com uma lista exclusiva de vinhos, os quais são conhecidos e sugeridos pelos próprios funcionários, deixando a experiência ainda mais saborosa.

Restaurante Pierre Orsi: 3 Place Kleber, 69006 Lyon, França / Tel.: +33 4 78 89 57 68 / Horário de funcionamento: de terça a sábado das 11h45 às 13h15 e das 19h30 às 21h15 

Parc de la Tête d’Or

Local é considerado o maior parque urbano de toda a França / Reprodução/Instagram

Para quem viaja em família, impossível não recomendar o maior e mais famoso parque da cidade. O lugar mágico é situado no centro e carrega muita história francesa.

Dentro desse “refúgio” no meio da cidade é possível encontrar impressionantes casas de vidros com diversas espécies de plantas e flores de todo o mundo. Assim, é também como um zoológico.

Há ainda um trem em miniatura (perfeito para criançada) e um grande lago, onde é possível agendar experiências. Passear um dia no Parc de la Tête d’Or deve estar entre as prioridades da sua lista de desejos na cidade.

Parc de la Tête d’Or: Place du Général Leclerc, 69006 Lyon, França / Horário de funcionamento: de 15 de abril a 14 de outubro das 6h30 às 22h30; de 15 de outubro a 14 de abril das 6h30 às 20h30. 

Restaurante Paul Bocuse

Restaurante de Paul Bocuse fica nos arredores de Lyon / Reprodução/Instagram

O restaurante de Paul Bocuse nos deixa com água na boca só de olhar. Além ficar às margens do rio Saône, que conta com uma beleza exuberante e é um ponto superfamoso da cidade, o estabelecimento conta com duas estrelas Michelin e, do começo ao fim, não deixa nada a desejar.

O ambiente parece de cenário de filme e a comida autoral vem temperada com muita autenticidade, personalidade e historicidade por trás da produção.

A melhor dica possível é se aventurar no menu degustação Paul Bocuse, que inclui até o Truffle Soup Élysée, prato criado em 1975 para o presidente francês. Por pessoa, o menu degustação custa 330 euros – aproximadamente R$ 1.861.

Restaurante Paul Bocuse: 40 Quai de la plage, Collonges-au-Mont-d’Or (região metropolitana de Lyon), França. / Tel.: +33 4 72 42 90 90 / Horário de funcionamento: de quarta-feira a domingo das 12h às 13h15 e das 20h às 21h15. 

Praça Bellecour

No centro da praça há uma estátua de bronze do Rei Luís XIV / Herbert Frank

Conhecida como o Coração de Lyon, a gigantesca praça fica situada no centro antigo da cidade e é impossível deixá-la de fora da lista.

O local é visitado e habitado pelos próprios moradores da cidade e, com isso, a experiência fica mais especial.

Como um dos lugares que mais representam a historicidade francesa, no centro da praça há uma estátua de bronze do Rei Luís 14, que é belíssima e singular, muito mais bonita do que nas fotos.

Uma boa dica é ir pra Lyon em épocas que aconteçam grandes eventos esportivos. Nessas ocasiões, a praça é totalmente transformada em uma área de esportes, ideal para quem quer viver um programa em família inesquecível.

Place Bellecour: Pl. Bellecour, 69002 Lyon, França. 

Sobre Carol Toledo

A influenciadora Carol Toledo / Acervo pessoal

Influenciadora de moda e lifestyle, Carol Toledo usa as redes sociais como trabalho e compartilha para seus mais de 130 mil seguidores dicas dos destinos em que desembarca. Habitué da Semana de Moda de Paris, outras grandes cidades também são alvo de suas indicações, como Londres, Nova York, Rio de Janeiro, Palm Beach e Punta del Este.