Menos frescura e mais frescor: descubra os vinhos que combinam com o verão

Não precisamos abandonar o hábito de beber vinho durante os meses mais quentes: o segredo é buscar estilos mais divertidos e refrescantes; confira opções que valem a pena conhecer

Pri Mattacolaboração para o Viagem & Gastronomia

É verdade que o vinho é mais facilmente tido como bebida de inverno. Essa associação não é totalmente equivocada: o alto teor alcóolico provoca sensação de aquecimento no corpo.

Então imagine esse efeito somado às temperaturas escaldantes de um fevereiro tropical?

A boa notícia é que sim, é possível para aproveitar o verão sem deixar a tacinha de lado. Vinhos com baixo teor alcóolico, leves, jovens, e com boa acidez são excelentes opções para dias mais quentes.

E com um pouquinho de boa vontade e criatividade é possível explorar novos estilos. A seguir, confira algumas categorias de vinhos indicados para as temperaturas mais altas:

Vinhos em Lata

Vinhos em lata têm proposta mais prática e descontraída / Pexels

Devemos levar em conta que o vinho deve acompanhar não somente as mudanças de temperatura, mas também das ocasiões de consumo.

No verão, tendemos a fazer mais programas a céu aberto – como piqueniques, praia e festivais – em que as latinhas são extremamente convenientes.

Esqueça o preconceito: o envase em lata em nada vai afetar a qualidade do vinho feito para consumo rápido.

Mas é preciso ter o entendimento da proposta, que é de ser uma bebida prática e descontraída, e não um vinho complexo que mereça cerimônias na hora de degustar.

Vinhos Laranjas

Vinhos laranjas são brancos vinificados como tintos que possuem frescor e delicadeza / Pexels

Se tem uma coisa que o verão muda na nossa rotina é a alimentação, e isso tem tudo a ver com o vinho que vamos escolher.

Quando nosso menu transita de salada a churrasco e de tábua de frios a frutos do mar, precisamos pensar em vinhos versáteis que acompanham bem tudo (ou quase tudo).

Os laranjas cumprem essa função. Como são vinhos brancos vinificados como tintos, eles têm características intermediárias entre esses dois que ajudam na hora de combinar com comida.

Isso sem deixar de lado as características que já mencionei, e que são aliadas dos dias quentes – frescor e delicadeza.

Vinhos Verdes

Região Vinhos Verdes Guia Portugal
Vinho Verde se refere à região no norte do Portugal / Divulgação

Primeiro há de se esclarecer que Vinho Verde é uma denominação de origem, e não a cor do vinho. Ou seja, é possível encontrar Vinhos Verdes brancos, tintos, rosés e espumantes, desde que tenham sido produzidos nessa região, que fica ao norte de Portugal.

O que todos esses perfis de vinho têm em comum é a boa acidez, e é isso que dá a sensação de frescor no vinho. E não é exatamente isso que queremos no verão?

Outra grande vantagem dos Vinhos Verdes é o custo-benefício. São facilmente encontrados nas prateleiras de supermercado e muitos deles a um preço bem interessante.

Drinques com vinho

Sangria é drinque espanhol que basicamente mistura vinho tinto e frutas / Pexels

Se nenhuma das opções acima foram suficientes para seguir fiel ao vinho nos próximos meses, faço aqui minha última apelação: drinques a base de vinho. Aqui vale tudo: gelo, frutas, ervas e especiarias a gosto.

Entre as mais tradicionais estão a Sangria e o Clericot.

A primeira é uma bebida típica espanhola, que basicamente mistura vinho tinto e frutas. A segunda é mais popular na América do Sul e segue o mesmo estilo, porém a base é sempre um vinho branco ou espumante.

Em ambos os casos, a graça é escolher os ingredientes que mais lhe agradam e ir provando a mistura aos poucos. Para quem curte bebidas mais adocicadas, vale usar vinhos meio secos ou doces.

*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.

Sobre Pri Matta

Pri Matta compartilha sua paixão pelo mundo dos vinhos nas redes sociais / Acervo pessoal

Priscilla é jornalista, sommelière e idealizadora do perfil @deondevinho no Instagram. Ela deixa claro que por lá não fala sobre vinhos, mas sobre momentos. É que o vinho está em todos!


Tópicos