Milão: de museus até bairro inteiro, confira um roteiro especial para os amantes da moda na cidade

Entre galerias e restaurantes, empresária Cici Navarro entrega os pontos imperdíveis para uma visita estilosa na capital da moda italiana

Galleria Vittorio Emanuele II é um dos principais e mais famosos núcleos de compras da cidade e do país
Galleria Vittorio Emanuele II é um dos principais e mais famosos núcleos de compras da cidade e do país Pablo Fernández/Flickr

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Além de capital da região da Lombardia, Milão também leva a alcunha de capital da moda italiana.

Berço de tendências artísticas e culturais, a cidade de cerca de 1,4 milhão de habitantes é lar dos ateliês das mais famosas grifes do país, as quais atravessam fronteiras e possuem impacto mundial.

Uma das protagonistas da cena fashion no mundo, Milão também tem uma Semana de Moda para chamar de sua.

Com tantos atributos, é claro que a cidade reserva aos amantes da moda roteiros imperdíveis ligados ao mundo fashion. Museu, galeria, docerias tradicionais, ruas e bairros inteiros são alguns dos cantinhos que refletem isso.

À frente das marcas Café Cherie, Dra. Cherie e Cici Navarro Collection, a empresária Cici Navarro esteve recentemente em Milão e experimentou dias agitados por locais que respiram moda.

A seguir, Cici Navarro compartilha suas dicas imperdíveis em Milão dedicadas aos amantes da moda:

Quadrilatero della moda

Via Monte Napoleone é uma das vias mais emblemáticas de toda a Itália / Wikimedia Commons

Sofisticação, glamour e elegância definem a área mais agitada de Milão. Com lojas de grandes boutiques e marcas de grifes internacionais, esta é a parada obrigatória para quem quer conhecer de perto todas as tendências que ditam a moda no mundo.

A Via Monte Napoleone é a via principal, onde se encontram várias lojas de grifes de moda ao lado de construções neoclássicas. Completam a região a Via della Spiga, a Via Manzoni e o Corso Venezia.

Por aqui ainda é possível encontrar personalidades relevantes da moda e se sentir em um cenário de filme – o local foi usado como em cenas do filme Casa Gucci (2021), por exemplo.

Bairro de Brera

Cici Navarro na Pinacoteca de Brera; acervo conta com importantes obras renascentistas / Acervo pessoal

Na Itália, a alta cultura é um dos grandes patrimônios históricos da sociedade. Não obstante, o bairro de Brera oferece roteiros incríveis para os visitantes, já que a região é reduto de boêmios, artistas e amantes da arte e da cultura.

Um dos locais que devem ser visitados é a Pinacoteca de Brera, monumento histórico que data do século 18 e hoje guarda um precioso acervo de obras renascentistas. Aqui estão obras como “O beijo”, de Francesco Hayez, e o “Casamento da Virgem”, de Rafael.

Além da Pinacoteca, passear a pé pelo bairro proporciona conhecer lugares particulares, como restaurantes de gastronomia local e lojas de experiência.

Fondazione Prada

Fondazione Prada é espaço criativo para artes e diversas linguagens em Milão / Jacqueline Poggi

Um dos lugares mais especiais da moda pelo mundo, a Fondazione Prada carrega um ar místico ao nos levar em uma viagem luxuosa pela arte contemporânea.

Em um espaço desenhado e projetado para uma experiência enriquecedora, por lá é possível desbravar a história da arte e da moda de forma literal, que vai muito além da alta costura.

A instituição cultural foi criada por Miuccia Prada e Patrizio Bertelli e hoje se dedica à arte, cinema, música, ciência, dança, arquitetura e outras linguagens.

Interessante é que o local em que está a Fondazione data de 1910, em que o desenho arquitetônico combina edifícios pré-existentes com novas estruturas, em que somos testemunhas de novos ambientes e outros de ares pós-industriais. É um espaço de criatividade e diálogo.

Fondazione Prada: Largo Isarco, 2, 20139 Milão (MI), Itália / Horário de funcionamento: segunda a domingo das 10h às 19h; fechado apenas às terças-feiras / Entrada inteira por 15€

Galleria Vittorio Emanuele II

Galeria é uma das mais antigas e ainda ativa região de compras da Europa / Cici Navarro

Por falar em lugares imperdíveis, a Galleria Vittorio Emanuele II é um dos destinos imprescindíveis de Milão. Casa fixa dos espaços físicos de marcas como Louis Vuitton, Gucci e Prada, a galeria conta com uma arquitetura robusta e cheia de referências do clássico design europeu.

A gastronomia, inclusive, é uma das principais experiências a serem vividas no espaço. Um desses locais especiais é a Pasticceria Marchesi 1824.

Galleria Vittorio Emanuele II: Piazza del Duomo, 20123 Milão (MI), Itália / Horário de funcionamento: aberto 24h (lojas e restaurantes têm com horários específicos).

Pasticceria Marchesi 1824


Parte da experiência pela Galleria Vittorio Emanuele, a Marchesi 1824, do grupo Prada, oferece uma pausa em meio à moda por meio de seus deliciosos chás e bolos, todos feitos artesanalmente e com um toque de delicadeza em cada prato.

A marca, que tem lojas ainda na Via Monte Napoleone e na Via S. Maria alla Porta, carrega tradição desde 1824 e é uma das confeitarias mais antigas e requintadas de Milão, considerada referência na cidade por seus chocolates e seu clássico panetone milanês.

Marchesi 1824: Galleria Vittorio Emanuele II, 20121 Milão (MI) Itália / Horário de funcionamento: segunda a domingo das 7h30 às 20h.

Cova Garden Montenapoleone

Cova na Via Monte Napoleone / Reprodução/Facebook

É um lugar que define a Itália! O restaurante Cova Garden traz a autenticidade de misturar ingredientes locais e bem italianos em suas sugestões no cardápio.

O destaque vai para as deliciosas massas, que são propostas em uma apresentação sofisticada. Vale a pena desfrutar essa experiência.

A casa funciona do café da manhã ao almoço, passando por aperitivos à tarde até o jantar.

Cova Garden: Via Monte Napoleone, 8, 20121 Milão (MI), Itália / Horário de funcionamento: segunda a sábado das 8h30 às 20h e domingo das 9h30 às 19h30.

*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.

Sobre Cici Navarro

A empresária e diretora criativa Cici Navarro / Acervo pessoal

Dentista por formação, a empresária e digital influencer Ana Cecília Navarro é um dos nomes expoentes em produção de conteúdos que giram em torno de temas como moda, empreendedorismo, beleza, gastronomia e turismo. À frente das marcas Dra. Cherie e Cici Navarro Collection, além do Café Cherie, em São Paulo, a profissional também mantém seu perfil no Instagram (@cicinavarro), em que compartilha dicas e mostra suas viagens para mais de 200 mil seguidores.