Mostra inédita de Tina Turner traz fotografias históricas da cantora ao MIS, em SP

Com início em maio, exposição apresenta ao público 120 fotos nunca exibidas no Brasil e instalações e conteúdos audiovisuais criados especialmente para a montagem no país

Tina Turner no palco em Jones Beach, NY, em agosto de 1987
Tina Turner no palco em Jones Beach, NY, em agosto de 1987 © Bob Gruen

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo, SP

Um dos ícones do rock mundial, a cantora Tina Turner ganha uma mostra inédita no Brasil a partir do próximo dia 4 de maio.

“Tina Turner: uma viagem para o futuro” acontece no primeiro andar do Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, e reúne cerca de 120 fotos históricas nunca antes exibidas em solo nacional.

As imagens acompanham a trajetória da artista desde o início dos anos 1960 até o final da década de 1990 e pertencem ao acervo da The Music Photo Gallery.

Além das fotos eternizadas pelos fotógrafos Bob Gruen, Ebet Roberts, Ian Dickson e Lynn Goldsmith, a mostra conta ainda com instalações e conteúdos audiovisuais criados especialmente para a montagem brasileira.

São quatro temas principais que sustentam a exibição: a carreira musical da artista; seu poder feminino que é referência de superação; sua participação no cinema; e sua ligação com a moda, que envolve colaborações com grandes nomes do setor.

Com quase 200 milhões de discos vendidos e ganhadora de 12 Grammys, a lenda viva da música “merece que sua história seja contada não apenas com uma lente no passado, mas também sob uma perspectiva de futuro, como uma metáfora do olhar visionário que a artista sempre expressou através de sua obra”, segundo comunicado do MIS.

Tina Turner em vestido vermelho nos bastidores de Jones Beach, NY, agosto de 1987 / © Bob Gruen

Nascida em 1939 na região de Nutbush, no estado norte-americano do Tennessee, Anna Mae Bullock começou a carreira artística em 1957 sob o nome de Little Ann, ao lado de Ike Turner, com quem foi casada entre 1962 e 1978.

Em 1984, Tina lança o single “What’s Love Got to Do It”, que garantiu seu primeiro Grammy e a liderança nas paradas musicais.

Além da nova mostra, a cantora também carrega uma outra ligação com o Brasil: ela entrou para o livro dos recordes em 1988 por seu show no Maracanã, no Rio, que reuniu mais de de 180 mil pessoas – até então o maior público de um show de uma artista solo já registrado.

“Tina Turner: uma viagem para o futuro”
Espaço expositivo 1º andar; Museu da Imagem e do Som – Avenida Europa, 158, São Paulo-SP
De 4 de maio a 9 de julho de 2023
Terças a sextas, das 11h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia); gratuito às terças. Ingressos antecipados via site