O que fazer se seu voo for cancelado ou adiado? Especialistas respondem

Dicas envolvem o que fazer antes da viagem de avião e como agir caso haja um cancelamento

Forrest Brownda CNN

Não é de se admirar que os viajantes fiquem ansiosos sobre chegar ao destino no horário correto — ou até mesmo se vão conseguir chegar. E, mesmo que cheguem, podem acabar sem suas bagagens.

Afinal, há muitos motivos que podem atrasar ou cancelar uma viagem: mau tempo; problemas técnicos; falta de controladores de voo; períodos de alta demanda; acidentes e investigações; passageiros indisciplinados.

Nota da edição: No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) define que, nos casos de atraso, cancelamento de voo e embarque não realizado por algum motivo de segurança operacional, o passageiro tem direito à assistência material, como alimentação e acomodação, entre uma e quatro horas de espera. Dependendo do caso, também há possibilidade de reembolso das passagens. Confira as orientações no documento disponibilizado pela Anatel.

Abaixo, confira algumas dicas para lidar com voos atrasados ou cancelados:

Antes de ir para o aeroporto

Por mais chato que seja descobrir que o seu voo foi atrasado por horas, ou pior, cancelado, é muito melhor saber disso no conforto de casa ou do hotel.

“Verifique o status do seu voo antes de ir ao aeroporto. A maioria dessas notificações não acontecem de última hora,” disse Scott Keyes, fundador do site Going.com. “Poupe-se da viagem ao aeroporto.”

Outras dicas de Keyes:

  • Cadastre-se para receber alertas de texto gratuitos sobre o status do voo ao comprar a passagem. Também, baixe o aplicativo da companhia aére;
  • Digite o número do seu voo no Google para verificar o status;
  • Consulte o site FlightAware para ver tendências de voos no país;
  • Aproveite ofertas de remarcação antes de tempestades. Quem se adianta tem mais opções de assentos e voos disponíveis.

Se você já estiver no aeroporto

Às vezes, o atraso ou cancelamento acontece quando você já está no aeroporto. O que fazer após receber a notícia? Keyes sugere ir o mais rápido possível ao balcão da companhia aérea.

“Vai fazer diferença quem chega primeiro. O atendimento é por ordem de chegada. Estar bem posicionado pode valer a pena”, disse ele.

Enquanto espera, tente ligar para a companhia. Pode ser mais rápido conseguir atendimento por telefone. “O que resolver primeiro, ótimo,” ele acrescentou.

Outras opções:

  • Use os totens de autoatendimento, recomendam a American Airlines e a United Airlines
  • Use as redes sociais a seu favor, sugere o site Travel Lens. Tente contatar a companhia pelo X (antigo Twitter) ou outras plataformas, caso o telefone não funcione
  • Tente ligar para um call center internacional da sua companhia aérea, sugere Keyes. As filas de atendimento nos números internacionais podem ser menores

Atitude e preparação fazem a diferença

Seja falando pessoalmente ou por telefone, a forma como você se dirige ao atendente pode fazer toda a diferença.

“A gentileza abre portas,” disse Keyes. “Tente ver as coisas pelo ponto de vista do atendente. Ele é quem tem mais poder de te ajudar. Pedir de maneira educada e empática aumenta muito suas chances, em vez de ser rude”.

Ele deu outra dica para quando for sua vez de falar com o atendente sobre novas opções: “Vá preparado com sugestões em mente. Fazer sua própria pesquisa é muito útil.”

Outras considerações:

  • Reserve diretamente com a companhia aérea, se o preço for o mesmo. Se você comprou por sites de terceiros, terá que resolver com eles em caso de cancelamento
  • Evite conexões quando possível, recomenda o grupo de defesa do consumidor US PIRG. Quanto mais paradas, maior a chance de algo dar errado
  • Em atrasos na pista, as companhias aéreas devem fornecer banheiros funcionando o tempo todo, de acordo com o US PIRG. “Após duas horas, deve haver comida e água. Após três horas, o voo deve decolar ou os passageiros devem voltar para o terminal – ou a companhia enfrentará multas pesadas.”

Ajuda de outras companhias

A cooperação entre companhias aéreas pode ser vantajosa. “Quando voos são cancelados, muitas companhias têm a opção de te colocar em outro voo por meio de acordos de cooperação,” disse Lousson Smith, especialista em operações de produto no Going.com, à CNN Travel.

“Isso significa que, por exemplo, se a Delta está com problemas, mas a American tem um voo para o seu destino, você pode ser realocado para esse voo”.

Milhas de passageiro frequente

Graças às mudanças nos programas de milhas nos últimos anos, as companhias aéreas costumam ter voos disponíveis com milhas, mesmo quando a demanda está alta devido a eventos climáticos, disse Julian Kheel, fundador e CEO do Points Path, em um e-mail à CNN Travel.

“Você vai precisar estar preparado para gastar muitas milhas, e talvez não obtenha o melhor valor por elas. Mas você pode economizar uma boa quantia de dinheiro se estiver tentando fugir de uma tempestade”, disse Kheel.

“A maioria das companhias aéreas dos EUA agora permite que você cancele voos reservados com milhas sem qualquer taxa ou penalidade até o momento da partida. Isso significa que você pode reservar vários voos alternativos com milhas em companhias diferentes, caso algum deles seja atrasado ou cancelado”.

“Mas evite reservar voos alternativos na mesma companhia, pois os duplicados podem ser cancelados automaticamente. E não se esqueça de cancelar os voos que você não for usar para recuperar suas milhas”.

Preso por uma noite

O que fazer se parecer que você não conseguirá embarcar até o dia seguinte e não estiver na sua cidade?

“Peça à companhia aérea para te hospedar em um hotel ou te dar um voucher de hotel. Eles podem fazer isso, mas não é garantido [nos EUA]. Não é algo exigido por lei”, disse Keyes. Ele mencionou que as chances são menores se o problema for causado por condições climáticas.

Muitas companhias aéreas se comprometeram a oferecer vouchers de alimentação e hospedagem em certos casos. O Departamento de Transportes dos EUA tem um painel que acompanha esses compromissos.

Outros pontos a considerar:

  • Reserve seu voo com cartão de crédito, disse Smith: “Muitos cartões de crédito oferecem proteções de viagem, como reembolso se o cancelamento do voo obrigar você a pagar por hotel, refeições, etc”
  • Considere ficar no aeroporto, em vez de ir e voltar de um hotel, se seu voo estiver apenas atrasado, mas não cancelado. Isso depende do seu nível de conforto e do tempo de espera estimado, disse Keyes
  • Verifique se há um hotel disponível dentro do aeroporto
  • Tente acessar uma sala VIP do aeroporto, onde você pode carregar seu telefone e descansar com mais conforto, sugere o site Points Guy
  • Priorize sempre a segurança. Se o clima extremo está causando o caos nos voos, viajar de carro pode ser perigoso, alerta Keyes

Seguro de viagem e recibos

Considere comprar um seguro de viagem, aconselhou o site Airport Parking Reservations em um e-mail à CNN Travel.

O site afirmou que “a maioria das apólices de seguro de viagem oferece cobertura adicional para incertezas de viagem. A cobertura extra geralmente se aplica se seu voo for adiado por mais de 12 horas devido a uma greve, mau tempo ou problema mecânico”.

O site também recomenda que você guarde os recibos de compras feitas no aeroporto. Você pode tentar solicitar o reembolso à companhia aérea depois.

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