Onde comer em Budapeste, na Hungria?


Caldeirão cultural e histórico, Budapeste também é uma mistura gastronômica com influências de muitos dos povos que passaram por ali. Do schnitzel alemão ao foie gras, passando por pratos genuinamente húngaros, como o goulash, veja onde ter as mais saborosas refeições na capital da Hungria
Comer em Budapeste requer uma escolha: ir em lugares históricos e tradicionais ou nos modernos e badalados bistrôs que parecem se multiplicar pela cidade? A partir disso, terá uma infinidade de cozinhas, da local , de seus vizinhos ou internacionais. Parece confuso se não entender a história da cidade que passou pelo controle de diversos povos e governos, entre eles os alemães, austríacos, otomanos e comunistas, com a imponência do Império Austro-Húngaro. Espere uma gastronomia multicultural e saborosa.
Leia mais:
A multicultural e encantadora Budapeste
Os melhores rooftops bars da capital da Hungria
Ruins Pub: conheça os bares em ruínas de guerra de Budapeste

Considerado um dos melhores e mais tradicionais restaurantes da cidade, o Gundel não era aberto ao público geral quando foi aberto. Era apenas para convidados de Gundel, fundador da cidade em 1896. Depois se tornou restaurante oficial e dos deputados e durante muito tempo tinha um dress code bem formal. Hoje, se adaptou aos tempos modernos e é considerado um dos melhores e mais tradicionais restaurantes de Budapeste. Tem o melhor Schnitzel – crocante e impecável – e um caprichado brunch de domingo com um menu mais acessível (leia-se bom preço) e um buffet de frios e entradas (fora o de sobremesa).
Falando em tradição, o Mák Bistrô é um dos mais melhores restaurantes da cidade, liderado pelo chef János Mizsei apresentando pratos tradicionais da Dinamarca e Suécia. Sua nova cozinha nórdica busca produtores e sabores locais, como o seu famoso goulash, tradicional sopa húngara, e seus pratos com páprica em um menu degustação a €110 por pessoa com harmonização de vinhos. Durante o almoço, uma opção acessível e mais rápida com três pratos a €15 (de terça a sexta).
O restaurante Kolläzs é um dos melhores de comida tradicional com toques contemporâneos da cidade e também onde é servido o café da manhã dos hóspedes do Four Seasons, onde é localizado.
O tradicional New York Café fica em um edifício histórico do final do século XIX e que tem um dos mais disputados salões de café de Budapeste – e também já foi eleito como o mais disputado do mundo quatro vezes.

Lugar da moda em Budapeste, o Menza tem ambiente moderno e descontraído perto da Avenida Andrássy. Em seu menu contemporâneo, encontra-se a pratos locais: foie gras de ganso e de pato. A terrine com chutney de cebola e torradas feitas na casa ou a tradicional sopa de alho coberta com o pão frito húngaro onipresente nas refeições. Se sua vontade de foie gras continuar, o fígado de pato com molho picante e azedo de cerejas é impecável, acompanha purê de batatas.
Para provar a nova e moderna culinária local, o Stand 25 prova que há alta gastronomia em mercadões gastronômicos. Localizado no Hold Utca, os chefs Szulló Szabina e Széll Tamás oferecem uma culinária que busca não comprometer o ingrediente em um menu autoral que muda constantemente.
Ao lado do Parlamento, o Café Elyseé é perfeito para combinar uma visita a este monumento com um excelente almoço. Ambiente histórico, com serviço impecável, tem um confit de pato com molho de cereja que fica na memória.
Nota da editora-chef Daniela Filomeno: minhas pesquisa de viagem tinha muito mais restaurantes, então divido a lista completa com vocês. Importante: muitos restaurantes fecham domingo e segunda, alguns no almoço durante a semana, vale se programar antes.
Leia mais:
Um dos McDonald’s mais bonito do mundo
Um palácio imperial flutuante: SS Maria Thereza, no Danúbio
Almoço
- Mák Bisztró
- Ônix (mais moderno, michelin)
- Kiosk (descolado, almoço executivos)
- Zeller
- Callas
- Deryne (bistrô descolado em Buda)
Jantar
- Tigris eterem
- Stand 25
- Borkonyha
- Borbíróság
- Costes
Mercados gastronômicos
- Great Market Hall
- Hold Utca Food Market (pequenos produtores)
- The Downtown Budapest Market Hall
Cafés
- Elyseé (maravilhoso para almoço combinado com visita do Parlamento)
- New York Café
- Gerbeaud – doce que leva seu nome (Váci utca, Pest), café preferido da Sisi
- Cafe Paris
- Müvész kávézó
Fotos: Daniela Filomeno