Onde ficar em Belém: casarão do século 18 abriga charmoso hotel boutique

Antes um albergue religioso e colégio, Atrium Quinta de Pedras é hospedagem que preserva estilo colonial e que possui unidade do restaurante Casa do Saulo, famoso no Pará

Daniela Filomeno no Atrium Quinta de Pedras, hotel boutique em Belém em casarão do século 18
Daniela Filomeno no Atrium Quinta de Pedras, hotel boutique em Belém em casarão do século 18 CNN Viagem & Gastronomia

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Belém, Pará

Porta de entrada para a vibrante cultura e gastronomia paraense, Belém não é uma cidade que possui uma ampla rede hoteleira. A cidade é sim equipada com alguns hotéis de grandes redes que suprem as necessidades dos visitantes, mas quando o assunto é charme a alcunha fica para o Atrium Quinta de Pedras.

A experiência no hotel boutique já começa do lado de fora: o casarão histórico preservado logo em frente à Praça Carneiro da Rocha é do século 18, em que já serviu como orfanato, abrigo para jovens, albergue religioso e colégio.

Hoje, seus corredores e paredes permanecem conservados, assim como seus janelões de aspecto colonial e o átrio, uma das partes mais emblemáticas do hotel. Obras de arte de artistas locais preenchem os espaços e conferem um charme aos ambientes.

Situado na Cidade Velha e próximo de atrações do centro histórico, como o Parque Zoobotânico Mangal das Garças e não muito longe do Complexo Feliz Lusitânia, o Quinta de Pedras é opção de onde ficar em Belém para uma hospedagem de caráter menor, em que possui cerca de 50 quartos.

Átrio do hotel Atrium Quinta de Pedras, em Belém
Átrio do hotel Atrium Quinta de Pedras, que ocupa casarão preservado e mantém unidade do restaurante Casa do Saulo / Reprodução/Instagram

As acomodações são divididas em oito categorias, indo da Suíte Júnior, a mais simples, até as maiores, como a Suíte Royal ou a Presidencial, esta última com direito a entrada privativa. Na área comum, piscinas adulta e infantil ajudam a se refrescar no calor.

E a parte gastronômica também chama a atenção, já que o restaurante, que serve de café da manhã a jantar, é uma unidade do Casa do Saulo, de assinatura do chef Saulo Jennings.

Corredor de entrada do Atrium Quinta de Pedras, em Belém
Arcos e pedras marcam corredor de entrada do Atrium Quinta de Pedras; espaços são preenchidos com artes locais / CNN Viagem & Gastronomia

Casa do Saulo Quinta de Pedras

Aberto em 2021, o restaurante Casa do Saulo Quinta de Pedras é mais um dos espaços gastronômicos liderados por Saulo Jennings, chef, ativista e empreendedor que difunde a cozinha tapajônica por onde passa.

Peixes de rio e frutos amazônicos ganham aqui receitas saborosas como em suas outras casas: a Tapajós, entre Santarém e Alter do Chão, e Onze Janelas, no Complexo Feliz Lusitânia, na própria capital paraense.

No Quinta de Pedras, pratos como carpaccio de pirarucu, feijoqueca, camarões ao alho e óleo, carbonara com bacon de pirarucu, paella tapajônica e o famoso pato no tucupi satisfazem os hóspedes e o público externo.

Pratos executivos também são servidos ao longo da semana e o diferencial das outras unidades da Casa do Saulo fica por conta do buffet de café da manhã, servido diariamente das 7h às 10h com direito a mesas e cadeiras debaixo de guarda-sóis ao ar livre no agradável átrio do hotel.

Na âmbito da hotelaria de Belém, vale ressaltar que a cidade ainda conta com hotéis maiores, como o Radisson e as unidades Ibis Styles e Mercure, ambos da rede Accor.

Atrium Quinta de Pedras
Rua Doutor Assis, 834 – Cidade Velha, Belém, Pará – Brasil
Tel.: 0800 1515 123 / WhatsApp: (91) 99149-4948
Email: reservasbelem@atriumhoteis.com.br