Onde ficar em Salta e Cafayate: 8 hotéis entre vinhedos e montanhas

Cidades podem ser combinadas em um único roteiro e possuem hospedagens em cenários pitorescos ao longo do caminho; confira opções

Casa principal do Altalaluna, hotel nos arredores de Cafayate
Casa principal do Altalaluna, hotel nos arredores de Cafayate Reprodução/Instagram

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Salta, Argentina

Separadas pela fascinante Rota 68, as cidades de Salta e Cafayate possuem incríveis paisagens áridas, construções coloniais espanholas e vinícolas que produzem vinhos de alta altitude. Entram na conta também refinados hotéis, os quais enquadram perfeitamente as montanhas e os vinhedos.

Seja em Salta ou Cafayate, destinos que podem ser combinados em um único roteiro, diferentes hospedagens acolhem visitantes e oferecem típicas experiências do norte da Argentina.

Confira 8 opções luxuosas para se hospedar na região:

  • House of Jasmines (Salta)

Próxima às principais atrações de Salta mas com ambientação reclusa e tranquila, a House of Jasmines é uma estância de estilo colonial com decoração charmosa e elegante que guarda uma história de 150 anos. Hotel Relais & Châteaux, o local possui 14 suítes, muitas delas em casinhas espalhadas pela propriedade de 100 hectares.

Além do charme salteño, é na cozinha que nos deliciamos: o restaurante La Table de House of Jasmines tem produtos frescos da horta e coloca à mesa pratos locais com carnes argentinas harmonizadas com vinhos locais. De quebra é possível fazer uma aula de empanadas típicas com o chef Diego Fernandez.

Para ajudar no clima de relaxamento, um centro wellness com a spa e piscina externa estão à disposição.

House of Jasmines: Ruta Nacional N 51 km 6, La Merced Chica, Salta, Argentina / WhatsApp : + 54 9 2614 90 2339 / Reservas via site

  • Legado Mítico Salta (Salta)


No coração de Salta, a poucas quadras da praça principal da cidade, o Legado Mítico se destaca como um hotel boutique que ocupa elegantemente uma antiga mansão de uma família salteña.

São 11 quartos no total, todos amplos, com decoração refinada e que presta homenagem à história indígena da região e a figuras importantes da Argentina.

O hotel possui cantinhos charmosos, como um pátio externo cercado por verde e biblioteca. No mesmo ritmo de calmaria, aulas de yoga são oferecidas ao ar livre.

Legado Mitico Salta: Bartolomé Mitre 647, Salta, Argentina / Tel.: +54 387 422 8786 / Reservas via site.

  • El Porvenir, Finca El Retiro (Cafayate)

Casa da El Porvenir tem casarão principal e ainda opção de estúdio e suíte / Reprodução/Site El Porvenir

A Finca El Retiro, da El Porvenir, é uma grande casa de família em meio às vinhas da vinícola. A poucas quadras da praça principal de Cafayate, é possível reservar uma moradia inteira, a Casa Vinha, que se espalha por 125 m² com três quartos, dois banheiros, cozinha, sala de estar e sala de jantar.

É só abrir a porta para pisar em um extenso gramado ao lado de um vinhedo com direito a piscina. Mas se não quiser a casa completa, há ainda a opção de estúdio privado com 75 m² ou a hospedagem em um quarto deluxe dentro da casa principal com 25 m² com vista para as vinhas.

El Porvenir, Finca El Retiro: Belgrano, A4427 Cafayate, Salta, Argentina / Tel.: +54 9 387 218 3071 / Consulte mais informações aqui.

  • Finca El Recreo (Cafayate)

Em uma das saídas da Rota 40 está o hotel da Finca El Recreo, propriedade do século 19 que hoje possui 12 quartos com direito a piscina ao ar livre rodeada por árvores centenárias.

O local é cercado por vinhas, já que também é produtora de vinho. A finca, também conhecida como Finca Quara, foi uma das que marcou a reativação do trabalho vitivinícola nesta parte da Argentina a partir da década de 1990.

Além da hospedagem, o local pitoresco recebe também eventos como celebrações e festas de casamentos.

Finca El Recreo: Ruta 40 Km 4340, A4427 Cafayate, Salta, Argentina / Tel.: +54 9 3868638163 / Reservas via telefone / Consulte mais informações aqui.

  • Piatelli Wine Resort (Cafayate)

Piatelli Wine Resort possui 20 casitas ao redor dos vinhedos da vinícola / Reprodução/Site

A 5 km do centro de Cafayate, a vinícola Piatelli oferece desde 2022 uma hospedagem luxuosa em meio aos seus vinhedos. São 20 “casitas” que misturam design moderno em um ambiente rodeado por vegetação local.

As acomodações variam de 98 a 160 m², as quais possuem lareira na sala e nos terraços. A estadia inclui café da manhã, visita à vinícola e degustação dos rótulos da marca. A gastronomia tem como base a tradição dos sabores do norte do país e se destaca no restaurante Aura, aberto também a não hóspedes.

Há ainda duas piscinas e spa para momentos relaxantes. Entre as experiências é possível fazer yoga, excursões regionais e caminhadas nos vinhedos.

Piatelli Wine Resort: Ruta Prov. Nro 2 Km 2, Cam. a Yacochuya, Cafayate, Salta, Argentina / Tel.: + 54 261 405 8333 / Reservas via site.

  • Grace Cafayate (Cafayate)

Grace Cafayate tem villas e suítes em condomínio residencial com campo de golfe / Reprodução/Site

Com vistas encantadoras para vinhedos e montanhas, o Grace Cafayate fica dentro de uma estância residencial de mais de 500 hectares com campo próprio de golfe e tradição em esportes equestres. Tudo isso ajuda na atmosfera luxuosa e calma das acomodações.

São 12 quartos no prédio principal e outras 20 villas ao redor com dois quartos cada. As villas são como verdadeiras casas, com conforto de lareira, jacuzzi e parrilla. Os hóspedes possuem acesso às facilidades da estância, como campo de golfe, polo, clube e acesso às vinhas.

Também há restaurante com cozinha aberta, bar de vinhos e sala de degustação, assim como piscina e spa com terapias que usam uvas que crescem a apenas alguns metros dali.

Grace Cafayate Hotel: Ruta Nacional 40, Km 4340, Cafayate, Salta, Argentina / Tel.: +54 38 68 427000 / Reservas via site e WhatsApp: +54 11 3086 5724. 

  • Altalaluna – Hotel Boutique & Spa (Tolombón)

A 14 km de Cafayate, na vila rural de Tolombón, o Altalaluna recebe os hóspedes em um casarão colonial espanhol que data de 1892. São 20 acomodações no total, que diferem no tamanho, mas que possuem vistas para os vinhedos e para os jardins.

O hotel oferece cafés da manhã e almoços à sombra das árvores – também para não hóspedes – que se baseia em uma cozinha de ingredientes e técnicas locais. Piscina externa e spa com salas para tratamento e sauna ajudam na hora de relaxar, mas atividades como trekking nos vinhedos e cavalgada também estão disponíveis.

Degustações podem ocorrer com os vinhos da Bodega Tukma, que abastece a adega do restaurante.

Altalaluna – Hotel Boutique & Spa: Ruta 40 km, Tolombón, Salta, Argentina / Tel.: +54 387 582-4501 / Reservas via site.

  • Patios de Cafayate (Cafayate)

Patios de Cafayate é hotel de 32 acomodações em estilo colonial da Bodega El Esteco / Reprodução/Instagram

Em meio aos vinhedos da vinícola El Esteco fica o hotel Patio de Cafayate, que oferece 32 acomodações em uma propriedade original de 1892 de estilo colonial preservado. Cada um dos quartos possui decoração distinta de estilo rústico, e os jardins da propriedade, com piscina ao centro e as montanhas ao fundo, formam um belo cenário.

Almoços e jantares podem ser desfrutados neste ambiente, em que o restaurante recebe também não hóspedes. Cavalgadas nos vinhedos, excursões a atrações próximas, yoga, massagens e, claro, degustações com vinhos da casa são experiências oferecidas durante a estadia na propriedade.

Patios de Cafayate: Bifurcação da Rota Nacional 40 e Rota Nacional 68, Cafayate, Salta, Argentina / Tel.: +54 03868 422229 / Reservas via site