Os melhores beach clubs de St. Barth, sofisticada ilha francesa no Caribe

Pequeno território da França é recheado de restaurantes de praia que aliam o melhor da boa mesa com uma atmosfera festiva; Daniela Filomeno compartilha os endereços imperdíveis da ilha

Daniela Filomeno no Le Rivage, um dos melhores beach clubs da ilha
Daniela Filomeno no Le Rivage, um dos melhores beach clubs da ilha CNN Viagem & Gastronomia

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia St. Barth, Caribe

O sol aparece mais de 300 dias por ano, as águas são de um tom azul-turquesa magnífico e a rede hoteleira tem bandeiras para lá de sofisticadas. Este é um breve resumo do que podemos encontrar em Saint Barthélemy, ou St. Barth, pequena ilha francesa localizada no meio do Caribe.

Mas sua fama não para por aí: completam nossa experiência os beach clubs, que aliam a arte da boa mesa com um muito bem-vindo agito logo na beira da praia.

Muitos levam a assinatura de chefs estrelados, o que faz de St. Barth uma ilha ideal para os amantes da gastronomia – que fica ainda melhor com o clima casual que as praias caribenhas pedem.

Entre nomes já consagrados e outros novos endereços, os beach clubs e restaurantes desta seleção nos convidam a sentar à beira-mar, pedir um drinque e nos deixar levar pelas trilhas sonoras dos DJs.

Ao final do dia, somos ainda presenteados com belos pores do sol que mudam de cor minuto a minuto.

Para um dia perfeito na ilha, minha dica é esticar a canga nas conchas de Shell Beach e terminar com um belo almoço no Shellona, em que o peixe do dia, queijo fetta com massa folhada e massa com lagosta são pratos indispensáveis.

Abaixo, confira uma seleção dos melhores beach clubs e restaurantes de praia de St.Barth para curtir numa próxima temporada:

Sand Bar, no Eden Rock

Já um clássico quando falamos em St. Barth, o Eden Rock é um dos mais luxuosos hotéis da ilha, em que possui apenas 37 quartos e vistas arrebatadoras para o mar turquesa e recife de corais.

Construído em cima de um rochedo em plena Baía de St. Jean, que está localizada a apenas 10 minutos da capital Gustávia, o hotel tem entre seus bares e restaurantes o Sand Bar, coração gastronômico do pedaço.

Sem perder a elegância, o Sand Bar tem clima descontraído e funciona como um restaurante gourmet com terraço ao ar livre. É recorrente encontrar também DJs animando os visitantes e playlists que se encaixam bem ao ambiente de praia.

Os clássicos do restaurante são a pizza de trufas e sushi crocante de salmão, assim como há opções de tartar de atum, peixe do dia e vieiras – há ainda menu kids com filé de peixe local e penne com tomates.

Vale lembrar que a gastronomia do Eden Rock é encabeçada por Jean-Georges Vongerichten, chef estrelado que também assina o restaurante Tangará Jean-Georges, no Palácio Tangará, em São Paulo.

Sand Bar: St. Jean Bay, St Barthélemy, F97133 / Tel.: +590 590 29 79 99 / Horário de funcionamento: todos os dias das 7h30 às 22h (aberto para café da manhã, almoço e jantar).

Nikki Beach


Também em meio às belezas da praia de St. Jean, o Nikki Beach é um restaurante e beach club concorrido por suas festas na areia. Além disso, também surpreende por sua gastronomia caprichada.

Entre as opções estão uma ampla seleção de sushis, lobster roll e delícias francesas, como linguine ao vôngole.

Principalmente depois do almoço, a festa engrena e o espírito festeiro aflora, em que gente descolada dá as caras junto de celebridades. É ótimo espaço para comer bem, curtir o dia à beira-mar e emendar com uma festa com os DJs recorrentes.

Aberta há mais de duas décadas, a casa funciona em temporadas (a atual começou em outubro de 2022 e segue até agosto de 2023).

Nikki Beach: Baie de Saint Jean , 97133 Saint Barthélemy / Tel.: +590 590 27 64 64 / Horário de funcionamento: todos os dias das 10h30 às 19h; restaurante das 12h às 17h.

Le Rivage

Inaugurado em agosto passado, o Le Rivage é uma novidade deliciosa em St. Barth e já na lista de melhores clubes do pedaço. Descrevo o local como descolado, rústico e de ambientação deliciosa na região de Grand Cul de Sac.

Toda a ambientação é encantadora e bem-acabada, em que o restaurante nos serve comida italiana no almoço e no  jantar – espere por antepastos, massas com frutos do mar e pizzas.

Grand Cul de Sac, inclusive, tem dois hotéis incríveis, em que o Le Rivage fica cercado: o Le Sereno e o Rosewood Guanahani (este último ganhou a bandeira do grupo de luxo recentemente). 

Le Rivage: Grand Cul de Sac, 97133 Saint Barthélemy / Tel.: +590 590 27 16 35 / Horário de funcionamento: estrutura de praia a partir de 10h30; almoço das 12h às 15h30; jantar das 18h30 às 22h30. 

Shellona


Um dos melhores espaços de praia da ilha, o Shellona pode ser descrito como um local alto astral que combina restaurante grego, espreguiçadeiras na praia e uma atmosfera musical na pegada de Ibiza e Mykonos.

Da cozinha saem pratos da gastronomia mediterrânea elaborados pelo chef Yiannis Kioroglou.

Exemplos são os croquetes de polvo com aioli negro; a burrata com pesto, abobrinha tomates e trufas; os peixes locais e as carnes que incluem entrecôte de black angus. Minha dica é pegar o peixe do dia, o queijo fetta com massa filo e mel ou ainda a pasta com lagosta.

O Shellona é ideal para tomar um drinque no final da tarde e curtir o pôr do sol de Shell Beach, um dos mais belos que encontramos na ilha.

Vale destacar que as cadeiras de praias são reservadas aos hóspedes do hotel Carl Gustaf até 13h, mas é possível pegar uma das sun beds internas e aproveitar a praia de águas calmas e transparentes.

Shellona: Shell Beach, Gustavia, 97133 Saint-Barthélemy / Tel.: +590 590 29 06 66 / Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 11h às 18h.

NAŌ Beach Club


Recém-inaugurado, o NAŌ foi aberto em dezembro passado e traz todo o glamour e descontração pé na areia que pede a Baie de St. Jean, região que nos impressiona também pelo mar calmo de águas cristalinas.

O local conta com uma pegada sofisticada e ao mesmo tempo descontraída, em que espreguiçadeiras à beira-mar dividem espaço com restaurante e bar.

Da cozinha saem pratos de inspiração mediterrânea, mas podemos também beliscar criações japonesas frescas.

Todos os dias na temporada um DJ nos garante ainda mais agito na areia.

NAŌ: Baie de Saint-Jean, 97133 Saint-Barthélémy / Tel.: +590 590 77 47 48 / Todos os dias das 12h às 19h. 

La Guérite


O La Guérite desembarcou em St. Barth em 2015 e, desde então, é um dos pontos mais conhecidos da ilha.

A casa fica na ponta do Porto de Gustavia, com um cenário preenchido por barcos de pesca e iates.

A cozinha também é comandada sob os olhos e mãos do chef Yiannis Kioroglou, que implementa aqui uma cozinha mediterrânea cheia de grelhados, ervas aromáticas e também uso da brasa.

Já na baía de St. Jean, próximo do Nikki Beach e do Gyp Sea, fica o clube de praia da marca, onde espreguiçadeiras e cabanas ao lado das palmeiras garantem um mood relax junto de comidinhas que mesclam as cozinhas caribenhas e mediterrâneas.

Músicas da moda também tocam por aqui e drinques não podem faltar.

La Guérite: La Pointe, Gustavia, 97133 Saint-Barthélémy / Tel.: +590 590 27-7183 / Horário de funcionamento: todas as noites das 19h às 2h / Beach club na Baía de St. Jean, aberto todos os dias a partir das 10h30 até o pôr do sol. 

Gyp Sea


Na ilha há cerca de dois anos, o Gyp Sea é um beach club de pegada descolada que exala uma ambientação good vibes, e segue o estilo boêmio.

Com uma atmosfera relaxada, o clube de praia fica na ponta da Pelican Beach, onde o bar conta também com DJ e espírito para lá de festivo.

Já a cozinha trabalha com ingredientes locais e sazonais, em que podemos experimentar receitas que passam pela brasa e entradinhas e pratos principais como crab cake, burrata, vitello tonnato e peixe do dia.

Gyp Sea: Plage du Pélican, Baie de St Jean, 97133 Saint-Barthélemy / Tel.: +590 590 77 53 01 / Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 18h.

La Case e La Cabane, no Cheval Blanc

Em uma localização idílica na Baía de Flamands, uma das praias mais bonitas da ilha, o Cheval Blanc saiu diretamente da Europa para levar toda sua sofisticação caprichada e equilibrada para o Caribe.

O hotel de apenas 61 quartos abriga o delicioso restaurante La Case, ideal para almoços e jantares sem pressa de frente para a deslumbrante praia. Rodeado de bambu e madeira, o terraço se abre para a baía, as piscinas e o jardim tropical.

Da cozinha chegam à mesa peixes frescos pescados pela manhã e temperados com ervas do próprio jardim. Na casa, o chef francês Jean Imbert combina técnicas da alta gastronomia com as cores e sabores que só encontramos em St. Barth.

Para os fãs de brunch, uma boa notícia: a refeição é servida aos domingos entre 10h30 e 13h30.

Outro marco do hotel é o La Cabane, um restaurante de praia sofisticado no melhor estilo pé na areia.

O ambiente harmonioso com as palmeiras se mescla com os tecidos e decoração praiana relaxada, em que peixes, produtos frescos e travessas generosas para compartilhar são as estrelas do menu, assim como pratos mais casuais, como saladas e burgers.

O bar de coquetéis tem opções autorais e clássicas e dá conta de nos refrescar com as altas temperaturas.

Cheval Blanc: Baie des Flamands – 97133, Saint-Barthélémy / Tel.: Tel.+590 590 27 61 81 / Horário de funcionamento: La Case aberto todos os dias das 7h às 21h30; La Cabane aberto todos os dias das 12h às 18h. 

Plage e Al Mare, no Le Sereno

O Le Sereno está entre os melhores hotéis da ilha e fica bem à beira da praia Grand Cul de Sac, com o mar azul-turquesa nos convidando para um mergulho e atividades aquáticas.

É nesta área pé na areia que fica também o Plage, restaurante à sombra dos coqueiros que possui o mesmo cardápio do famoso Al Mare, também dentro do hotel.

O lounge de praia conta com beliscadas italianas e carta dedicada a versões criativas do clássico Negroni.

Pescados frescos da ilha, mariscos e crudos, assim como massas caseiras, como o Linguine alle Vongole, estão entre as opções para pedidas.

Comandado pelo chef Davide Mosca, o Al Mare, inclusive, consta na lista atual de melhores beach clubs do mundo pela publicação especializada Condé Nast Traveller.

Le Sereno: Grand Cul de Sac BP 19, Saint-Barthelemy / Tel.: +590 590 29 83 00 / Horário de funcionamento Al Mare: todos os dias das 7h às 23h30.