Piscina provisória da Fontana di Trevi causa indignação na Itália; entenda

Erguida na semana passada, a piscina é decorada com compensado não pintado e fica atrás de uma cerca alta coberta por plástico transparente

Barbie Latza Nadeau and Antonia Mortensenda CNN

Quando a cidade de Roma construiu o que parece ser uma piscina em frente à famosa Fontana di Trevi para os turistas jogarem suas moedas enquanto o monumento está vazio para reformas, a reação foi rápida — e brutal.

Erguida na semana passada, a piscina é decorada com compensado não pintado e fica atrás de uma cerca alta coberta por plástico transparente, sobre a qual os turistas jogam moedas na esperança de acertar a água. As moedas espalhadas ao redor do perímetro evidenciam o quão desafiador isso é.

Segundo um policial que não quis ser identificado, presente no local no sábado para manter a ordem, a piscina foi construída principalmente para proteger os trabalhadores na fonte vazia de serem atingidos por moedas.

Além disso, também funciona para garantir que continue arrecadando 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 9,1 milhões) por ano em moedas, doadas para caridade.

“A bacia, que é provisória e foi colocada durante a manutenção especial da fonte, serve para recolher as moedas jogadas pelos turistas,” contou Claudio Parisi Presicce, superintendente do patrimônio cultural de Roma, à CNN Travel. “É uma tradição muito querida e consolidada”.

De forma menos educada, comentaristas on-line têm disparado suas próprias críticas à nova construção, ridicularizando-a no X como um “lava-pés”, “infantilismo arquitetônico” e uma “pequena piscina infantil onde as crianças urinam na água no verão”.

Outro, postando como Mambo Italiano, descreveu como: “A coisa mais triste que já vi na Itália em muito tempo“.

Taxa de entrada

A lenda — ou pelo menos o mundo do cinema — diz que se você jogar uma moeda por cima do ombro na fonte, garante um retorno a Roma. Duas moedas significam que você se apaixonará por um atraente italiano, e três moedas significam que você se casará com essa pessoa. Outras lendas tendem a prestar homenagem aos deuses da água.

A extensa renovação de 300 mil euros (aproximadamente, R$ 1,8 milhão) que começou no início de outubro deve terminar a tempo das celebrações de 2025, em Roma, para marcar o ano do “jubileu” na Igreja Católica Romana, que deve atrair milhões de visitantes à cidade.

Enquanto isso, uma passarela metálica está sendo erguida sobre a fonte vazia para que os turistas possam ter uma visão próxima da escultura de Oceano, o Deus Titã da Terra, retratado com cavalos galopantes.

A passarela eventualmente será alterada para abrir caminho para a cobrança de uma taxa de dois euros dos turistas para chegarem perto o suficiente para jogar suas moedas, o que, se for concretizado, começaria em abril de 2025.

As autoridades municipais ainda não aprovaram totalmente as medidas, incluindo o isolamento de toda a praça, após reclamações de lojas locais e moradores quando foi anunciado pela primeira vez. As moedas são removidas duas vezes por dia e a piscina é esvaziada e reabastecida todas as manhãs.

Cidade espanhola pede que turistas usem roupas e se comportem

 

Tópicos