Plano para alavancar turismo na Cordilheira do Espinhaço, em MG, é lançado
A maior cadeia de montanhas do país é a única Cordilheira do Brasil

O Governo de Minas Gerais lançou na manhã desta terça-feira (24), em Belo Horizonte, um plano de incentivo ao turismo no estado. Com o apoio da Secretaria de Estado Cultura e Turismo (Secultur) e a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o plano tem foco na Cordilheira do Espinhaço, que é a maior cadeia de montanhas do país e a única cordilheira do Brasil.
O investimento inicial será de R$ 1 milhão de reais, segundo o Governo do Estado, com ações que promovam a região por meio de uma logo marca, uma campanha lançada nas redes sociais e estudos, como o mapeamento de todos os 172 municípios que fazem parte da Cordilheira.
“O mapeamento qjá está sendo feito de forma que possamos fazer uma sinalização que depois vai para o Google de todos os municípios que compõem a cordilheira. E, dentro destes municípios, [mapearemos] os atrativos culturais, naturais, as festas que acontecem, então é um processo que continua”, explicou o secretário de estado de Cultura e Turismo Leônidas José de Oliveira.
São 172 cidades com grande potencial turístico, além da moldura natural criada pelas montanhas, a região conta com diversos cânions, lagos, rios, cachoeiras e trilhas. Os turistas podem fazer passeios a pé ou de bicicleta nos parques que compõem a Cordilheira.
Segundo o Governo do Estado, no ano passado Minas Gerais recebeu mais de 32 milhões de turistas, o que representou um crescimento de quase 12% em relação a 2023. O setor movimentou R$ 8 bilhões e 700 milhões de reais em 2024 e gerou cerca de 50 mil empregos.
O plano de intenções foi assinado exatamente no dia em que se celebram os 20 anos em que a Unesco reconheceu a Cordilheira do Espinhaço como Reserva da Biosfera.

“Hoje a gente está aqui e não é à toa, é a data específica de comemoração em que comemoramos 20 anos da Cordilheira do Espinhaço como Reserva da Biosfera pela Unesco. Essa data foi escolhida por isso para celebrarmos a história de tudo que já foi feito mas também entender que temos um novo marco, uma nova marca inclusive e que a gente pode e deve trabalhar juntos.” Declarou a secretária adjunta de Comunicação do Estado, Bárbara Botega.
A Cordilheira do Espinhaço possui mil quilômetros de extensão, sendo 90% do seu território localizado em Minas Gerais e o restante na Bahia, passando pela Chapada Diamantina. A exuberância da natureza abrange três biomas diferentes Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, fazendo jus ao reconhecimento da Unesco.