Pré-carnaval 2024 em SP já tem blocos de rua; confira agenda

Folia não fica restrita somente ao feriado oficial: nos dias 3 e 4 de fevereiro já ocorrem desfiles de blocos e megablocos em diferentes regiões da cidade

Foliões no desfile do Monobloco no Ibirapuera no Carnaval de Rua de SP de 2023; bloco volta no local em 4 de fevereiro deste ano
Foliões no desfile do Monobloco no Ibirapuera no Carnaval de Rua de SP de 2023; bloco volta no local em 4 de fevereiro deste ano Marcos Credie

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo, SP

O calendário oficial do Carnaval de São Paulo vai do dia 10 a 13 de fevereiro, mas isso não significa que a folia ocorrerá somente neste período. Na capital paulista, já virou tradição o pré-Carnaval ser marcado por festas, eventos e também pelos desfiles de rua.

Segundo calendário da prefeitura, o pré-Carnaval de 2024 ocorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, respectivamente sábado e domingo, com direito a megablocos e bloquinhos pela cidade.

Além dos ensaios de escolas de samba e das festas privadas já darem um gostinho do que virá pela frente, o pré-Carnaval chegará com nomes tradicionais que prometem arrastar multidões em São Paulo.

Segundo a prefeitura, os oito dias de folia, que começarão no primeiro final de semana de fevereiro e terminarão no dia 18 de fevereiro, incluindo pré-Carnaval, Carnaval e pós-Carnaval, deverão ter 579 blocos em todas as regiões e um público estimado de 15 milhões de pessoas.

A seguir, de acordo com lista oficial da prefeitura, confira 11 dos principais blocos que saem no pré-Carnaval nas ruas de São Paulo e se programe:

Megablocos de rua

  • Casa Comigo

Bloco Casa Comigo em São Paulo
Bloco Casa Comigo é um dos mais conhecidos da capital paulista e arrasta multidões em Pinheiros / Divulgação

Nascido em 2013 na Vila Beatriz, na Zona Oeste, o Casa Comigo logo virou um fenômeno nas ruas de São Paulo, arrastando milhares – até milhões – de foliões quando o bloco passou a desfilar em Pinheiros. Ao que tudo indica, este ano não será diferente: o bloco desfilará no dia 3 de fevereiro, sábado, na Rua Henrique Schaumann.

A concentração ocorre às 11h na altura do número 567, com início às 12h e dispersão às 16h. Com tema Funk Love Baile, o bloco homenageará o movimento funk, com participação do Baile da Dz7, diretamente de Paraisópolis, e ainda terá apresentação do cantor Buchecha. Hits dos anos 1990 animarão os foliões, com “Só Love” e “Quero te Encontrar”, assim como uma nova parceria com MC Bin Laden.

Bloco Casa Comigo: dia 3 de fevereiro (sábado), concentração às 11h na Rua Henrique Schaumann, 567, em Pinheiros.

  • Bicho Maluco Beleza de Alceu Valença

Alceu Valença em cima do trio no bloco Bicho Maluco Beleza no Carnaval de rua em 2023
Alceu Valença comanda bloco Bicho Maluco Beleza no Carnaval de rua de SP em 2023 / Marcos Credie

Deixando sua marca no Carnaval de rua São Paulo desde 2015, o ícone Alceu Valença subirá mais uma vez em seu trio paulistano para comandar o bloco Bicho Maluco Beleza. O bloco desfila na região do Parque Ibirapuera no dia 3 de fevereiro, com início marcado para às 14h em trajeto pela Avenida Pedro Álvares Cabral.

Com ritmo e folia pernambucanos diretamente para a capital paulista, o artista deverá cantar seus sucessos, como “La Belle De Jour”, “Anunciação” e “Tropicana”.

Bicho Maluco Beleza de Alceu Valença: dia 3 de fevereiro (sábado), concentração às 13h na altura do Obelisco do Ibirapuera, na Avenida Pedro Álvares Cabral.

  • Bloco da Favorita

Diretamente do Rio de Janeiro, o já tradicional Bloco da Favorita, que arrasta milhares de foliões há mais de uma década pelas ruas da capital fluminense ao som de muito funk, também ganhará mais uma vez as ruas de São Paulo no período de pré-Carnaval.

A empreitada da promoter Carol Sampaio, por trás ainda do Baile da Favorita, sairá em desfile por Santo Amaro, na Zona Sul da capital paulista, no dia 3 de fevereiro, a partir das 12h.

Bloco da Favorita: dia 3 de fevereiro, concentração a partir das 11h na Rua Laguna com a Rua Bragança Paulista, em Santo Amaro.

  • Acadêmicos do Baixo Augusta

Desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta no Carnaval de Rua de SP de 2023
Desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta no Carnaval de Rua de SP de 2023 / Divulgação

Fundado em 2009 por moradores do centro, o Acadêmicos do Baixo Augusta é hoje o maior bloco de carnaval da capital, em que chega a reunir mais de 1 milhão de pessoas. Em 2024 o bloco celebrará 15 anos de história com uma comemoração à altura, com desfile pela Rua da Consolação no dia 4 de fevereiro, domingo, a partir das 15h.

Sob o tema “Resiste Amor em SP”, o bloco terá Criolo, Fafá de Belém, Jaloo, Tulipa Ruiz, Marisa Orth, Simoninha e a Orquestra Sinfônica de Heliópolis no lineup. Alessandra Negrini vestirá um figurino de Rainha Debutante e Thelminha entrará como diva do bloco.

Acadêmicos do Baixo Augusta: dia 4 de fevereiro (domingo), concentração às 14h no cruzamento da Rua da Consolação com a Avenida Paulista.

  • Monobloco

Desfile do Monobloco no Carnaval de Rua de SP de 2023
Desfile do Monobloco no Ibirapuera no Carnaval de Rua de SP de 2023 / Marcos Credie

Como o próprio slogan da banda diz, tudo vira festa com o Monobloco. Com mais de 20 anos de história, o conjunto começou como uma oficina de batucada no Rio e acabou se transformando em bloco na capital fluminense e em São Paulo. Cerca de 400 mil foliões acompanharam o trio na capital paulista no ano passado na região do Parque Ibirapuera.

Neste ano o bloco também deve arrastar uma multidão no dia 4 de fevereiro ao longo da Avenida Pedro Álvares Cabral, com início do desfile a partir das 15h. Sucessos como “É Hoje”, “Taj Mahal” e “Explode Coração” junto da bateria do Monobloco, com uma centena de ritmistas, deverão animar os foliões com seus ritmos carnavalescos.

Monobloco: dia 4 de fevereiro (domingo), concentração às 14h na altura do Obelisco do Ibirapuera, na Avenida Pedro Álvares Cabral.

  • Megabloco do Fervo

Tido como o maior bloco da Zona Norte de São Paulo, o Bloco do Fervo é formado por integrantes do Fervo Samba Show, composto por integrantes de diversas agremiações paulistanas.

A região entre Santana e Tucuruvi é palco para o desfile do bloco, que sairá no dia 4 de fevereiro às 14h em trajeto pela Avenida Luis Dumont Villares.

Megabloco do Fervo: dia 4 de fevereiro (domingo), concentração a partir das 13h na Avenida, 1501, em Santana/Tucuruvi.

Blocos de rua

  • Ritaleena

Este será o primeiro ano em que o Ritaleena desfilará em São Paulo após o falecimento da cantora Rita Lee, que inspirou a criação do bloco há nove anos. O tema do cortejo de 2024 é “Pra Pintar seu nome no Céu”. Segundo os organizadores, apesar da partida da artista, é possível encontrá-la em todos os lugares da cidade.

Com saída marcada para às 13h do dia 3 de fevereiro entre a Praça Márcia Aliberti Mammana e a Avenida Sumaré, 1529, os tambores do bloco prometem tocar muito rock em volume máximo. Para tanto, os organizadores sugerem que os foliões vão de vermelho e de peruca.

Bloco Ritaleena: dia 3 de fevereiro (sábado), concentração a partir das 12h na Avenida Paulo VI, entre Praça Márcia Aliberti Mammana e a Avenida Sumaré, 1529.

  • Passaram a mão na Pompéia

O bloco criado por moradores do bairro da Zona Oeste da capital paulista arrasta moradores e foliões pelas ruas da região ao som de tradicionais e clássicas marchinhas de Carnaval.

Neste ano, o bloco também fará uma homenagem à cantora Rita Lee.

Passaram a mão na Pompéia: dia 3 de fevereiro (sábado), concentração a partir das 13h na Rua Ministro Ferreira Alves, 203, na Pompéia.

  • Bangalafumenga

Original do Rio, o Bangalafumenga veio para São Paulo há uma década e se tornou um dos tradicionais blocos de rua da capital paulista.

Formado por uma banda que promove fusões entre funk, samba e outros ritmos brasileiros, o Banga, como é carinhosamente chamado, partirá neste ano no dia 3 de fevereiro a partir das 14h por um trajeto pela Faria Lima, em Pinheiros.

Bangalafumenga: dia 3 de fevereiro (sábado), concentração a partir das 13h na Avenida Faria Lima, 4150, em Pinheiros.

  • Desculpa Qualquer Coisa

O Desculpa Qualquer Coisa desfila na cidade desde 2016 promovendo foco em pluralidade e diversão para o público LGBTQIA+, especialmente voltado às mulheres da comunidade. O bloco é embalado por músicas brasileiras de diversos ritmos e para diversas faixas etárias.

Em 2024 o bloco desfilará no centro no dia 3 de fevereiro com saída às 13h na Rua Augusta, 1300.

Desculpa Qualquer Coisa: dia 3 de fevereiro (sábado), concentração a partir das 12h na entre a Rua Augusta, 1300, e a Rua Matias Aires, no centro.

  • Saia de Chita

O Saia de Chita desfila em São Paulo desde 2007 e abre sorrisos dos foliões com seu cortejo de composição autoral e pela pluralidade. O traje que dá nome ao bloco é recomendado para que a alegria fique ainda mais contagiante.

Neste ano o bloco sairá no dia 4 de fevereiro e terá concentração a partir das 8h na Rua Gurupá, na região da Pompéia, com saída às 9h e dispersão às 14h.

Vale dizer que a versão kids do bloco, para ser curtido junto das crianças, ocorre um dia antes: o Sainha de Chita tem início às 11h do sábado (3) na Praça Rio dos Campos.

Saia de Chita: dia 4 de fevereiro (domingo), concentração a partir das 8h na Rua Gurupá, 03, na Pompéia.