Dez casas de lámen no Japão por Simone Xirata, Jojo Ramen
Dez dicas exclusivas de lugares imperdíveis para provar diferentes ramens
Muito popular no Japão, e conhecido por aqui, o ramen ou lámen surgiu no século 19 em Yokohama e Kobe, em uma receita trazida pelos chineses – uma massa cozida em caldo de galinha. Mais tarde, em Asakusa, bairro tradicional de Tokyo, o prato surgiu em nova versão com caldo à base de shoyu, carne de porco, naruto (massa de peixe), espinafre e alga nori, sendo assim criado o estilo ramen de Tóquio
A empresária Simone Xirata, sócia-executiva do Jojo Ramen, em SP, em parceria com a Quickly Travel, responsável pela venda no Brasil dos ingressos dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, montou para o V&G dez dicas exclusivas de lugares imperdíveis para provar diferentes ramens. Confira!
Sucesso entre os japoneses, conta com diversas variações no preparo e receitas com diferentes ingredientes, sendo que o segredo de seu sabor é o caldo. A massa deve ser artesanal, feita de trigo, água com kansui (um mistura de carbonato de sódio e carbonato de potássio), sal, e a receita pode ou não conter ovo.
A espessura dependerá do tipo de caldo e da preferência ou escolha dos milhares de restaurantes onde se pode provar versões espetaculares desse delicioso prato. Quem está de olho em assistir ao maior espetáculo olímpico do mundo no ano que vem ou planeja sua próxima viagem para o império do sol anote aí:
Makoto Shokudo, Kitakata
Os habitantes de Kitakata, uma pequena cidade de 37 mil habitantes na província de Fukushima, praticam o ato de comer ramen logo de manhã e as casas especializadas costumam abrir às 7 horas. Kitakata, junto com Sapporo e Hakata, formam a tríade das capitais do ramen no Japão. Em termos proporcionais, tem a maior quantidade de casas de ramen por habitante. São 120 ramen-ya oficialmente cadastrados, o que dá – aproximadamente – uma casa da ramen para cada 300 habitantes. Se aplicada a mesma proporção para São Paulo, por exemplo, deveríamos ter 42 mil casas de ramen na cidade! Mas no Makoto Shokudo, o charme é o acolhimento, parecendo uma casa de família com fotos de seus moradores nas paredes. Bons saquês e a companhia de ramens impecáveis valem a visita.
7116 Otazukimichishita, Kitakata, Fukushima – Japão
Ban Nai Shokudo, Kitakata
Uma das mais tradicionais casas de ramen do Japão, data dos anos 50 e serve um caldo levíssimo à base de shoyu. A região é famosa pela sua água cristalina vindo do Monte Iide, que proporciona um caldo diferenciado e muito saboroso, sendo também uma famosa região pela produção de saquê. Faz tanto sucesso que hoje já são 57 filiais de Kitakata Ramen Ban Nai em todo o Japão. Ao adentrar o recinto a sensação é uma viagem no tempo, cheia de autenticidade e história.
7230 Hosoda, Kitakata, Fukushima – Japão
Ippudo, Hakata (Fukuoka)
Cadeia de restaurantes ramen japonesa com filiais em todo o mundo, Ippudo é conhecida por seu tonkotsu ramen (caldo à base de porco) e foi descrita como “a mais famosa loja de tonkotsu ramen do país”. Foi aqui que provei meu primeiro ramen em minha primeira viagem ao Japão. As características do prato dão conta de um caldo mais sólido e consistente à base de porco e a massa é mais fina. Vale a pena se jogar no denso distrito central de Hakata, visitar o porto e avistar as colinas cobertas de bambus. Ele é conhecido pelos shoppings modernos e as lojas de artesanato tradicional do centro comercial Kawabata. Restaurantes agitados de macarrão oriental servem o ramen de porco típico de Hakata, e as multidões enchem os bares casuais perto da Estação Hakata depois do expediente. O Teatro Hakataza apresenta peças de kabuki, enquanto o Templo Shofukuji, do século 12, conta com um jardim paisagístico e é o mais antigo local zen-budista do Japão.
Fukuoka, Hakata Ward, Hakataekichuogai, 1−1, JR Hakata City, 10F – Japão
Ikkousha, Hakata (Fukuoka)
Ainda em Hakata, não deixe de ir nesta casa para provar seu potente ramen, considerado o estilo tonkotsu (em que o caldo é cozido com os ossos de porco) mais famoso e popular nos Estados Unidos também.
3 Chome-23-12 Hakata Ekimae, Hakata Ward, Fukuoka – Japão
Menya Itto, Tóquio
Fica afastado do centro de Tokyo e serve o ramen em estilo diferente: o caldo é a base de frango e vem separado do macarrão, servido à parte, uma categoria chamada Tsukemen, em que o macarrão e caldo próprio são servidos em tigelas separadas, bem como os toppings. O macarrão é lavado em água gelada, logo após o cozimento, e servido em uma tigela separada do caldo. Aproveite para se jogar depois na espetacular capital japonesa, visite seus templos, absorva sua cultura e modernidade, tecnologia, contemporaneidade, história e riqueza cultural exalando por todos os poros e cantos da cidade.
1 Chome-4-17 Higashishinkoiwa, Katsushika City, Tokyo – Japão
Tomita, Tóquio
Igualmente famoso pelo seu Tsukemen, em que caldo e massa são servidos à parte, é comandado pelo chef celebridade Osamu Tomita, considerado o melhor do Japão nesta modalidade de ramen. Imperdível!
Tokyo, Chuo City, Kyobashi, 2 Chome−2−1 – Japão
Ramen Sora, Hokkaido (Sapporo)
O destaque aqui é o misso ramen, sendo o seu diferencial o uso de milho com manteiga como ingrediente, já que a região é famosa pela produção de um milho saboroso e pela ótima qualidade do leite e seus derivados. Quinta maior cidade do Japão e capital da província de Hokkaido, Sapporo é um centro urbano dinâmico que oferece tudo que você deseja de uma cidade japonesa: próspera cena gastronômica, cafés elegantes, vida noturna iluminada por neon e muitas lojas. É o centro de onde se acessam as montanhas e fontes termais da região e no verão é famoso pelo seu festival da cerveja. No inverno, sua população dobra de tamanho durante o festival de inverno.
Hokkaido, Sapporo, Chuo Ward, Minami 3 Jonishi, 5 Chome – Japão
Ebisoba Ichigen, Hokkaido (Sapporo)
Aqui o ramen mistura o caldo de porco com o caldo extraído do camarão, permitindo uma explosão de sabores, com a mistura de diferentes proteínas, juntando-se ali diferentes umamis. A casa alcançou status de culto entre os aficionados por ramen do Japão. O segredo de seu sucesso é o caldo inovador, em uma receita antiga e popular.
9 Chome-1024-10 Minami 7 Jonishi, Chuo Ward, Sapporo, Hokkaido – Japão
Josui Ramen, Nagoia
Apresentando-se como “loja especializada Ramen”, situado ao longo da antiga via, Dekimachi Dori no Tokugawa Cho de Nagoya, cerca de um quilômetro e meio a nordeste do centro da cidade, e não muito longe do Museu de Arte de Tokugawa, Josui ramen de shio (tempero à base de sal) é realmente delicioso! O interior é do tipo Zen, desprovido de qualquer decoração, exceto por alguns anúncios em tamanho A4 mostrando onde fica o estacionamento e um pequeno rack de CD. Por trás do balcão, cerca de cinco ou seis funcionários ficam ocupados fervendo o macarrão, preparando o estoque para os clientes que continuam servindo durante a semana para almoçar entre 11h30 e 14h30 e, novamente, à noite, das 18h à meia-noite. Apenas 14 assentos no balcão e seis bancos laterais estão disponíveis. Assim, o banco longo que percorre toda a extensão da parede está sempre cheio de clientes em espera.
201 Tokugawacho, Higashi Ward, Nagoya, Aichi – Japão
Soranoiro, Tóquio
Um dos raros locais onde se pode comer o ramen vegetariano, fica na estação central de Tokyo. Sora No Iro é um restaurante superfamoso, que aparece no Guia Michelin por 3 anos seguidos. A primeira casa abriu em Kojimachi, mas agora eles estão implementando outras na estação de Tóquio, Kyobashi, Asakusabashi e Nagoya. O conceito é um restaurante de ambiente clean e convidativo, onde as pessoas se sentem confortáveis vindo sozinhas. O soba vegetariano especial é particularmente popular entre as mulheres. Ele vem com um ovo e muitos vegetais. Quando você pensa em ramen, não espera receber um prato tão colorido! A tigela exibe uma variedade de vegetais diferentes como cobertura. O macarrão tem cor laranja brilhante, porque é feito com páprica.
Tokyo, Chiyoda City, Marunouchi, 1 Chome−9−1 – Japão